Reluzentes as duas músicas que Clairo lançou ao reativar sua banda Shelly. Como ela contou mais cedo, tanto ”Cross Your Mind” quanto “Hartwell”, foram compostas à época que os quatro se juntaram, durante o primeiro ano do inverno mental que foi a pandemia. Clairo juntou-se com seus velhos amigos de segundo grau (Claud, Josh Mehling e Noa Getzug) e juntos gravaram dois singles, que voltaram à tona devido ao momentum que ela vem vivendo desde que lançou o ótimo Charm, no ano passado. A queridinha indie ressuscitou o grupo, primeiro chamando-os para aparecer em alguns shows e assim fazendo seu público descobrir as duas músicas que lançaram em 2020, “Steeeam” e “Natural”. As músicas novas seguem o clima pop solar com timbres sintéticos das primeiras canções, mas com uma produção menos lo-fi e uma qualidade pop característica da nova fase de Clairo. Ao mesmo tempo em que mata a síndrome de abstinência por novas músicas, ela abre duas possíveis frentes futuras: talvez lançar mais músicas (um álbum?) com o Shelly ou fazer uma versão deluxe de Charm, que todos seus fãs esperam ansiosamente, mesmo que ela nunca tenha falado nada sobre isso. Isso sem contar a possibilidade de ela lançar seu quarto álbum… Só vem.
Depois de reunir sua antiga banda Shelly no palco de alguns shows, nossa querida Clairo anuncia, de surpresa, que na meia-noite desta segund pra terça, o grupo lança dois singles,”Cross Your Mind” e “Hartwell!. E pra deixar a banda na mesma vibe, ela fez todo mundo se deitar – como ela sempre faz quando pode – pra tirar polaróides que anunciam a volta do quarteto. Bem sagaz essa Clairinho…
Agora foi a vez da guitarrista e diretora musical de seus shows Kim Tee chamou a velha comadre para participar do clipe da música que acabou de lançar em dupla com Koby, a grudenta “Lemonhead”, e lá foi ela esbanjar seu carisma pra aumentar o alcance da amiga.
Já a apresentação de Clairo no segundo fim de semana do festival Coachella foi idêntica à primeira, à exceção da participação do político Bernie Sanders. Mas isso não é um problema, uma vez que seu show está cada vez mais redondo e ela cada vez mais à vontade frente às multidões, não deixando que a larga escala interfira na atmosfera intimista de seu disco Charm, base de suas atuais apresentações ao vivo. Mas a transmissão online do festival proporcionou um momento inusitada e magicamente sincronizado, quando transmitiu a apresentação da boy band de k-pop Enhypen quando Clairo cantava seu hit “Bags”, causando uma breve pane mental em quem assistia o show ao vivo pela web provavelmente elucidada com um sorriso.
E já que estamos nessa onda da Clairo, vocês ouviram a música inédita que ela lançou num set pra NTS no dia dos namorados no ano passado? No meio de músicas de nomes quase desconhecidos do doo wop, soul dos anos 60 e rhythm’n’blues (como Truetones, Love Potion, Nick Gillette, Blossom Dearie, Toni & The Hearts e Joe Cuba), ela soltou essa pérola deliciosa que se der a tônica do próximo álbum, estamos feitos. Dá pra ouvir a partir do minuto 27, no set abaixo:
E sábado também teve Clairo no Coachella, que aproveitou a oportunidade para aumentar ainda mais a grandeza de seu ótimo Charmed, passeando por quase todo o repertório do disco do ano passado e chamando não apenas os ex-integrantes de sua banda Shelly para dividir o palco em “Steeeam” como chamando ninguém menos que o principal político de oposição nos EUA, Bernie Sanders, para apresentá-la ao palco. Ela é demais ❤️
A turnê internacional de Clairo passou nesta quinta-feira por Londres, onde a cantora norte-americana disse que mostraria uma surpresa – e esta aconteceu quando ela cantou pela primeira vez ao vivo a música “Steeeam”, um dos dois singles que seu grupo Shelly, que montou durante a pandemia com a artista indie Claud e dois amigos de faculdade, Josh Mehling and Noa Frances Getzug. Sempre uma beleza:
Não passou o carnaval ainda então dá tempo de remoer o ano que terminou tem quase um mês e meio, por isso segue abaixo a minha votação na lista mais tradicional de melhores do ano da internet brasileira, promovida pelo heróico Scream & Yell do compadre Marcelo Costa.