
O evento de comemoração dos 20 anos da gravadora francesa Because Beaubourg já prometia ao reunir durante dois dias e duas noites eventos relacionados ao elenco do selo nos oito andares do Pompidou Centre, em Paris, neste fim de semana. E entre nomes como 2ManyDJs, Shygirl, Irfane com Breakbot, Mayou Picchu, Christine & The Queens, Laima e Iggor Cavalera, Pascal Comelade, Mariam (que fazia dupla com seu marido recém-falecido Amandou), Sébastian Tellier, ainda anunciava um set em back to back entre o francês Pedro Winter e o inglês de ascendência turca Erol Alkan. O primeiro também é conhecido como Busy P, foi empresário do Daft Punk no início da carreira e fundou a gravadora Ed Banger, que lançou nomes como Justice, Cassius, SebastiAn, Mr. Oizo, DJ Mehdi, entre outros. O segundo é um DJ lendário da virada do século, cujos remixes (que iam dos Chemical Brothers ao Franz Ferdinand, passando pelo Interpol, MGMT, Hot Chip, Yeah Yeah Yeahs, Scissor Sisters, Tame Impala, Metronomy e Depeche Mode) transformavam qualquer hit em ouro puro, surfando na onda dos mashups quando fundiu “Can’t Get You Out of My Head” com “Blue Monday” numa época em que ninguém ousava fazer isso. Já era um encontro de peso, quando, de repente, sem anúncio, primeiro surge o novato Fred Again, ele mesmo um dos melhores DJs do mundo hoje, para se juntar à dupla, para depois receberem ninguém menos que Thomas Bangalter, metade do Daft Punk, que não discotecava desde 2016 (como consegue?) e, como o próprio Fred Again publicou depois em sua conta no Instagram, “me disse que foi naquele prédio que ele se apaixonou por música eletrônica em 1992 e que não discotecava sem máscara há 24 anos”, escreveu o jovem, impressionado. “Eu não soube o que dizer depois que ouvi isso e até agora ainda não sei.” Felizmente podemos ouvir o set de duas horas, que já está online, com direito a Kraftwerk, Gil Scott-Heron, Donna Summer, Ca7riel & Paco Amoroso, Plastikman, Justice com Simian, Skrillex, Missy Elliot, e a faixa-título do novo filme de Paul Thomas Anderson. Saca só aí embaixo, com setlist completo e tudo.

Apesar de parecerem seres de planetas diferentes, Daft Punk e Phoenix pertencem à mesma cena musical parisiense dos anos 90 (que é a mesma do Air inclusive), mas tomaram rumos bem distintos com a virada do século embora habitando universos coexistentes. Tanto que, quando o Phoenix apresentou-se em 2010 no Madison Square Garden de Nova York, no auge da turnê de seu ótimo Wolfgang Amadeus Phoenix, convidou ninguém menos que os Daft Punk para dividir o segundo bis, num momento histórico que as duas bandas revisitaram esta semana ao publicarem cenas inéditas do encontro, que completou 15 anos nesta segunda, em um post em colab no Instagram. No bis, que você pode ver na íntegra abaixo, o Daft Punk entra logo no final de “If I Ever Feel Better” emendando sua “Around the World” com “Harder, Better, Faster, Stronger” e as duas bandas botando todo mundo pra dançar num longo mix de “1901” do Phoenix com “Together” do Darlin’ (a banda que os dois Daft Punk tinham com o baterista do Phoenix no início dos anos 90), “Human After All” e “Rock’n’Roll” da dupla-robô. Delírio.

O Daft Punk acabou mesmo? Porque vez por outra a dupla francesa aparece com algo pra que a gente não esqueça de sua existência – e desta vez, em parceria com a marca Pleasure, o grupo lança uma série de produtos, que vão de peças de vestuário a suportes de livros, bola de futebol, carteira e até um jogo de dardos. Uma boa ação de marketing, mas será que vai vir além disso?

A turnê mundial de Dua Lipa entrou no continente europeu na semana passada mantendo o padrão que ela estabeleceu quando passou pela Oceania, e após apresentar sua banda em “These Walls”, vai para um palco menor no meio da plateia para cantar músicas de artistas de cada país em que ela passa. Foi assim quando esteve em Madri, quando saudou Enrique Iglesias cantando “Héro” e emocionou a todos pinçando “Me Gustas Tu” do repertório de Manu Chao. Quando passou pela França, nos dois shows que fez na cidade de Auvergne-Rhône-Alpes, perto de Lyon, cantou primeiro, em francês, a balada “Dernière Danse” da cantora Indila, e depois “Get Lucky” da dupla Daft Punk. E começou essa semana com dois shows em Hamburgo, o primeiro esta segunda, quando atreveu-se a cantar em alemão – e saiu-se bem! – o hit mundial da cantora new wave Nena, a imortal “99 Luftballons”. Ela faz outro show na cidade nessa terça… Será que ela vai tocar Kraftwerk?

O Daft Punk acabou mas não acabou, tanto que seguem lançando reedições de seus discos e lançando outras ações para manter o nome da dupla em voga. E desta vez os robôs franceses miraram nas salas de cinema – do mundo todo! No dia 12 de dezembro eles relançam globalmente o clássico anime Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem, que lançaram em 2003 em parceria com o lendário mestre da animação japonesa Leiji Matsumoto (mais conhecido pelo histórico Patrulha do Espaço) com o disco que fizeram à época, Discovery, como trilha sonora contínua do desenho animado. É um longa sem diálogos que mistura ficção científica com musical e sincroniza-se perfeitamente com o disco que traz hits como “One More Time”, “Harder, Better, Faster, Stronger”, “Digital Love”, entre outros. E lógico que eles iam aproveitar a deixa para relançar edições deluxe do disco. E o mais legal é que o filme vai ser exibido em várias salas no Brasil – checa neste link e assista ao trailer abaixo (e veja a cara da reedição limitada em CD):

Mesmo tendo pendurado as chuteiras há dois anos, a dupla francesa Daft Punk segue sua autocelebração ainda comemorando os dez anos de seu último álbum, Random Access Memories. E depois de lançar uma caixa com o disco remasterizado e com alguns extras (nada digno de ter entrado no disco, diga-se de passagem), a dupla acaba de anunciar uma versão do álbum sem bateria: Random Access Memories (Drumless Edition), já em pré-venda, parece uma contradição em relação a um disco de dance music, mas os dois já desbravaram caminhos aparentemente estranhos com bastante fluidez, como fica evidente no primeiro single que revelaram do projeto, “Within”.