On the run 90: The Revolution Is Being Televised

Você deve lembrar do trio de produtores espanhol Cookin’ Soul do tributo que eles fizeram quando o Michael Jackson morreu ou do disco de mashup de Radiohead com Jay-Z. Eles voltam a atacar aproveitando mais um momentum histórico: desta vez a súbita morte de Gil Scott-Heron, na semana passada, é tema de farta discussão musical em uma mixtape que mistura clássicos com trechos de todas as fases da carreira do mestre. Coisa fina.

Cookin’ Soul – The Revolution Is Being Televised (Gil Scott-Heron Tribute Mixtape) (MP3)

“Intro”
Gil Scott-Heron – “Did You Hear What They Said”
Gil Scott-Heron – “The Bottle”
Gil Scott-Heron – “Offering”
Gil Scott-Heron – “Or Down You’ll Fall (skit)”
Gil Scott-Heron – “A Sign of the Ages”
Gil Scott-Heron – “Enough (skit)”
Gil Scott-Heron – “Fell Together”
Gil Scott-Heron – “We Almost Lost Detroit”
Gil Scott-Heron – “New York City”
Gil Scott-Heron – “Who’ll Pay Reparations on my Soul (skit)”
Gil Scott-Heron – “Blue Collar”
Gil Scott-Heron – “Vildgolia (Deaf, Dumb & Blind)”
Gil Scott-Heron – “Winter in America”
Gil Scott-Heron – “No Knock”
Gil Scott-Heron – “Peace Go With You Brother (skit)”
“Outro”

Cookin’ Soul vs. Michael Jackson

Vocês lembram do Cookin’ Soul, que fez uma bela mixtape em homenagem ao Isaac Hayes quando ele morreu ano passado e tirou sarro da briga entre Noel Gallagher e Jay-Z no disco mashup Ojayzis? Ele mais uma vez aproveita o noticiário musical para mostrar seu talento – e desta vez mixa Michael Jackson com nomes do hip hop como Ludacris, Nas, Eminem, Notorious B.I.G., 2Pac e Lil Wayne. Vai fundo.

Jaydiohead

Falando em mashup com Radiohead, o hypômetro dessa semana acusou um Grey Album pra banda do Thom Yorke. Um produtor de alcunha Minty Fresh Beats resolveu fundir os vocais de Jay Z em cima do versões instrumentais de músicas como “Paranoid Android”, “National Anthem”, “Optimistic” e a citada abaixo “Lucifer’s Jigsaw”. Batizou o disco de Jaydiohead e agora ta aí colhendo os louros da fama fugaz na dita blogosfera. Ficou legal, mas, vocês sabem que mashup com hip hop é o mais fácil de fazer (tanto que foram os primeiros) e que um mashup de Beatles com Jay Z (o tal álbum cinza) foi quem colocou o Dangermouse (1/2 Gnarls Barkley, pra quem não lembra) na paisagem pop atual. O lance é que mashup abre tantas possibilidades e neguinho continua insistindo em uma mesma fórmula. Muda ao menos o MC, né… Porque só esse ano outro cara – o Cookin Soul, que também fez uma mixtape em homenagem à passagem do Isaac Hayes -, já tinha feito isso, mashupando Jay Z com Oasis – mas pelo menos aí tinha uma desculpa boa devido ao incidente em Glastonbury


Jaydiohead – “Lucifer’s Jigsaw