Digital

O mundo da programação de computadores ainda é dominado por homens, mas a minha entrevistada desta edição do Bom Saber está empenhada em mudar este cenário. À frente da Programaria, Iana Chan enfrentou preconceitos e as visões estreitas deste meio para mostrar que as mulheres – e outros gêneros – podem e devem estar neste meio, e aproveito nosso papo para contar não apenas como ela saiu do jornalismo para o mundo dos códigos digitais como teve que se virar para trazer seus encontros para o mundo digital depois da pandemia, além de antecipar o evento anual que promove através de sua escola, agora totalmente online.

Assista aqui. Continue

Conheço o Guilherme Felitti por ter coberto tecnologia por muito tempo e acompanhei sua evolução rumo ao jornalismo de dados, aquele que utiliza cruzamentos de informações para tirar pautas que não são evidentes a partir da visão externa. Aos poucos caminhando para a análise de dados e o entendimento disso para além das redações, assisti à fundação de sua Novelo, empresa em que disseca números para traduzi-los em tendências, e em mais uma edição do meu programa dedicado ao jornalismo, o convidei para falar da importância da área em que ele hoje atua para o entendimento das notícias atualmente.

Assista aqui. Continue

Pedro Daltro começou um blog para reunir informações sobre o governo Bolsonaro quando Cristiano Botafogo, que passou a seguir o site, sugeriu transformá-lo num podcast. Misturando ódio e humor, os dois transformaram o Medo e Delírio em Brasília, num dos melhores registros jornalísticos do que acontece nesta época bisonha que nos meteram desde 2018. Conversei com os dois em mais uma edição do Fechamento, programa que inventei no meu canal para falar sobre jornalismo.

Assista aqui. Continue

Depois de anos trabalhando em jornais e sites, Thiago Ney abraçou seu próprio veículo criando uma das melhores newsletters do Brasil hoje. Por isso, em mais uma edição do meu programa sobre jornalismo aqui no meu canal, puxo a Margem como gancho para falarmos sobre sua trajetória jornalísticas e as dores e delícias deste velho formato digital que tem ganhado uma nova vida nos últimos anos.

Assista aqui. Continue

Na edição desta semana do meu programa semanal de entrevistas, conversa com a cientista da computação Nina da Hora, que mesmo sem sair da Baixada Fluminense, vem dando passos consideráveis para tornar sua área mais popular, agregando novos entusiastas à medida em que expande seus projetos, como a série Computação Sem Caô, seu canal no YouTube e seu podcast Ogunhê, dedicado a contar histórias de cientistas do continente africano. Aproveito para saber como ela conseguiu se estabelecer numa área tão branca e masculina e também sobre o instituto que ela quer fundar em Duque de Caxias.

Assista aqui. Continue

No meu programa semanal de entrevistas Bom Saber, chamei meu querido chapa Samir Salim Jr., que atualmente edita a newsletter sobre tecnologia Interfaces, para conversar sobre o estado deste mercado nesta virada do século e sobre como seu veículo começou a se estabelecer ao mesmo tempo em que criava uma forma crítica de abordar seu principal tema. Mas como o papo com o Samir sempre abre mil janelas, falamos também sobre política, jornalismo, quarentena, preconceitos brasileiros e as tecnologias do futuro.

Assista aqui. Continue

O escritor paulistano Ricardo Terto acaba de lançar seu terceiro livro, Quem é essa gente toda aqui? Internet e acessibilidade no Brasil da pandemia (Todavia), em que coloca a nova realidade digital como filtro central para entender o país em 2021. O ensaio é o ponto de partida para discutir o Brasil neste momento tão intenso, falar sobre nossa relação com as redes sociais, o meme como nova encarnação da gambiarra, a internet como solução simples e como manter o otimismo nestes dias.

Assista aqui. Continue

A atriz e apresentadora Luisa Micheletti começou a acompanhar meu canal no YouTube e me procurou para fazer alguns comentários sobre os programas que vínhamos fazendo aqui e aos poucos o papo evoluiu para a forma como nos representamos através das tecnologias digitais e como isso acaba regulando a nossa própria vida fora da internet. Um papo sobre cultura online e como nosso comportamento vem sendo pautado por esta vida digital.

Veja aqui. Continue

Para começar 2021, chamei Chico Barney, um dos grandes profetas do Twitter brasileiro, para tentar prever o que pode acontecer no decorrer deste ano que está começando – e encontrei um arauto do apocalipse, pessimista a longo prazo com o que está acontecendo com o país, tanto do ponto de vista político quanto social e de comunicação. Ao menos ele espera que a próxima edição do Big Brother Brasil consiga tirar parte do país desse abismo de bad vibe.

Assista aqui: Continue

Na primeira edição do ano do Artejornalismo, programa dedicado a falar sobre profissionais que cobrem música já na época da internet, converso com Diego Pessoa, pernambucano que nem mesmo se considera jornalista, mesmo que seu trabalho esteja entre as principais referências online deste século, seja antecipando lançamentos ou fazendo registros não-oficiais no site Hominis Canidae. Também falamos sobre seu interesse original por música e como ele começou no jornalismo, ainda no tempo dos fanzines, sua atuação na revista Mi, a mudança de Recife para Teresina e os planos futuros do site, que agora também é um selo.

Assista aqui: Continue