A dor e a delícia de ser Steve Jobs

steve_jobs_

Um executivo desumano? Um nerd bem sucedido? Um popstar do mundo dos negócios? Um gênio sem coração? As diversas facetas da personalidade do fundador da Apple parecem se confrontar no próximo filme de Danny Boyle. O novo trailer de Steve Jobs, com Michael Fassbender no papel do guru hi-tech, ainda mostra-se indeciso ao retratar seu biografado.

Trainspotting vai ter continuação

Quem confirma é o próprio Danny Boyle, que crava inclusive o mesmo elenco. Escrevi sobre isso no meu blog no UOL.

O “maestro” Steve Jobs

Steve-Jobs

O primeiro trailer completo da cinebiografia que Danny Boyle e Aaron Sorkin estão fazendo sobre Steve Jobs reforça aquela idéia que eu já havia comentado de que o fato de Jobs ter conseguido tornar sua empresa bem sucedida com inovações cheias de marketing pessoal alivia a barra para a forma como ele lidava com as pessoas. Arrogante, grosso, teimoso e vingativo, Jobs não tinha problemas em passar por cima dos outros e ainda tinha o dom de transformar isso em estilo. No novo trailer esse ar é reforçado com um ar dúbio, mostrando que Jobs se via como um maestro de uma orquestra que, no fundo, era apenas uma empresa fria e burocrata como qualquer outra. O magnetismo popstar de Jobs poderia ir para o palco, para a frente de uma banda ou para cargos públicos, mas ele preferiu investir nas próprias finanças e criou uma persona que justificasse todas as merdas que quisesse fazer, como estacionar em vaga para deficientes físicos, só pra ficar nas mais brandas. O trailer não desafia o protagonista, mas leva a crer que o filme pode sim ter jogar uma luz pessimista sobre a genialidade inconteste de um CEO que, por isso, não era visto como sendo do mal.

E se você for ver o histórico dos principais envolvidos, há sim a possibilidade do filme ser uma crítica ao estilo Steve Jobs.

Michael Fassbender será Steve Jobs

jobs-

Mais novidades da adaptação da biografia que Walter Isaacson fez de Steve Jobs para o cinema. Depois de David Fincher e Christian Bale largarem a direção e o papel principal do filme, quem assumiu estas funções foram o diretor Danny Boyle e o ator Michael Fassbender, que já estaria vivendo o papel do criador da Apple segundo o Daily Mail, que descolou essa foto:

fassbender-jobs

O filme será roteirizado por Aaron Sorkin (do Newsroom) e ainda terá Seth Rogen e Kate Winslet no elenco.

Trainspotting, 20 anos depois

trainspotting

E a notícia de cinema do fim de semana no festival South by Southwest deste ano é o papo que o Danny Boyle está pensando seriamente em retomar a obra que lhe colocou definitivamente no mapa do cinema mundial. Boyle, o roteirista John Hodge e o ator Ewan McGregor já haviam marcado história no cinema inglês com o pesado Cova Rasa e continuariam trabalhando juntos em Por Uma Vida Menos Ordinária, mas foi com o filme de 1996 que o trio não apenas mostrou para o resto do mundo o que estava acontecendo na Inglaterra depois da acid house e em paralelo ao britpop (ajudando, inclusive, a popularizar a música eletrônica da geração Prodigy, Underworld e Chemical Brothers no planeta) como foi responsável por um dos melhores registros do que eram os anos 90 (ao lado de Seinfeld e Pulp Fiction). Boyle contou ao blog The Playlist que pretende voltar à trupe de desordeiros que o consagrou:

“Isso já vinha rolando há um tempo. Sempre houve este plano a longo prazo para um Trainspotting 2, se John produzir um roteiro suficientemente decente, não vejo nenhuma barreira para reunir Ewan ou todo o resto do elenco. (…) O motivo para fazer isso de novo é que as pessoas louvam o original (…) Então você tem de ter certeza de que não irá desapontar as pessoas. Este será o único critério”

O filme, contudo, deverá começar a ser produzido no ano que vem ou talvez em 2015. O diretor confirma que a sequência será inspirada em Pornô, que o autor do Trainspotting original (um livro), Irvine Welsh, escreveu 10 anos depois. Resenhei este livro para a Folha de São Paulo na época em que ele foi lançado no Brasil.

Os clássicos de nosso tempo

Esse Midnight Marauder recria pôsteres de filmes como se eles fossem relançamentos da Criterion. Tem muito mais remixes de cartazes aí embaixo e outros tantos lá no site original.

 

O cinema do século 21, por Kees van Dijkhuizen jr.

O estudante de cinema holandês Kees van Dijkhuizen jr. faz curtas para celebrar a obra dos principais cineastas do século em que vivemos, veja abaixo:

 

O novo do Danny Boyle

Cova Rasa, Trainspotting, Por Uma Vida Menos Ordinária, A Praia, Extermínio, Caiu do Céu, Sunshine e Quem Quer Ser um Milionário? – cada filme de Danny Boyle é uma experiência diferente, um gênero inesperado e uma paranóia particular. Seu novo filme, 127 Horas, traz James Franco fazendo o papel de Aron Ralston, que ficou preso ao escalar montanhas nos EUA e teve de fazer um sacrifício para sair. O Bruno conta mais do filme do que eu, vê lá.

Leitura Aleatória 247


three15bowery

1) VINTE ANOS de Midsummer Madness
2) Warner Bros. cortará 800 empregos nas próximas semanas
3) Por que a maconha é ilegal?
4) Dono da Furacão 2000 vira secretário de Cultura no RJ
5) Aposentadoria da TV analógica americana pode ser adiada
6) Música sobre ex-gay causa polêmica no festival de Sanremo (isso tem cara de viral pessoal…)
7) Woody Allen pra Scarlett Johanssen: “Quer motivação? Seu salário!”
8) Danny Boyle quer filmar novo “Extermínio”
9) Trilheiro de Slumdog Millionaire – o “Mozart de Madras” – já vendeu mais de 200 milhões de discos
10) Iron Maiden vai lançar documentário em longa metragem

Leitura Aleatória 244


DuckeeDiva

1) David Bowie: o culpado pela crise
2) Mystery Science Theater 3000 chega ao DVD
3) Jackie Chan será o Sr. Miyagi na refilmagem de ‘Karatê kid’
4) Paul McCartney vai gravar com o filho e talvez com Ringo
5) Com influência árabe, banda Gorillaz começa a gravar em março
6) As melhores listas de melhores de 2008
7) Festival Alavanca traz Supercordas, Instiga, Momo e mais no Centro Cultural São Paulo nesse fim de semana
8) Danny Boyle quer filmar novo “Extermínio”
9) Cortes de emprego chegam a Google e Microsoft
10) Orgasmos no parto? Acontece