(Foto: Ilana Bar/Divulgação)
O nome da banda Quartabê foi inspirado no humor de fundo de sala de aula de seus integrantes, mas serviu como molde para seus trabalhos, cada um deles uma aula que fazem em relação a um compositor. E como fizeram no primeiro Lição #1, em homenagem ao pernambucano Moacir Santos, quando, depois do lançamento do disco, fizeram um EP a partir do que ficou de fora da primeira obra, agora repetem a recuperação de Lição #2, lançando um EP a partir do que fizeram ao costurar a obra de Dorival Caymmi. O EP Repescagem, que lançam nesta quinta-feira e que mostram em primeira mão no Trabalho Sujo, muda um pouco a estrutura do disco inicial, como explica Maria Beraldo. “No Lição #2 a gente fez uma escolha de estrutura que, em vez fazer arranjos de cada música, a gente resolveu fazer uma grande composição, uma suíte de 40 minutos, uma peça só – tudo ali é Dorival mas também é uma composição nossa, de alguma maneira”, conta a musicista. “E nesse processo a gente teve várias ideias de arranjos que ficaram de lado porque não cabiam no Lição #2 na ideia que a gente queria – e agora essas ideias voltam no Repescagem, à moda Quartabê, com uma visão distante das versões originais e ressignificando essas músicas que pra gente são das coisas mais valiosas e preciosas que a gente tem na música.” Além disso, Beraldo, Chicão, Joana Queiroz e Mariá Portugal recebem duas participações preciosas, ídolos do grupo: “A Mart’nália faz nosso reggae descompassado, nosso balanço diferente”, continua Maria, “e a Ná Ozzetti vem na nossa versão de ‘Maricotinha’, que mistura com a nossa conexão com o Zé Celso. É um disco muito ritualístico pra gente, costurado com a canção ‘Quem Vem Pra Beira do Mar’, que aparece em três sessões.” O grupo lança o disco no próximo dia 28, no Sesc Vila Mariana.
Num ano em que vi shows brasileiro às centenas, a apresentação ao vivo que mais me impressionou foi o show de lançamento que o Quartabê fez para seu disco Lição #2: Dorival no Auditório Ibirapuera. O grupo causa um certo estranhamento inicial por seu jazz heterodoxo de formação inusitada e pelo clima de piada interna que mistura desde o nome da banda (que brinca com o tipo de humor entre seus quatro integrantes) até a própria escolha deste formato de discos, em que mergulham na obra de um professor para fazer este inusitado fichamento musical. Por sua formação acadêmica, o grupo disseca seus autores favoritos num nível de ciência que vai além do improviso, do ritmo, do timbre, da orelhada, do feeling – sem nunca abandonar nada disso. Mas algo foi para um lado sobrenatural neste primeiro show. Claro que a sincronicidade interna ajudou – fui ao show com zero expectativa, principalmente após ser atordoado pela intensidade do lançamento da mixtape Comunista Rico de Diomedes Chinaski no CCSP -, mas a sinergia de Beraldo, Chicão, Joana e Mariá no palco – tanto musical quanto cênica – aliada à luz miraculosa de Olívia Munhoz fez a reinvenção de Dorival Caymmi alcançar uma estratosférica estética que poucos shows brasileiros conseguiram chegar perto. Que momento mágico!
“Uma oração, uma reza” – assim BNegão resume sua homenagem a Dorival Caymmi, projeto que acalanta desde os anos 80 e só começou a tomar coragem de executar este ano, quando estreou o espetáculo no Sesc Pompeia em abril deste ano. O espetáculo Bernardo Santos canta as Canções Praieiras (e Outras Estórias do Mar), que ele realiza ao lado do violonista xará Bernardo Bosisio (que já tocou com Bebel Gilberto, Arthur Verocai, Ed Motta, Zeca Pagodinho e Virgínia Rodrigues) volta aos palcos paulistanos neste sábado, quando ele apresenta a celebração no Sesc Santo Amaro (mais informações aqui). Conversei com o Bernardo sobre este novo espetáculo e ele descolou um clipe exclusivo do primeiro show para o Trabalho Sujo.
Como foi sua aproximação com Dorival Caymmi? Fale sobre sua história com o compositor.
https://soundcloud.com/trabalhosujo/bnegao-2018-como-foi-sua-aproximacao-com-dorival-caymmi-fale-sobre-sua-historia-com-o-compositor
Como você transformou esta adoração num show? Fale sobre o processo de criação disso.
https://soundcloud.com/trabalhosujo/bnegao-2018-como-voce-transformou-esta-adoracao-num-show-fale-sobre-o-processo-de-criacao-disso
Como você criou os arranjos em cima dessa ideia?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/bnegao-2018-como-voce-criou-os-arranjos-em-cima-dessa-ideia
Fale sobre a sua relação específica com a Bahia.
https://soundcloud.com/trabalhosujo/bnegao-2018-fale-sobre-a-sua-relacao-especifica-com-a-bahia
Conte sobre Bernardo Bosisio. Como o conheceu?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/bnegao-2018-conte-sobre-bernardo-bosisio-como-o-conheceu
Como foi sua preparação vocal para este show?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/bnegao-2018-como-foi-sua-preparacao-vocal-para-este-show
O show foi pensado para fazer as pessoas descobrirem Caymmi?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/bnegao-2018-o-show-foi-pensado-para-fazer-as-pessoas-descobrirem-caymmi
Como vê a evolução cena musical brasileira nestes anos?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/bnegao-2018-como-ve-a-evolucao
Como você tem visto a situação do país neste 2018?
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Dani enfileira mais MP3s em sua nova mixtape, que ela mesmo recomenda: “escutem de madrugada, de preferência =)”
Don’t Touch My Mixtape #2: Songs to Warm Up your Heart (MP3)
Eli ‘Paperboy’ Reed – “I’ll Roll with You”
Martina Topley-Bird – “Baby Blue”
Andrew Bird – “The Idiot’s Genius”
Guillaume Cantillon – “Des Ballons Rouges”
Dr. Dog – “From”
Ben Kweller – “Things I Like To Do”
Silver Jews – “There Is A Place”
Tindersticks – “Buried Bones”
Hope Sandoval – “Suzanne”
Stela Campos – “Worried Shoes (Daniel Johnston)”
The Walkmen – “Canadian Girl”
The Microphones – “I Lost My Wind”
Dorival Caymmi – “O Bem Do Mar”
Vamos lá: tem synthpop curitibano, instrumental da Paraíba, Lovefoxxx cantando raggamuffin’, cover de Elliot Smith e MGMT, Clubes da Esquina do século 21, a novas do Pet Shop Boys e do Black Lips, psicodelia noise, pop chileno, jazz-funk francês, remix do Empire of the Sun, Beastie Boys instrumental e a demo do João Gilberto espalhada por todo o programa.
Little Boots – “Time to Pretend”
João Gilberto – “Chão de Estrelas”
Black Lips – “Drugs”
Seychelles – “No Caminho de Shangri-Lá”
Momo – “Buscador”
João Gilberto – “João Valentão”
Pet Shop Boys – “Love, Etc.”
Empire of the Sun – “Walking On A Dream (Danger’s Racing Club Mix)”
Bo$$ in Drama – “Favorite Song”
João Gilberto – “O Bem do Amor”
Lou Barlow & The Minders – “Needle in the Hay”
Phantom Band – “Throwing Bones”
Burro Morto – “Menarca”
João Gilberto – “O Pato”
Beastie Boys – “Hey Ladies (Instrumental)”
Serge Gainsbourg – “Melody”
Javiera Mena – “Esquemas Juveniles”
João Gilberto – “Doralice”
N.A.S.A (com Sizzla, Amanda Black e Lovefoxxx) – “A Volta”