Clipe

Lá vem o Pulp!

Quase um quarto de século depois de seu último álbum, o maravilhoso We Love Life, lançado em 2001, Jarvis Cocker e companhia voltam a mostrar músicas inéditas ao anunciar o lançamento de seu novo álbum, batizado apenas de More, para o dia 6 de junho. Além do anúncio, o grupo também mostrou não apenas uma música nova – “Spike Island” -, mas também seu clipe, que animou imagens de 30 anos atrás, que o grupo fez para divulgar sua obra-prima Common People, ressuscitadas por inteligência artificial, num jeito esperto e irônico da banda fazer sua crítica ao método – “Isso é moderno?”, pergunta-se. O disco começou a surgir quando o grupo retomou sua rotina de shows em 2023 (o que não fazia desde sua turnê de volta anterior, em 2012, quando se reuniram depois do fim oficial da banda, logo após o primeiro disco deste século) e algumas músicas chegaram a aparecer em apresentações ao vivo. Gravado em novembro do ano passado com produção de James Ford (do Simian Mobile Disco, que já fez discos com o Blur, Arctic Monkeys, Gorillaz, Kylie Minogue, Haim, Depeche Mode e Jessie Ware, entre outros), foi o disco da banda que levou menos tempo para ser gravado, em apenas três semanas. “Era óbvio que ia acontecer”, disse Cocker numa declaração sobre o lançamento, que é dedicado ao ex-baixista da banda, Steve Mackey, que morreu em 2023. E como o grupo já tem duas datas marcadas com o LCD Soundystem em Los Angeles, é bem provável que faça mais shows pelo mundo – por enquanto marcaram shows apenas no Reino Unido. Veja a capa, o nome das músicas e o novo clipe abaixo: Continue

Quem também deu notícias nessa terça-feira foi o Arcade Fire, que anunciou o lançamento de seu novo disco Pink Elephant com o single “Year of the Snake”, que canta que “é uma época de mudanças e se você se sente estranho, provavelmente é bom”. Desde o disco Everything Now, de 2017, o grupo canadense não lança realmente legal, mas esse single caiu bem aqui. O disco já está em pré-venda e será lançado no dia 9 de maio. Abaixo você vê a capa do disco, o nome das músicas novas e o clipe do primeiro single: Continue

O anúncio do show do Stereolab no festival Balaclava foi anunciado para esta terça-feira para coincidir com o lançamento do primeiro single do primeiro disco que a banda lança em 15 anos! Instant Holograms On Metal Film será lançado no dia 23 de maio e já pode ser comprado antecipadamente no site da banda. O novo single, “Aerial Troubles”, já vinha sendo instigado pela banda anglo-francesa desde o início do mês e eles aproveitam o lançamento não só para fazer o anúncio do novo álbum como para mostrar o clipe desta primeira canção, a primeira inédita do grupo desde o disco Not Music, de 2010. Veja a capa, o clipe e os nomes das músicas do novo disco abaixo: Continue


(Foto: Ana Alexandrino/Divulgação)

“Esse é só o começo de uma nova fase”, atesta Marcela Lucatelli sobre Coisa Má, seu primeiro disco em português que marca sua volta ao Brasil, depois de duas décadas desbravando a música contemporânea para além da canção em salas de concertos e palcos experimentalistas pela Europa. Ela antecipa em primeira mão para o Trabalho Sujo o clipe de “Janeiro Junto é Bom”, primeiro de uma trilogia que irá lançar com o novo álbum, que dá a tônica desta nova fase. “Estou explorando um novo território sonoro e mal posso esperar para compartilhar isso ao vivo com o público brasileiro”, continua, referindo-se ao conjunto de artistas que reuniu neste disco que também marca sua primeira incursão na produção musical. Kiko Dinucci, Romulo Fróes, Cadu Tenório e Lello Bezerra são alguns dos nomes que participam do novo disco, que explora o território da canção sem necessariamente incensá-lo. “Voltar ao Brasil neste momento é algo muito especial para mim, pois depois de tantos anos construindo minha trajetória na Europa, trago toda minha experiência para somar à cena daqui”, segue a cantora, explicando que “além dos shows, quero criar conexões com artistas locais, desenvolver novos projetos e fortalecer esse diálogo entre o Brasil e o mundo.”

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E as Haim lançaram o que é sua introdução para seu quarto álbum, o single “Relationships”, que elas vinham atiçando nos últimos dias. Mas a balada dance suave sobre a necessidade de se manter um relacionamento não me parece ter a presença que um primeiro single do primeiro disco em cinco anos, soando quase como uma sobra de seu ótimo Women in Music Pt. III, lançado no meio do primeiro ano da pandemia, ainda mais que elas criaram uma expectativa sobre sua volta que soa mais como um aceno à distância do que o pé na porta que esperávamos. Elas ainda não falam nada sobre o disco novo – data, título, se tem outro single antes – e pelo menos essa sensação de surpresa pode ajudá-las neste novo momento. Mas em uma entrevista à revista i-D disseram que uma das músicas terá o sample de “Freedom ’90”, do George Michael.

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Grupo de jazz funk idealizado pelo baixista Juninho Sangiorgio e pelo baterista Rodrigo Saldanha, o sexteto Bufo Borealis está prestes sa lançar seu terceiro álbum, batizado de Natureza, que consideram seu disco mais livre – e dão uma amostra do que vem por aí ao antecipar o segundo single, “Urca”, que será lançado nesta terça-feira, em primeira mão aqui no Trabalho Sujo. “É o nosso disco mais plural, com composições de todos os integrantes e referências que vão do On The Corner de Miles Davis ao Check Your Head dos Beastie Boys, passando por Curtis Mayfield e Lou Donaldson”, explicam os dois fundadores do grupo, que ainda conta com Anderson Quevedo (sax), Paulo Kishimoto (percussão e sintetizadores), Tadeu Dias (guitarra) e Vicente Tassara (piano). “Este trabalho mostra um claro amadurecimento e intensa conexão musical entre nós, que nos últimos anos fizemos inúmeras apresentações totalmente diferentes umas das outras, deixando a música cada vez mais aberta ao improviso e mais livre de estereótipos”. O disco sai no dia 6 de março e conta com participações da vibrafonista Nath Calan, do trompetista Daniel Gralha e do baterista Clayton Martin. “Urca”, com seus diferentes climas e atmosferas, é um bom exemplo do que os dois falam, e tem seu clipe dirigido pela videoartista Julia Ro, que também faz as projeções nos shows do Bufo, que o montou a partir de imagens filmadas pelos integrantes da banda.

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Enquanto a maioria das pessoas fazia pão, cursos à distância, assistia a lives ou bebia com os amigos no zoom, o catarinense Fabio Bianchini, fundador de uma das lendas do indie brasileiro do século passado, o Superbug, se distraiu durante a pandemia fazendo tie-dye, que foi a inspiração para o novo single de seu projeto solo, Gambitos, que será lançado nessa sexta-feira, apenas no Bandcamp. “Coração de Tie-Dye” é o início do EP que lançará ainda neste semestre, Winter Electromisses, e ele adianta em primeira mão para o Trabalho Sujo com o clipe caseiro que fez para acompanhar o lançamento da música.

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O artista e produtor de Niterói Dadá Joãozinho encerra 2024 lançando mais uma parceria ao mesmo tempo em que anuncia o último show do ano, comemorando os feitos no ano que chega ao fim, ano que começou em São Paulo fazendo uma apresentação no Centro da Terra. “Ano maravilhoso, tocando em palcos foda pelo Brasil, turnê independente na Europa, Cultura Livre, Coala Festival e tudo isso conseguindo articular uma visão nossa da música, design, performance, também gravando muita”, enumera, incluindo o single “Olha Pra Mim”, que será lançado nesta terça-feira, uma colaboração com a banda Raça que ele antecipa junto com o clipe em primeira mão para o Trabalho Sujo. “Pra mim é uma alegria muito grande lançar junto com Raça que é minha banda preferida em São Paulo e também por ser diferente do que fiz no meu último disco e me jogar nesse novo momento é muito refrescante”, fala sobre a música mais pop que já lançou. “É a primeira parceria minha e do Popoto (vocalista do Raça) que a gente publica, nós que moramos juntos em 2020 quando ele me recebeu aqui em São Paulo e fizemos muita música juntos. Muita coisa que foi parar no meu disco e no disco novo do Raça vieram daquele momento. ‘Olha Pra Mim’ é uma composição mais recente e reflete um outro tempo pra nós enquanto artistas e comunicadores.” Para o ano que vem ele visa fortalecer seu lado estilista ao lançar peças de sua marca, 1997, como gancho para novas composições no ano que vem. “Feliz em fechar o ano lançando esse som com Raça, que eu amo, e com meu primeiro show que faço num Sesc aqui em São Paulo, e junto de Bebé!”, ele se refere à apresentação gratuita que fará no próximo dia 12, às 19h, no Sesc Vila Mariana.

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Há anos o guitarrista gaúcho Guri Assis Brasil vem guardando esse segredo e agora começa a compartilhá-lo com o resto do mundo. Fundador da banda Pública e atualmente na banda do pernambucano Otto, ele começou a trabalhar em um projeto solo quando o mundo foi imposto ao isolamento da pandemia. Assombrado pela paranoia daquela época, ela viu-se, como todos nós, encurralado pelo vírus recém-descoberto e tal momento de reclusão foi a deixa para que ele se conectasse com outros músicos – à distância, como fazíamos naquele período de trevas – e começasse a trabalhar em um projeto solar, alto astral, que fosse o antônimo dos dias de pesadelo que atravessamos. Batizou o novo trabalho de Animal Invisível em referência à ameaça do próprio vírus e compôs uma coleção de canções instrumentais ao lado de uma big band que remonta referências ao groove e às boas vibrações de grandes nomes da música brasileira como Artur Verocai, Marcos Valle, Azymuth, João Donato e Banda Black Rio, tocando com metais, teclados, percussão e quase sem vocais num projeto que já vinha sendo comentando e ouvido por poucos, criando uma expectativa para sua vinda. Agora ele finalmente lança as primeiras pistas deste seu Animal ao mostrar uma versão ao vivo no estúdio da faixa que batiza o projeto em primeira mão para o Trabalho Sujo. A faixa foi gravada em uma sessão no Estúdio da Pá Virada com direção do Rafa Rocha, reunindo, além da guitarra de Guri, Pedro Dantas (baixo), Arquétipo Rafa (teclados), Big Rabello e Thomas Harres (bateria e percussões), Reginaldo 16 Toneladas e André Levy (trompetes), Bruno Conrado e Marcos Oliveira (trombones) numa groovezeira pesada anunciando o disco que sairá no ano que vem.

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Outro dia Bonifrate me escreveu dizendo que estava prestes a lançar o que ele achava que era seu melhor disco. Há tempos longe dos grandes centros, Pedro leva uma vida pacata em sua Parati, tocando a vida com os filhos longe do caos da cidade grande, e isso lhe fez ter uma perspectiva diferente, inclusive como compositor. E para anunciar Dragão Volante, seu sexto álbum numa carreira solo que começou quando ele ainda era a força-motriz dos saudosos Supercordas, ele antecipa em primeira mão para o Trabalho Sujo o single “Corisco (Parte 3)”, que será lançado nesta quinta e abre os trabalhos do disco que vai ser lançado no início do próximo mês. “’Corisco (Parte 3)’ foi uma das primeiras canções que escrevi depois de lançar o último álbum Corisco, em 2021, e mesmo antes disso, os versos como ‘olha pro rio, viaja no tempo’ já vinham me perseguindo com aquela melodia”, ele me explica, dizendo que a canção foi escrita durante o período de trevas da pandemia. “Aquele momento catastrófico da política brasileira que talvez tragam essa obscuridade pra alguns aspectos dos versos”, ele continua. “Mas morando na roça e podendo trabalhar de casa, também pudemos curtir as crianças, as matas, os pássaros e os rios ao redor e uma canção pode ser otimista olhando para cima do fundo do poço. Talvez esse seja o recado.” Ele reforça que a nova canção tem elementos dos primeiros estágios da Cate Le Bon, uma estrofe meio Jovem Guarda e um refrão meio Grandaddy. “Na real são dezenas, talvez centenas de referências que a gente injeta numa produção musical, muitas vezes sem nem perceber”, completa. “Acho que é uma gravação bonita em seus artifícios de estúdio, mas também é uma canção que dá pra tocar no violão, uma canção bem inteira.”

Ele vê o novo disco como uma continuação conceitual do anterior, embora em outra praia sonora. “Sinto que tem menos arestas que o anterior, que os sons são mais aconchegantes, e isso se deve em parte ao conjunto das canções e em outra parte a uma evolução da captação sonora, mais pelo desenvolvimento das técnicas caseiras do que por incremento de equipamentos”, explica, reforçando que o disco é fruto de uma longa parceria que mantém com o amigo e produtor Diogo Santander, outro supercorda. “Felizes com as mixagens finais e buscando um terceiro olhar na finalização, entregamos a master para a nossa amiga Alejandra Luciani, grande gênia da engenharia sonora e das canções em seu duo Carabobina”. Tirando as vozes, o disco foi todo gravado em casa, “no olho do redemoinho da vida, do trabalho, das crianças, da família, que compartilho com a companheira Thalita, com apoio da mãe Indalecia, nas dobras temporais que encontro para produzir música no meio disso tudo”, divaga. “Sem glamour, sem dinheiro, sem frescura, apenas com a vontade invencível e inexplicável de lançar mais um álbum de canções.”

“O vídeo eu editei em umas poucas semanas a partir da ideia de apresentação dos versos, nesse chroma-key vintage de software pirata, sobre vídeos diversos que eu fiz com o telefone nos últimos anos, meio como um álbum familiar animado com texturas e paisagens”, conclui. E, como sempre, é bom demais. Veja a capa e o clipe do primeiro single abaixo: Continue