Você deve lembrar do trio de produtores espanhol Cookin’ Soul do tributo que eles fizeram quando o Michael Jackson morreu ou do disco de mashup de Radiohead com Jay-Z. Eles voltam a atacar aproveitando mais um momentum histórico: desta vez a súbita morte de Gil Scott-Heron, na semana passada, é tema de farta discussão musical em uma mixtape que mistura clássicos com trechos de todas as fases da carreira do mestre. Coisa fina.
Cookin’ Soul – The Revolution Is Being Televised (Gil Scott-Heron Tribute Mixtape) (MP3)
“Intro”
Gil Scott-Heron – “Did You Hear What They Said”
Gil Scott-Heron – “The Bottle”
Gil Scott-Heron – “Offering”
Gil Scott-Heron – “Or Down You’ll Fall (skit)”
Gil Scott-Heron – “A Sign of the Ages”
Gil Scott-Heron – “Enough (skit)”
Gil Scott-Heron – “Fell Together”
Gil Scott-Heron – “We Almost Lost Detroit”
Gil Scott-Heron – “New York City”
Gil Scott-Heron – “Who’ll Pay Reparations on my Soul (skit)”
Gil Scott-Heron – “Blue Collar”
Gil Scott-Heron – “Vildgolia (Deaf, Dumb & Blind)”
Gil Scott-Heron – “Winter in America”
Gil Scott-Heron – “No Knock”
Gil Scott-Heron – “Peace Go With You Brother (skit)”
“Outro”
Vocês lembram do Cookin’ Soul, que fez uma bela mixtape em homenagem ao Isaac Hayes quando ele morreu ano passado e tirou sarro da briga entre Noel Gallagher e Jay-Z no disco mashup Ojayzis? Ele mais uma vez aproveita o noticiário musical para mostrar seu talento – e desta vez mixa Michael Jackson com nomes do hip hop como Ludacris, Nas, Eminem, Notorious B.I.G., 2Pac e Lil Wayne. Vai fundo.
Falando em mashup com Radiohead, o hypômetro dessa semana acusou um Grey Album pra banda do Thom Yorke. Um produtor de alcunha Minty Fresh Beats resolveu fundir os vocais de Jay Z em cima do versões instrumentais de músicas como “Paranoid Android”, “National Anthem”, “Optimistic” e a citada abaixo “Lucifer’s Jigsaw”. Batizou o disco de Jaydiohead e agora ta aí colhendo os louros da fama fugaz na dita blogosfera. Ficou legal, mas, vocês sabem que mashup com hip hop é o mais fácil de fazer (tanto que foram os primeiros) e que um mashup de Beatles com Jay Z (o tal álbum cinza) foi quem colocou o Dangermouse (1/2 Gnarls Barkley, pra quem não lembra) na paisagem pop atual. O lance é que mashup abre tantas possibilidades e neguinho continua insistindo em uma mesma fórmula. Muda ao menos o MC, né… Porque só esse ano outro cara – o Cookin Soul, que também fez uma mixtape em homenagem à passagem do Isaac Hayes -, já tinha feito isso, mashupando Jay Z com Oasis – mas pelo menos aí tinha uma desculpa boa devido ao incidente em Glastonbury…
Jaydiohead – “Lucifer’s Jigsaw“