A volta de Neil Young aos palcos

Mais um documentário sobre Neil Young à vista, mais uma vez dirigido por sua esposa, a atriz Darryl Hannah, que começou a dirigir filmes registrando os passos do marido. Coastal é o quarto longa em que Hannah flagra um momento específico da carreira do mestre canadense, desta vez acompanhando-o na volta aos palcos no período pós-pandêmico e além de trechos de shows, em que Neil toca músicas que não visitava há décadas, ainda traz entrevistas com as impressões do bardo sobre a vida no século 21. O filme estreia em cinemas de todo o mundo no dia 17 de abril, mas não há previsão se vai passar por aqui. Quem sabe num certo festival de documentários…

Assista ao trailer abaixo:  

Virando o Led Zeppelin

Se você é fã de Led Zeppelin, um apelo e uma ressalva meio spoiler, mas vamos lá: VÁ VER BECOMING LED ZEPPELIN SE POSSÍVEL NO IMAX. O documentário oficial sobre a banda é um delírio se visto em uma tela imensa e com o som bem alto, porque boa parte do filme é composto por cenas da banda tocando ao vivo (muitas delas já conhecidas dos fãs). O importante spoiler – e digo isso porque já sabia antes do filme começar, o que me deixou bem menos angustiado do que poderia ficar – é que o filme conta como o grupo surgiu e vai até… o segundo disco. Nada de “Stairway to Heaven”, nada do tempo que a banda era o maior espetáculo da terra, dos discos soberbos, dos excessos e dos limites de estar no alto do panteão do rock clássico em plenos anos 70. Saber disso salva o filme porque, quando ele ultrapassa sua primeira hora de duração a banda começa a decolar e a segunda hora é dedicada ao ano em que eles deixam de ser um delírio de um guitarrista megalomaníaco que não queria que sua banda lançasse singles e se tornam uma das maiores bandas do mundo, em 1969, quando lançaram seus dois primeiros discos e entraram numa turnê interminável pelos EUA e se transformaram num fenômeno. Se você não sabe disso, corre o risco de achar que eles vão reduzir a principal década de atuação da banda a meros quinze minutos, o que felizmente não acontece. Dito isso, o filme é uma aula sobre a banda contada por seus protagonistas e esmera-se ao mostrar – em entrevistas e imagens de arquivo – a formação de cada um dos integrantes e como desde a primeira vez que tocaram juntos, Robert Plant, Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham descobriram que eram uma banda única e que precisavam mostrar isso pro mundo. É um delírio vê-los elogiando sua própria dinâmica ao mesmo tempo em que assistimos a trechos inteiros de suas músicas ao vivo. Por ser chapa branca, derrapa em alguns pontos (não cita, por exemplo, que o nome da banda veio de uma piada incrédula de Keith Moon e esquece de citar John Paul Jones na fase psicodélica dos Stones), mas traz uma banda delirando ao descobrir-se foda ao vivo, junto ao público e apesar da crítica. E como uma das entrevistas é uma gravação em áudio inédita do baterista, morto em 1980, é muito bonito ver Plant, Page e Jones ouvindo a voz do velho amigo falando sobre si mesmo e sobre sua banda. Mas fico aqui pensando se esse documentário não seria o primeiro volume de uma trilogia… Imagina…

Assista a um trecho que é mostrado no filme abaixo, a participação da banda num programa de TV na Dinamarca:  

E você viu que o documentário sobre o Led Zeppelin vai estrear nos cinemas no Brasil?

Becoming Led Zeppelin, documentário oficial sobre a história de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, estreou no início deste mês lá fora e chega por aqui ainda em fevereiro, a partir do dia 27 de fevereiro. E mais: o documentário dirigido por Bernard MacMahon terá sessões em Imax! Ô glória!

Veja o trailer com legendas em português abaixo:  

Mais Sly!

Parece que Questlove conseguiu mais uma vez: lançou o trailer final de seu documentário sobre Sly Stone – o mitológico líder de um dos grupos mais importantes dos anos 60, Sly & The Family Stone – pouco antes da primeira exibição pública do filme, que aconteceu na semana passada no festival Sundance, arrancando excelentes elogios. Sly Lives! (aka The Burden of Black Genius) é o segundo documentário dirigido pelo baterista dos Roots, depois do deslumbrante Summer of Soul, que lhe garantiu seu primeiro Oscar. O novo filme, que estreia nos EUA No canal de streaming Hulu no próximo dia 13 e não tem previsão de lançamento no Brasil, conta com depoimentos de integrantes de sua banda e de discípulos do homem, como Andre 3000, D’Angelo, Chaka Khan, Q-Tip, Nile Rogers e George Clinton, que se aprofundam no legado e no mistério ao redor deste monstro sagrado e, como seu subtítulo em inglês detalha, o fardo de ser um gênio negro nos EUA.

Assista ao trailer abaixo:  

Lá vem o Sly!

Mais um motivo para esperar por 2025: depois da primeira exibição oficial, que acontece agora em janeiro no festival de Sundance, nos EUA, o novo documentário de Questlove, sobre ninguém menos que Sly Stone, estreia no dia 25 de fevereiro pelo serviço de streaming Hulu. Sly Lives! (aka the Burden of Black Genius) conta com entrevistas com nomes célebres da música daquele país, entre contemporâneos e influenciados por ele, como André 3000, D’Angelo, Chaka Khan, Q-Tip, Nile Rogers, George Clinton e Clive Davis, além de depoimentos de ex-integrantes da Sly and the Family Stone, como Sylvette Phunne Robinson, Novena Carmel e Sylvester Stewart Jr. O ano que vem promete!

Veja o trailer abaixo:  

Um documentário sobre o Led Zeppelin

O documentário Becoming Led Zeppelin está sendo prometido há uns três anos mas acaba de oficializar sua data de lançamento nos EUA, em fevereiro do ano que vem. Aparentemente é um documentário tradicional, sem cenas inéditas além das entrevistas com os integrantes originais do grupo e uma entrevista inédita em áudio com o saudoso John Bonham. Mas é importante ter a história de uma das grandes bandas dos anos 70 contada direitinho – ainda mais se der pra gente assistir em Imax (imagina o som!), como o trailer está prometendo. E é assinado pelo mesmo Bernard MacMahon que fez a série American Epic. Assista abaixo:  

60 anos de Beatlemania não poderiam passar incólumes

Há 60 anos, os Beatles chegaram aos Estados Unidos e a febre adolescente que até então só tomava conta da Inglaterra espalhou-se imediatamente pelo resto do planeta. E embora afeito a efemérides para seguir sua dominação cultural, o grupo só fez um anúncio até então, avisando que iria finalmente relançar a versão estadunidense de sua discografia em uma caixa de LPs que não estavam disponíveis para o público desde o século passado. Mas mesmo que agradasse a uma fatia fiel de seu público (os completistas) pouco acrescentava para os fãs em geral, que não comprarão novas versões em vinil de músicas que provavelmente já estão em sua coleção e neste mesmo formato (embora dispostos na versão considerada oficial da discografia da banda, lançada na Inglaterra). Até que no início deste mês a banda anunciou quase discretamente uma nova versão para o disco A Hard Day’s Night, o primeiro que o grupo lançou no ano de 1964 e que funcionava como trilha sonora para seu primeiro filme, batizado com o mesmo título. A nova versão também não trazia nenhuma novidade: era apenas uma edição em vinil branco de 180 gramas lançada para o National Album Day, evento inglês equivalente ao Record Store Day dos EUA, que seria lançada apenas no Reino Unido no próximo dia 19 e não traria nenhuma novidade em relação à versão que já conhecemos do álbum, o primeiro que traz apenas composições da dupla John Lennon e Paul McCartney. E o jornal inglês The Sun descobriu que o canal de streaming da Apple (não da gravadora dos Beatles) está preparando um documentário sobre a chegada do grupo aos EUA chamado apenas de 1964, que trata do impacto do grupo no mundo pop depois que dominou o público dos Estados Unidos, trazendo cenas nunca vistas – embora a Apple oficialmente não tenha se pronunciado sobre o filme. E custava pedir que eles relançassem o A Hard Day’s Night no cinema?

Um documentário sobre o Earth Wind & Fire

O baterista, produtor e agora diretor de documentário Questlove aproveitou o dia internacional do Earth Wind & Fire (“do you remember?”) para anunciar que seu próximo projeto é um filme sobre uma das bandas mais importantes dos anos 70. “Em 2025, a história definitiva dos elementos”, anunciou o líder dos Roots em sua conta no Instagram neste dia 21, “A história sobre como uma banda liderada por um gênio de Chicago mudou nossa forma de pensar, nossas mentes e nossos corações. Tendo sido batizado no rio da alegria afrocêntrica desta unidade poderosa, aprendi sobre eles, aprendi sobre nós e, mais importante, aprendi e me redescobri no processo. Estou muito animado para dirigir um documentário que preserva sua história positiva, mas MUITO vulnerável e real, sobre soul, sobre si mesmo e sobre luta. Esta é a história de alegria, persistência, amor, dor, magia e autodescoberta. Este é o Earth Wind & Fire”. É o segundo filme de Questlove, que estreou lançando o monumental Summer of Soul (…Or, When the Revolution Could Not Be Televised), sobre o festival de música negra que aconteceu no Harlem, em Nova York, simultaneamente ao festival de Woodstock, reunindo Stevie Wonder, Nina Simone, 5th Dimension, as Staple Singers, Gladys Knight & the Pips, Mavis Staples, Sly and the Family Stone, entre outros, cujas imagens não tinham sido vistas até seu filme ser lançado, mais de meio século depois, em 2021. E não custa lembrar que Questlove também já havia prometido outro documentário que já deveria existir faz tempo, sobre Sly & The Family Stone. Mas pelo visto o do Earth Wind & Fire vem antes. Assita abaixo:  

Um documentário sobre o Omniverso de Sun Ra e as raízes do afrofuturismo

“Temos tudo a postos”, escreve o diretor Drew DeNicola sobre seu novo projeto, o filme Sun Ra: Door of the Cosmos, descrito como um documentário sobre o Omniverso de Sun Ra e as raízes do afrofuturismo, ao lançar uma página de financiamento coletivo para finalizar sua produção. “Com o inestimável apoio e colaboração dos produtores de arquivo Irwin Chusid e Michael D. Anderson, do Sun Ra Estate, apresentaremos músicas, poesias e trechos nunca antes ouvidos de entrevistas de Sun Ra ao longo de décadas. Ao construir relacionamentos com cineastas e fotógrafos, já garantimos e licenciamos acordos muito favoráveis ​​através de acordos de participação nos lucros para apresentar a incrível variedade de material de arquivo ao longo das décadas. Temos uma lista de entrevistas essenciais para reunir pessoas cuja referência remonta aos anos 50 e 60. Temos uma equipe pequena e ágil, pronta para sair e se encontrar com essas pessoas para criar uma história oral completa e cheia de nuances para o filme. Isso, é claro, envolve custos de viagens, aluguéis e suporte à produção.” Diretor do excelente Big Star: Nothing Can Hurt Me, lançado em 2013, DeNicola prepara um filme sobre o monstro sagrado do jazz cósmico com a benção de Marshall Allen, o centenário baluarte e atual maestro da Sun Ra Arkestra, força criativa musical que carrega os ensinamentos seculares do visionário músico norte-americano. O filme tem menos de dez dias para conseguir atingir sua meta a partir de sua página no Kickstarter e terá sua trilha sonora, repleta de material inédito, lançada pela clássica gravadora californiana de hip hop Stones Throw. Assista ao trailer do documentário e saiba mais sobre o financiamento coletivo neste link.

Um documentário sobre Brian Eno gerado por inteligência artificial

Ainda passando nos festivais e sem data de estreia comercial, eis o trailer do documentário generativo Eno, dirigido por Gary Hustwit. O cineasta norte-americano é autor de uma trilogia de documentários sobre design que começou por investigar tipografia (Helvetica, 2007), seguiu pelo design industrial (Objectified, de 2009) e terminou com o desenho das cidades (Urbanized, 2011) e resolveu contar a história do não-músico mais importante da história da música do século 20 ao desenhar um programa que ajudasse-o a editá-lo continuamente, gerando inúmeras versões aleatórias geradas por inteligência artificial a cada nova exibição. Uma leitura futurista e ímpar, bem como é característico a esse personagem, que começou mixando a banda glam Roxy Music ao vivo (tocando sintetizador e a própria mesa de som no palco, como um integrante do grupo) para abraçar a carreira de produtor e provocador criativo, inventando a música ambient enquanto ajudava diferentes ícones da música pop a se reinventar – de David Bowie aos Talking Heads, passando pelo U2, Devo, Coldplay, Peter Gabriel, Laurie Anderson, Grace Jones, Damon Albarn, entre muitos outros. O documentário de Hustwit mistura cenas dessa história a diferentes trechos de entrevistas com seu objeto de estudo, fazendo com que Brian Eno seja a única voz e, portanto, o narrador do filme. O salto criativo do filme, no entanto, veio quando o diretor associou-se ao programador e artista digital Brendan Dawes, que criou o software Brain One (Cérebro Um – e também anagrama óbvio do nome do protagonista) para recortar diferentes partes da entrevistas ilustradas com cenas de arquivo do próprio Brian editadas em tempo real. Há marcos pré-estabelecidos no filme e segundo seu diretor 75% dele é visto por todos os espectadores. Os 25% restantes é que são publicados aleatoriamente e em ordens que, como no filme, não seguem cronologia, cogitando diferentes surpresas a cada vez que você assiste ao filme. Embora ainda não tenha previsão de estreia nos cinemas para além dos festivais, o teaser criado para Eno dá uma boa ideia do que poderemos ver…

Assista abaixo: