Duas polaróides divulgadas nesta terça-feira mostram um retrato bem diferente do Brasil – não apenas para si mesmo como para o resto do planeta. A primeira delas revela que o pernambucano João Gomes é o primeiro artista a figurar no primeiro show do Tiny Desk Brasil, num golaço da produção do novo programa. Num show de vinte minutos, ele enfileira vários de seus novos clássicos (“Dengo”, “Meu Cafofo”, “Reencontro”, “Aquelas Coisas” e “Eu Tenho a Senha”, entre outras, assista abaixo) e aumenta ainda mais o sarrafo e a expectativa para os próximos programas – você chuta quem pode ser o próximo? A outra traz o baiano Wagner Moura, fazendo o tour de promoção de O Agente Secreto, dentro do armário da Criterion, escolhendo filmes clássicos como o canal de streaming e selo de DVDs faz ao convidar grandes nomes do cinema. O vídeo com a íntegra de sua participação ainda não foi divulgado, mas entre os títulos escolhidos estão o cubano Memórias do Subdesenvolvimento (1968), o franco-belga Rosetta (1999), o italiano Ladrões de Bicicletas (1948) e o brasileiro Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964). E pensar que dois anos e meio atrás estávamos saindo de um abismo tão profundo (ainda estamos, é verdade) que a possibilidade de um futuro parecido com este 2025 era ínfima. E tem muito mais pra vir por aí…
“O diálogo deveria ser apenas mais um som entre outros sonos, apenas algo que sai da boca das pessoas cujos olhos contam a história em termos visuais”, disse o diretor Alfred Hitchcock em uma de suas clássicas entrevistas ao então crítico de cinema François Truffaut. O filme abaixo, que inagura o canal do Vimeo da Criterion, deixa claro como os olhos são uma parte crucial na narrativa dos clássicos do diretor. A edição foi feita pelo mesmo Kogonada que viu Wes Anderson por cima, remixou os pontos de vista de Breaking Bad, achou o equilíbrio dos filmes de Kubrick e viu Tarantino de baixo pra cima. Vale ver todos os vídeos em seus respectivos links.
Imagens do backstage de um dos primeiros clássicos do Richard Linklater, um dos meus cineastas favoritos, separadas pela Criterion.