Se só a ideia de um documentário sobre Jeff Buckley dirigido com a sensibilidade de Amy Berg e o aval de pessoas próximas a ele já é capaz de marejar os olhos, prepara o lenço porque esse trailer vai te fazer chorar…
Ficou marcado para o dia 8 de agosto a estreia, nos Estados Unidos, do documentário It’s Never Over, Jeff Buckley, que a diretora norte-americana Amy Berg estreou no circuito de festivais no começo do ano causando comoção durante as sessões. Sua autora especializou-se em documentários sobre temas sensíveis (como Deliver Us from Evil, de 2006, sobre abusos sexuais na igreja católica; Janis: Little Girl Blue, de 2015, sobre a curta vida de Janis Joplin, narrado pela Cat Power; e Phoenix Rising, de 2022, sobre os abusos que Evan Rachel Wood sofreu nas mãos de Marilyn Manson) e ao arriscar-se a contar a história de um dos nomes mais delicados da canção norte-americana do fim do século passado. Jeff, filho do trovador folk Tim Buckley que morreu quando ele tinha apenas 8 anos, também teve uma breve carreira ao morrer afogado poucos anos após ter gravado seu único disco, Grace (1994), obra-prima que a cada novo ano cresce ainda mais em importância e beleza. Berg ganhou a confiança da mãe de Jeff, Mary Guibert, que abriu todo seu acervo do filho para a cineasta, além de ter conversado com suas ex-companheiras Rebecca Moore e Joan Wasser, em entrevistas emocionadas. Ainda sem trailer, a produtora Magnolia Pictures revelou o pôster do filme, para começar a divulgação do filme, que ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.
Mais um documentário sobre Neil Young à vista, mais uma vez dirigido por sua esposa, a atriz Darryl Hannah, que começou a dirigir filmes registrando os passos do marido. Coastal é o quarto longa em que Hannah flagra um momento específico da carreira do mestre canadense, desta vez acompanhando-o na volta aos palcos no período pós-pandêmico e além de trechos de shows, em que Neil toca músicas que não visitava há décadas, ainda traz entrevistas com as impressões do bardo sobre a vida no século 21. O filme estreia em cinemas de todo o mundo no dia 17 de abril, mas não há previsão se vai passar por aqui. Quem sabe num certo festival de documentários…
Se você é fã de Led Zeppelin, um apelo e uma ressalva meio spoiler, mas vamos lá: VÁ VER BECOMING LED ZEPPELIN SE POSSÍVEL NO IMAX. O documentário oficial sobre a banda é um delírio se visto em uma tela imensa e com o som bem alto, porque boa parte do filme é composto por cenas da banda tocando ao vivo (muitas delas já conhecidas dos fãs). O importante spoiler – e digo isso porque já sabia antes do filme começar, o que me deixou bem menos angustiado do que poderia ficar – é que o filme conta como o grupo surgiu e vai até… o segundo disco. Nada de “Stairway to Heaven”, nada do tempo que a banda era o maior espetáculo da terra, dos discos soberbos, dos excessos e dos limites de estar no alto do panteão do rock clássico em plenos anos 70. Saber disso salva o filme porque, quando ele ultrapassa sua primeira hora de duração a banda começa a decolar e a segunda hora é dedicada ao ano em que eles deixam de ser um delírio de um guitarrista megalomaníaco que não queria que sua banda lançasse singles e se tornam uma das maiores bandas do mundo, em 1969, quando lançaram seus dois primeiros discos e entraram numa turnê interminável pelos EUA e se transformaram num fenômeno. Se você não sabe disso, corre o risco de achar que eles vão reduzir a principal década de atuação da banda a meros quinze minutos, o que felizmente não acontece. Dito isso, o filme é uma aula sobre a banda contada por seus protagonistas e esmera-se ao mostrar – em entrevistas e imagens de arquivo – a formação de cada um dos integrantes e como desde a primeira vez que tocaram juntos, Robert Plant, Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham descobriram que eram uma banda única e que precisavam mostrar isso pro mundo. É um delírio vê-los elogiando sua própria dinâmica ao mesmo tempo em que assistimos a trechos inteiros de suas músicas ao vivo. Por ser chapa branca, derrapa em alguns pontos (não cita, por exemplo, que o nome da banda veio de uma piada incrédula de Keith Moon e esquece de citar John Paul Jones na fase psicodélica dos Stones), mas traz uma banda delirando ao descobrir-se foda ao vivo, junto ao público e apesar da crítica. E como uma das entrevistas é uma gravação em áudio inédita do baterista, morto em 1980, é muito bonito ver Plant, Page e Jones ouvindo a voz do velho amigo falando sobre si mesmo e sobre sua banda. Mas fico aqui pensando se esse documentário não seria o primeiro volume de uma trilogia… Imagina…
Assista a um trecho que é mostrado no filme abaixo, a participação da banda num programa de TV na Dinamarca:
Becoming Led Zeppelin, documentário oficial sobre a história de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, estreou no início deste mês lá fora e chega por aqui ainda em fevereiro, a partir do dia 27 de fevereiro. E mais: o documentário dirigido por Bernard MacMahon terá sessões em Imax! Ô glória!
Parece que Questlove conseguiu mais uma vez: lançou o trailer final de seu documentário sobre Sly Stone – o mitológico líder de um dos grupos mais importantes dos anos 60, Sly & The Family Stone – pouco antes da primeira exibição pública do filme, que aconteceu na semana passada no festival Sundance, arrancando excelentes elogios. Sly Lives! (aka The Burden of Black Genius) é o segundo documentário dirigido pelo baterista dos Roots, depois do deslumbrante Summer of Soul, que lhe garantiu seu primeiro Oscar. O novo filme, que estreia nos EUA No canal de streaming Hulu no próximo dia 13 e não tem previsão de lançamento no Brasil, conta com depoimentos de integrantes de sua banda e de discípulos do homem, como Andre 3000, D’Angelo, Chaka Khan, Q-Tip, Nile Rogers e George Clinton, que se aprofundam no legado e no mistério ao redor deste monstro sagrado e, como seu subtítulo em inglês detalha, o fardo de ser um gênio negro nos EUA.
Mais um motivo para esperar por 2025: depois da primeira exibição oficial, que acontece agora em janeiro no festival de Sundance, nos EUA, o novo documentário de Questlove, sobre ninguém menos que Sly Stone, estreia no dia 25 de fevereiro pelo serviço de streaming Hulu. Sly Lives! (aka the Burden of Black Genius) conta com entrevistas com nomes célebres da música daquele país, entre contemporâneos e influenciados por ele, como André 3000, D’Angelo, Chaka Khan, Q-Tip, Nile Rogers, George Clinton e Clive Davis, além de depoimentos de ex-integrantes da Sly and the Family Stone, como Sylvette Phunne Robinson, Novena Carmel e Sylvester Stewart Jr. O ano que vem promete!
O documentário Becoming Led Zeppelin está sendo prometido há uns três anos mas acaba de oficializar sua data de lançamento nos EUA, em fevereiro do ano que vem. Aparentemente é um documentário tradicional, sem cenas inéditas além das entrevistas com os integrantes originais do grupo e uma entrevista inédita em áudio com o saudoso John Bonham. Mas é importante ter a história de uma das grandes bandas dos anos 70 contada direitinho – ainda mais se der pra gente assistir em Imax (imagina o som!), como o trailer está prometendo. E é assinado pelo mesmo Bernard MacMahon que fez a série American Epic. Assista abaixo:
Há 60 anos, os Beatles chegaram aos Estados Unidos e a febre adolescente que até então só tomava conta da Inglaterra espalhou-se imediatamente pelo resto do planeta. E embora afeito a efemérides para seguir sua dominação cultural, o grupo só fez um anúncio até então, avisando que iria finalmente relançar a versão estadunidense de sua discografia em uma caixa de LPs que não estavam disponíveis para o público desde o século passado. Mas mesmo que agradasse a uma fatia fiel de seu público (os completistas) pouco acrescentava para os fãs em geral, que não comprarão novas versões em vinil de músicas que provavelmente já estão em sua coleção e neste mesmo formato (embora dispostos na versão considerada oficial da discografia da banda, lançada na Inglaterra). Até que no início deste mês a banda anunciou quase discretamente uma nova versão para o disco A Hard Day’s Night, o primeiro que o grupo lançou no ano de 1964 e que funcionava como trilha sonora para seu primeiro filme, batizado com o mesmo título. A nova versão também não trazia nenhuma novidade: era apenas uma edição em vinil branco de 180 gramas lançada para o National Album Day, evento inglês equivalente ao Record Store Day dos EUA, que seria lançada apenas no Reino Unido no próximo dia 19 e não traria nenhuma novidade em relação à versão que já conhecemos do álbum, o primeiro que traz apenas composições da dupla John Lennon e Paul McCartney. E o jornal inglês The Sun descobriu que o canal de streaming da Apple (não da gravadora dos Beatles) está preparando um documentário sobre a chegada do grupo aos EUA chamado apenas de 1964, que trata do impacto do grupo no mundo pop depois que dominou o público dos Estados Unidos, trazendo cenas nunca vistas – embora a Apple oficialmente não tenha se pronunciado sobre o filme. E custava pedir que eles relançassem o A Hard Day’s Night no cinema?
O baterista, produtor e agora diretor de documentário Questlove aproveitou o dia internacional do Earth Wind & Fire (“do you remember?”) para anunciar que seu próximo projeto é um filme sobre uma das bandas mais importantes dos anos 70. “Em 2025, a história definitiva dos elementos”, anunciou o líder dos Roots em sua conta no Instagram neste dia 21, “A história sobre como uma banda liderada por um gênio de Chicago mudou nossa forma de pensar, nossas mentes e nossos corações. Tendo sido batizado no rio da alegria afrocêntrica desta unidade poderosa, aprendi sobre eles, aprendi sobre nós e, mais importante, aprendi e me redescobri no processo. Estou muito animado para dirigir um documentário que preserva sua história positiva, mas MUITO vulnerável e real, sobre soul, sobre si mesmo e sobre luta. Esta é a história de alegria, persistência, amor, dor, magia e autodescoberta. Este é o Earth Wind & Fire”. É o segundo filme de Questlove, que estreou lançando o monumental Summer of Soul (…Or, When the Revolution Could Not Be Televised), sobre o festival de música negra que aconteceu no Harlem, em Nova York, simultaneamente ao festival de Woodstock, reunindo Stevie Wonder, Nina Simone, 5th Dimension, as Staple Singers, Gladys Knight & the Pips, Mavis Staples, Sly and the Family Stone, entre outros, cujas imagens não tinham sido vistas até seu filme ser lançado, mais de meio século depois, em 2021. E não custa lembrar que Questlove também já havia prometido outro documentário que já deveria existir faz tempo, sobre Sly & The Family Stone. Mas pelo visto o do Earth Wind & Fire vem antes. Assita abaixo: