Conheça: Lavoura

, por Alexandre Matias

lavoura

Quem: Lavoura
Ouça o álbum anterior da banda, Kosmophonia

Os limites da música instrumental brasileira estão em constante expansão – e ao completar dez anos de estrada, o grupo Lavoura não é diferente. Ao lançar seu novo disco Nu Steps, o grupo de Bauru radicado em São Paulo começa uma nova fase ao buscar novos horizontes para além da música eletrônica. “Acho que o disco novo é mais mais orgânico que o anterior (Kosmophonia)”, explica o tecladista Fernando TRZ Falcoski. “É um disco mais ligado ao jazz do que à eletrônica, apesar de ela continuar diluída no conceito, rítmos e nos timbres”.

“O processo de composição do Nu Steps foi mais livre”, continua TRZ, explicando que as músicas surgiram a partir de jam sessions, onde a banda ensaia, no Atelier La Tintota, na Barra Funda, em São Paulo. No novo trabalho, as novas referências musicais ganham ares globais – e além da fusão jazzística citada pelo tecladista, pode-se ouvir referências que ecoam os timbres tristes do broken beat, os andamentos tortos do dubstep e até referências latinas eletrônicas.

“A evolução foi natural”, segue o tecladista. “Aprofundamos nossa pesquisa estética e nosso modo de tocar, interagir e compor conjuntamente, buscando uma evolução espiritual em grupo, através de nossa música, trazendo a ela níveis mais abstratos de percepção, mas claro sem perder nossa essência de levarmos a música brasileira para territórios da música urbana global, dialogando com os novos gêneros como nu-jazz, broken beats, afrobeat e dubstep”. Além de TRZ, a banda é formada por Caleb Mascarenhas (sintetizadores, monome e efeitos), Fabiano Alcântara (baixo) e Paulo Pires (bateria, bateria eletrônica e percussão).

O novo disco pode ser ouvido no canal do YouTube da banda.

Ouça mais novidades musicais aqui.

Tags: