Mais um trailer do épico decano do Coppola que finalmente chegará aos cinemas – inclusive no Brasil! Veja abaixo:
Depois do golaço que foi lançar o Stop Making Sense dos Talking Heads em várias salas de cinema no Brasil, a O2 acerta outra ao anunciar a data de lançamento do Megalópolis do Coppola no Brasil – um dos filmes mais aguardados do ano estreia por aqui dia 31 de outubro.
O projeto mais ambicioso de Francis Ford Coppola existe e começa sua história pública nesta edição do festival de Cannes. Megalópolis é um daqueles clássicos malditos projetos cinematográficos que andava mais no campo das ideias do que mundo real, que por diferentes motivos nunca parecia realizar-se. Idealizado desde que o diretor norte-americano encerrou sua fase de ouro no final dos anos 70, quando terminou Apocalypse Now, seu épico sobre o fim do império norte-americano à luz da queda do império romano parecia ser um destes inúmeros filmes que entram para a história do cinema sem nunca terem realmente acontecido, como o Napoleão de Kubrick, O Idiota do Tarkovsky, o Leningrado de Sergio Leone, o Montanhas da Loucura do Del Toro, o Kaleidoscope de Hitchcock, o Em Busca do Tempo Perdido do Visconti, o Gershwin do Scorsese, o Batman: Ano 1 do Aronofsky, o Gênesis do Bresson, o Super-Homem do Tim Burton, o Duna do Jodorowsky, a Liga do Justiça do George Miller, Kill Bill 3 ou a biografia do Howard Hughes que o Nolan ia dirigir com o Jim Carrey. Só a simples materialização de um filme considerado literalmente lendário já é digno de palmas – e se seu realizador é ninguém menos que Coppola, as palmas deveriam se estender por horas. Aos 85 anos, o lendário diretor que redefiniu o cinema norte-americano ganha uma aposta que todos achavam que ele já havia perdido, mesmo que perca dinheiro com o filme – e o fato de ter colocado centenas de milhões de dólares do seu próprio bolso na execução da obra também é outro fato digno de nota. Leve em conta que ele fez isso numa idade que todos acham melhor parar de trabalhar, mostrando seu compromisso com a arte e com a própria obra. Mesmo que o filme seja uma bomba, ele já é motivo para comemorarmos: lendas podem acontecer mesmo quando prometidas há muito tempo. Aí você dá uma olhada nas cenas e no texto do trailer que ele lançou e…
Projeto pessoal que o diretor Francis Ford Coppola acalenta desde que terminou Apocalypse Now, no fim dos anos 70, Megalópolis, sua primeira incursão à ficção científica, finalmente teve suas primeiras imagens reveladas, antecipando a tensão relacionada à sua primeira exibição, que acontecerá no próximo dia 17, no festival de Cannes. O projeto é inspirado em épicos futuristas como Metrópolis (de Fritz Lang, de 1987) e Daqui a Cem Anos (de William Cameron Menzies, de 1936) e tenta imaginar o futuro do império estadunidense a partir da evolução urbana de sua principal cidade, Nova York. O filme começou a ser feito algumas vezes, mas foi interrompído por motivos diversos, como a produção do terceiro volume da saga O Poderoso Chefão, a versão do cineasta para o Drácula de Bram Stoker, o atentado ao World Trade Center no 11 de setembro de 2001 e por falta de dinheiro. O projeto foi retomado pouco antes da pandemia e está sendo bancado inteiramente por Coppola, que tirou boa parte do dinheiro da sua vinícula para bancar os 120 milhões de dólares do filme. No trailer, conta-se pouco: vemos apenas o protagonista do filme (Cesar Catilina, vivido por Adam Driver) desafiar a gravidade ao conseguir parar o tempo, colocando o filme no delicado terreno que fez até Christopher Nolan patinar bonito (no grandioso e frustrante Tenet). Além de Driver, o elenco ainda conta com Giancarlo Esposito, Nathalie Emmanuel, Aubrey Plaza, Shia LaBeouf, Jon Voight, Jason Schwartzman, Laurence Fishburne, e Dustin Hoffman, entre outros. Torço para que, diferente da maioria dos projetos megalomaníacos de Coppola desde Apocalypse, consiga superar sua expectativa, mas sempre fico com uma pulga atrás da orelha de qualquer novo filme do clássico diretor…
Esse Midnight Marauder recria pôsteres de filmes como se eles fossem relançamentos da Criterion. Tem muito mais remixes de cartazes aí embaixo e outros tantos lá no site original.
Nós precisamos ser espertos nesses assuntos. É preciso lembrar que há míseros cem anos, e olhe lá, os artistas trabalham com dinheiro. Artistas nunca tiveram dinheiro. Artistas tinham um patrono, seja ele o líder do estado ou o duque de algum lugar, ou a igreja, ou o papa. Ou eles tinham outro emprego. Eu tenho outro emprego. Eu faço filmes. Ninguém me diz o que eu tenho que fazer. Mas eu faço meu dinheiro na indústria do vinho. É ter um outro emprego e acordar às cinco da manhã para escrever seu roteiro.
Essa ideia de que o Metallica ou qualquer outro cantor de rock tem de ser rico é algo que não necessariamente vai acontecer daqui para frente. Porque, como estamos entrando em uma nova era, talvez a arte seja gratuita. Talvez os estudantes estejam certos. Eles devem ter o direito de baixar músicas e filmes. Eu vou levar um tiro por dizer isso. Mas quem disse que a arte custa dinheiro? E, portanto, quem disse que os artistas têm que ganhar dinheiro?
Nos velhos tempos, há 200 anos, se você fosse um compositor, o único jeito de ganhar dinheiro era viajando com a orquestra e sendo o condutor, para assim ser pago como um músico. Não havia registros. Não existiam royalties de registros. Então eu diria: “tente desconectar a ideia de cinema com a ideia de ganhar a vida e dinheiro”. Porque há soluções ao redor disso.
Em entrevista ao site The99Percent, trecho traduzido pelo Gizmodo.
Cenas clássicas de Taxi Driver, O Poderoso Chefão, Casablanca, Tubarão, Laranja Mecânica, Noivo Neurótico Noiva Nervosa, Dr. Fantástico, Taxi Driver, O Iluminado e Guerra nas Estrelas foram improvisadas na hora:
Demais.
Minha coluna no Caderno 2 foi, mais uma vez, sobre Super 8, J.J. Abrams e Spielberg.
J.J. Abrams & Spielberg
…e o futuro do cinema
Super 8, o novo filme de J.J. Abrams, estreou na sexta-feira passada nos EUA. É um momento decisivo tanto para sua carreira quanto para a de Steven Spielberg, que produz o filme. Para Abrams, a expectativa diz respeito à primeira incursão do diretor e produtor no cinema em um título próprio. J.J. é conhecido como Midas da TV graças à sequência de seriados bem-sucedidos que produziu: Felicity, Alias, Lost e Fringe. Mas, no cinema, só dirigiu dois filmes, o terceiro Missão: Impossível e a nova versão para o cinema da série Jornada nas Estrelas. Não havia dirigido nenhum filme cuja ideia original fosse sua, até agora.
Spielberg, por outro lado, tem outro tipo de preocupação. Diretor que se firmou ao reconectar o público de cinema com uma audiência adolescente, à medida que foi se estabelecendo como diretor, começou a ir rumo a assuntos sérios, o que lhe rendeu alguns Oscars que não fossem de efeitos especiais. Mas ao remoer lembranças de guerra e conflitos judeus, deixou de lado a diversão e o entretenimento puros e simples. Tentou retomá0-los ao voltar à ficção científica no início do século, visitando Kubrick (Inteligência Artificial), Philip K. Dick (Minority Report) e H.G. Wells (Guerra dos Mundos), mas sem conseguir vincular-se a um público mais jovem. Só conseguiu recuperar isso ao produzir os filmes de Michael Bay (especialmente Transformers), mas sua marca não era percebida como assinatura.
Até que J.J. Abrams resolveu fazer uma homenagem ao ídolo e o chamou para esse tal Super 8. Abrams, que é conhecido por empilhar referências em suas obras, resolveu transformar o filme em uma grande ode ao cinema de Spielberg, especificamente à sua filmografia nos anos 80.
E, como é do seu feitio, Abrams não deixou barato e levou seu novo filme, mesmo antes do lançamento, a diversas mídias diferentes – colocou gente para montar um curta a partir de pedaços soltos pela web e até a criar uma HQ que seria concluída pelo público.
As primeiras impressões sobre o filme não são suficientes para tentar prever algum sucesso, mas tudo indica que Spielberg e Abrams conseguiram alcançar o que estavam tentando: uma história fantástica, um thriller de ficção científica e uma fábula pré-adolescente.
Mas a premissa inicial de Super 8 – em que uma turma de jovens brinca de fazer cinema e, sem querer, filma algo que não devia – parece ser outra homenagem de Abrams, desta vez a uma previsão de Francis Ford Coppola, em uma entrevista dada nos anos 70: “Um dia, uma gordinha em Ohio será o novo Mozart e fará um lindo filme com a câmera portátil de seu pai e quando isso acontecer todo esse profissionalismo em relação a filmes será destruído para sempre e o cinema se tornará uma arte”. Ainda não chegamos lá, mas será que um dia chegaremos? Super 8 chega ao Brasil apenas em agosto.
“Um dia, uma gordinha em Ohio será o novo Mozart e fará um lindo filme com a câmera portátil de seu pai e quando isso acontecer todo esse profissionalismo em relação a filmes será destruído para sempre e o cinema se tornará uma arte”
O clássico trecho de uma entrevista que o Coppola deu ainda nos anos 70 parece conversar – e bem – com o novo projeto de J.J. Abrams, que começou a se materializar de fato essa semana, afinal a estréia acontece nessa sexta, nos EUA.