Um dos trios mais importantes da música contemporânea não é mais um trio: um dos fundadores do De La Soul, David “Trugoy the Dove” Jolicoeur, que também cantava nos Gorillaz, nos deixou neste domingo.
1° de março de 1973 – O Pink Floyd lança The Dark Side of the Moon
2 de março de 1996 – Morrem os Mamonas Assassinas
3 de março de 1989 –Madonna lança o polêmico clipe de “Like a Prayer”
4 de março de 1989- TimeWarner torna-se a maior empresa de mídia do mundo
5 de março de 1969 –É lançada a revista Creem
6 de março de 2013 –Morre Chorão
7 de março de 1983 –New Order lança “Blue Monday”
8 de março de 1965 –Bob Dylan lança “Subterranean Homesick Blues”
9 de março de 1997 –Notorious B.I.G. é assassinado
10 de março de 1977 –Os Sex Pistols anunciam “God Save the Queen” em frente ao palácio de Buckingham
11 de março de 1970 –Crosby Stills Nash & Young lançam Déjà-Vu
12 de março de 1967 –Velvet Underground lança seu primeiro disco
13 de março de 1961 –Os Temptations fazem teste para entrar na Motown
14 de março de 1989 –De La Soul lança o clássico 3-Feet High and Rising
15 de março de 1998 –Morre Tim Maia
16 de março de 1968 –“(Sittin’ On) The Dock of the Bay” é o primeiro hit póstumo
17 de março de 1958 –É lançada a primeira coletânea chamada “Greatest Hits”
18 de março de 2017 –Morre Chuck Berry
19 de março de 1870 –Carlos Gomes estreia a ópera O Guarani na Itália
20 de março de 1936 –Nasce Lee “Scratch” Perry
21 de março de 1956 –O filme Rock Around the Clock estreia nos cinemas
22 de março de 2018 –Morre Miranda
23 de março de 2003 –“Lose Yourself” é o primeiro rap a ganhar o Oscar de melhor canção
24 de março de 1958 –Elvis se alista no exército
25 de março de 1958 –John e Yoko realizam o primeiro bed-in
26 de março de 1991 –Bob Dylan começa a oficializar seus discos pirata
27 de março de 1960 –Nasce Renato Russo
28 de março de 1981 –O primeiro rap a chegar no topo das paradas é do Blondie
29 de março de 1980 –Brian Johnson entra no lugar de Bon Scott no AC/DC
30 de março de 1967 –A capa de Sgt. Pepper’s é fotografada
31 de março de 1967 –Hendrix incendeia sua guitarra pela primeira vez
Os três lendários grupos de rap Wu-Tang Clan, Public Enemy e De La Soul comemoram o aniversário de suas obras-primas – respectivamente, 25 anos de Enter The Wu-Tang (36 Chambers), 30 anos de It Takes a Nation of Millions to Hold Us Back e 30 anos de 3 Feet High and Rising – em uma série de shows no Reino Unido em maio chamada Gods of Rap: dia 10 em Londres, dia 11 em Manchester e dia 12 em Glasgow (mais informações aqui). E algo me diz que isso é um laboratório para um anúncio maior nos Estados Unidos… E talvez no resto do mundo?
Dá pra imaginar esse show no Brasil? Ou melhor, essa turnê no Brasil?
O encontro do De La Soul com o Snoop Dogg serveria como único motivo para justificar a existência da banda de desenho animado de Damon Albarn e Jamie Hewlett, que deve lançar disco no ano que vem. Felizmente, a banda é muito mais do que isso – falei sobre a colaboração lá no meu blog no UOL.
Um Damon Albarn mascarado, o grupo De La Soul e as meninas do Pussy Riot encerraram as atividades de Dismaland, a Disneylândia temporária de protesto que Banksy montou no sul da Inglaterra. Saca só:
E a dominação da cultura pop pela Marvel começa a atingir novos patamares com o anúncio de uma nova linha chamada Hip-Hop Variants, em que personagens de seu universo são recriados em capas de discos clássicos de rap. O lançamento oficial acontece em outubro – e essas capas eu vi no Uproxx, que tem outras por lá.
Um dos grupos mais importantes na história do rap, o De La Soul também carrega o triste título de ter sido o primeiro artista a ser processado por ter usado um sample de uma faixa alheia em uma de suas músicas. E o fato de toda sua discografia ser construída em cima de samples torna difícil para que eles consigam negociar seus trabalhos anteriores sem ter que pagar uma grana pra liberar os direitos autorais destes samples (por isso liberaram toda sua discografia pra download gratuito no ano passado). Por isso, eles contrataram músicos para fazer jam sessions com vários instrumentos diferentes, reuniram o equivalente a 200 horas de música e agora estão pedindo dinheiro via Kicstarter pra materializar o disco em CD e vinil até o segundo semestre deste ano.
O novo disco deve contar com participações especiais de nomes como Damon Albarn, David Byrne, Little Dragon, entre outros que serão anunciados à medida em que a campanha de arrecadação de fundos for rolando. Entre os prêmios que o trio quer entregar para os patrocinadores do disco há desde um passe para dez shows da banda “em qualquer lugar / em qualquer ocasião” até a placa de certificação de disco de platina do clássico disco 3 Feet High & Risign, além de passeios de compras com cada um dos integrantes (comprar tênis com Posdnous, brinquedos com Dave ou discos com Maseo), pendrives com as caras de cada um dos membros da banda, um boombox da coleção Dave ou uma MPC da coleção de Pos, ambos autografados, entre outras regalias. A banda explica melhor (em inglês) no vídeo abaixo e no site do Kickstarter dá pra ver todas as opções de como ajudar a bancar o novo disco do trio.
Quem vem?
Golden Boys – “Fumacê”
Bixiga 70 – “100% 13”
Orquestra Nômade – “Sonho de Tokyo”
Céu – “Visgo da Jaca”
Criolo – “Fermento pra Massa”
De La Soul + Common Sense – “The Bizness”
Strokes – “Machu Picchu”
Meghan Trainor – “All About That Bass”
Tame Impala – “Prototype”
Solange – “Losing You”
Chico Science & Nação Zumbi – “Baião Ambiental”
Marcelo Jeneci – “Sorriso Madeira”
O Terno – “Bote Ao Contrário”
Supercordas – “Sobre o Amor e Pedras”
Courtney Barnett – “Avant Gardener”
Metronomy – “I’m Aquarius”
Thurston Moore – “Forevermore”
Eis “The People”, single em que o trio De La Soul convida ninguém menos que Chuck D para os vocais – e o encontro é mais formal e eficaz do que propriamente explosivo. Sinal da tensão do tema da faixa que, lançada à luz dos acontecimentos em Ferguson, torna-a ainda mais contudente.
Dá pra baixar de graça no site oficial do trio.
Não foi um festival e sim o show de Damon Albarn no Royal Albert Hall, em Londres, na Inglatera, neste sábado. Divulgando seu primeiro disco solo Everyday Robots, o líder do Blur deu uma geral na própria carreira tocando músicas de diferentes fases de sua carreira (The Good, The Bad & The Queen, Gorillaz, Mali Music e Blur). Para visitar as músicas de sua clássica banda, ele chamou o velho comparsa Graham Coxon para tocar “End of the Century”, o lado B “The Man Who Left Himself” e “Tender” no primeiro bis:
No segundo ele chamou dois convidados para cantar músicas dos Gorillaz. Primeiro o De La Soul para tocar “Feel Good Inc.”:
E o rapper Kano para cantar “Clint Eastwood”:
E encerrou o show chamando Brian Eno para ajudá-lo em uma música de seu disco mais recente, “Heavy Seas of Love”:
Alguém se dispõe a trazer esse show pro Brasil? Olha o setlist aí embaixo: