Um comercial dirigido por Rob Zombie

Parece paródia.

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Reforço aqui: não há problema algum se um artista resolve apoiar um candidato, fazer um jingle, vir a público endossar um produto. Mas há como fazer isso sem precisar apelar, sem abrir mão das características que fazem do artista ser quem ele é. Exemplo brasileiro clássico: os Mutantes. Vejam os comerciais que eles fizeram para a Shell.

A música “Algo Mais”, especificamente, é um jingle. Veja as propagandas nos jornais e páginas de revistas que saíam, com os Mutantes, na época, no vídeo abaixo:

E a letra:

Olha meu irmão
Vamos passear
Vamos voar
Tira a partida
Acelera a vida
Vamos amar
Ande depressa
A vida tem algo
Mais pra lhe dar
Olha meu irmão
Vamos passear
Vamos voar
Vida no tanque
Subiu no sangue
Vida no ar
Ande depressa
A vida tem algo
Mais para lhe dar
Giro aflito
Beijo e grito
Algo mais
Algo mais

Não bastassem todas as metáforas para carro e velocidade (“vida no tanque”, “ande depressa”, “dê a partida / acelere a vida”), a música era batizada simplesmente com o slogan da Shell na época, “algo mais no seu tanque”. Mas no meio disso tudo, há o piano hillbilly improvisado do Arnaldo, um arranjo que, ironicamente, não sai do lugar, e a paisagem literária dos Mutantes – a imagem quebrada do “giro aflito, beijo e grito” remete à ficção científica B da banda pouco antes de entrar num refrão monocórdico, transformando slogan e título de música numa onomatopéia visual do seriado do Batman. E, além de tudo, a música está presente no segundo disco da banda, que não a encara como uma obra à parte, mas justo o contrário.

Na quarta passada, a dupla canadense Chromeo esteve em São Paulo para participar de um evento de lançamento de um produto e pude entrevistá-los numa mesa redonda com a Lalai, a Ana Laura, a Cristel e o Alex. O magrelo Dave 1, a metade intelectual da dupla (o cara é professor de literatura francesa em Columbia), falou sobre o modelo de negócios que adotaram para não se vender completamente para as gravadoras. E citaram o clipe de “Night by Night”, que é um comercial que fizeram para dar uma música de graça para o público, como exemplo de alternativa à venda de CDs, distribuindo música de graça e ganhando dinheiro de outra forma. Mais desse papo na minha coluna de domingo no Caderno 2 do Estadão.

Você viu?

Na linha do Tarnished Angels, o tumblr Venceslau Gama também recupera recortes antigos de jornais brasileiros – uns beeeem bizarros.

Enquanto isso, no Disque-Amizade…

Live together, dial alone…