Dr. John (1941-2019)

drjohn

Eu vi um pai de santo marchar: Dr. John ao vivo no antológico Tim Festival 2005 (ao lado dos broders João Paulo Cuenca, Fabio Bianchini e Renato L) foi desses shows cujo impacto artístico transcende o lado lúdico e bate na essência de si, o groove batendo no peito como uma régua moral, o ritmo américo-afro-latino convergindo blues, jazz, soul e gospel para o mesmo núcleo de energia vital, a beleza encapsulada na música. O mestre se foi, mas a música o mantém vivo.

Vida Fodona #345: Direto de Florianópolis

I’m outta here…

Earth Wind & Fire – “September”
Cyndi Lauper – “Girls Just Wanna Have Fun”
Flight Facilities + Giselle – “Crave You”
George Michael – “Faith (Aeroplane Remix)”
Metronomy – “The Bay (Clock Opera Remix)”
Joelho de Porco – “Debaixo das Palmeiras”
Ariel Pink’s Haunted Grafitti – “Pink Slime”
Lucas Santtana – “Vamos Andar Pela Cidade”
Blur – “End of a Century”
Dr. John – “Revolution”
Letuce – “Chess Trip”
Poolside – “Kiss You Forever”
Bob Marley – “Could You Be Loved?”
Lovelock – “Maybe Tonight”
Pink Floyd – “Let There Be More Light”

Come with me.

Vida Fodona #274: Continuar diário pelo menos até o fim dessa semana

Até amanhã sigo diário. Já segunda… who knows.

Bárbara Eugênia – “Por Aí”
Diagonais – “Novos Planos Para o Verão”
Dr. John – “I Walk on Guilded Splinters”
Spoon – “Well Alright”
Garotas Suecas – “Você Não é Tudo Isso Meu Bem”
Doors – “Moonlight Drive”
Strokes – “Games”
Primal Scream – “Inner Flight”
Happy Mondays – “Donovan”
Marco Van Bastard – “Slow Life Stand”
Mutantes – “Jogo de Calçada”
Rolling Stones – “Sway”
Fall – “C.R.E.E.P.”
Knocks – “Ain’t Too Proud to Beg”
Dorgas – “Loxhanxha”
Marcelo Camelo – “Ô-ô”
Holy Ghost – “Do It Again”
Domenico Lancelotti – “Cine Privê”

Siga-me.

#22

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Disco 22) Free U.S.A. – Artificial
Kassin vem pouco a pouco mudando a paisagem do cenário pop brasileiro, contrabandeando idéias do underground para o mainstream, do indie paulista para o pop carioca, da MPB radiofônica para a IDM eletrônica – e vice-versa. O ponto central de sua carreira não parece ser o convencimento alheio de que suas idéias são relevantes, mas a lenta mutação de (todas, se possível) referências laterais, de forma que quando ele levantar a cabeça para olhar ao redor tudo já estará mudado – e, mais importante, por dentro. Uma empreitada que o coloca ao lado de nomes como Nelson Motta, DJ Marlboro, Lulu Santos, R.H. Jackson, Moraes Moreira, Frank Jorge, Fagner e Liminha – outros paisagistas do pop Brasil. Seu projeto pessoal, o Artificial, começou como um passatempo geek ao lado de seu compadre de estúdio Berna Ceppas, crackeando Gameboys para transformá-los em instrumentos musicais, mas tornou-se o melhor disco em que se envolveu desde O Bloco do Eu Sozinho, do Los Hermanos, além do único em que sua paisagem musical mostra-se por inteiro. Free U.S.A. é habitado pelas contradições artísticas de sua carreira (pop e hermético, noturno e tranqüilo, robótico sem ser frio, nerd com suíngue, indignado e cool), todas evidenciadas no fato do CD ser, ao mesmo tempo, vanguardista e clichê – e bom, como quase todo disco que ele faz.

Música 22) “Balança” – Turbo Trio
Mais do que uma das inúmeras peripécias de fim de ano do Instituto, “Balança” é decorrência natural do trabalho de BNegão – que mexe desde suas incursões a um som mais porrada de seus tempos do Planet Hemp (em que tocava rock e flertava com o hardcore), à crueza óbvia do Funk Fuckers (visitando o batidão carioca pela tosqueira, dez anos antes de “grime” ser elogio) e o lado mais seco e politizado com os Seletores de Freqüência. Não que um refrão repetitivo que imponha o requebro tenha algo de político (além das pol;iticas do groove, que é um cavalo de outra cor), mas acrescenta mais um fragmento à cada vez mais unificada persona musical do MC. As cores pintadas por Tejo e Basa (escuras, frias, robóticas e mais dance que funky) ajudam a dar uma tensão específica ao baile dos mortos-vivos incitado pelo mantra agressivo da música – e jogam um holofote macabro sobre o vocal de Bernardo, como relâmpagos de filmes de terror B recriados no século 21 (alguém viu Van Helsing?). Mesmo sem ter sido oficialmente lançada ainda, a faixa captura, uma “Dança do Patinho” do mal, com perfeição a vibração de 2005: tenso, oco, sério e divertido.

Show 22) Dr. John no Tim Festival, no Rio de Janeiro
Para algumas pessoas, era apenas um tiozinho num paletó laranja e chapéu de mosqueteiro puxando funk jazz blues pra turistas em um lobby de hotel quatro estrelas num país qualquer do fim do mundo. Mas sob o aparente conformismo fusion estava a voz do atual prefeito musical de Nova Orleans (no enésimo mandato, está no cargo desde os anos 80) cantando o pesar e o luto de uma cidade que sabe que irá renascer pela música. Se na casca era um show do antigo Free Jazz, por dentro era o sentimento de perda e devastação pós-Katrina que foi a espinha dorsal da noite e recriações de standards (“When the Saints Go Marchin’ In”, “Jambalaya” e “Goodnight Irene”), que ganharam contornos fúnebres e dramáticos à sombra do furacão – a caveirinha em cima do piano, é bom lembrar, serve pra não nos esquecermos do mesmo fim que a todos espera. O resto da noite trouxe músicas do EP Sippiana Hericane (de faixas como “Clean Water” e “Storm Surge”), entre elas “Sweet Home New Orleans”, com que o mestre de sala deixou o recinto: “We’re gonna be back/ Twice as strong”.