Cine Ensaio + DM: Arte e política – a importância de se posicionar

No primeiro mashup de programas aqui no meu canal, uma das novidades desta quinta temporada de episódios do CliMatias, promovo o encontro do DM com o Cine Ensaio ao chamar Dodô Azevedo e André Graciotti para um papo sobre cinema, arte, cultura, política e a necessidade de se posicionar politicamente em tempos tão tensos quanto os que vivemos. E o papo rendeu…

Assista aqui.  

Cine Ensaio: Diretores – John Carpenter

Em mais um programa dedicado a um único diretor, desta vez eu e André Graciotti mergulhamos na obra do mestre John Carpenter, que fez seu nome entre gêneros tão distintos quanto o filme de ação, o horror e a ficção científica, sempre com muita personalidade. Falamos de nossos filmes favoritos, dos clássicos do mestre, de seu papel como compositor das próprias trilhas, sua aposentadoria, sua técnica e seu estilo.

Assista aqui.  

Cine Ensaio: Sequências melhores que o filme original

Foi-se o tempo em que continuações de filmes bem-sucedidos eram vistas apenas como caça-níqueis sem inspiração e hoje já temos uma série de novos clássicos que permitiu que eu e André Graciotti embarcássemos no nosso primeiro top 10 – que foi mais complexo do que pode parecer. E além de elencarmos nossa dezena favorita, ainda falamos de vários outros que não entraram na lista, mas que são fortes candidatos. E você, concorda ou discorda com a gente?

Assista aqui.  

Cine Ensaio: O Oscar ainda importa?

O Oscar 2021 está vindo aí e… quem se importa? Eu e André Graciotti dedicamos este Cine Ensaio à premiação mais conhecida da história do cinema e menos para falar da edição deste ano e mais para perguntar como ela influencia o mercado e até a forma como até quem não acompanha o Oscar entende a sétima arte.

Assista aqui.  

Cine Ensaio: Snyder Cut é fascista?

E pela primeira vez eu e André Graciotti dedicamos um Cine Ensaio a um filme que não gostamos – eu mesmo, nem vi! Mas a versão da Liga da Justiça exigida pelos fãs de Zack Snyder reforça uma série de pontos que acabam mostrando o que há de errado com a monocultura de super-heróis que domina a indústria cinematográfica atual, além de ser um sintoma desta época irascível que estamos atravessando.

Assista aqui.  

Cine Ensaio: Comentando Comentários #3

A cada dez programas, eu e André Graciotti comentamos os seus comentários nos Cines Ensaios anteriores, o que nos abre questões sobre a série House, o fim de WandaVision, Kelly Reitchard, Possessor Uncut, O Dilema das Redes, Estúdio Ghibli, o canal de streaming Mubi, Truffaut, o documentário da Bárbara Paz, Tennessee Williams x Edward Albee e vários outros assuntos sugeridos por vocês.

Assista aqui.  

Cine Ensaio: Por dentro de “Uma Noite em Miami”

Em fevereiro de 1964, quatro lideranças negras em ascensão se reúnem em um quarto de hotel nos EUA num encontro que mudará o rumo da luta racial no resto do planeta. O magnífico Uma Noite em Miami, a estreia na direção da atriz Regina King, traça como os caminhos de Cassius Clay, Sam Cooke, Jim Brown e Malcolm X se cruzaram naquela noite, produzindo um filme irrepreensível, que se desvia de clichês e obviedades sobre o tema com graça e força.

Assista aqui.  

Cine Ensaio: O diretor que revolucionou o cinema de ação

O cinema de ação é tão antigo quanto a história do cinema e sua natureza dinâmica confunde-se com a própria ideia da sétima arte, mas neste Cine Ensaio eu e André Graciotti nos debruçamos sobre um controverso autor que mudou a história do gênero com apenas três filmes. Com Predador, Duro de Matar e O Último Grande Herói, John McTiermann desmontou o clichê dos heróis musculosos dos anos 80 para trazer a ação para a vida real.

Assista aqui.  

Cine Ensaio: Novos Clássicos – Trilogia Antes

Um encontro casual que pode mudar vidas. A lembrança de uma paixão intensa que ressurge de forma inesperada. Uma vida a dois que pode matar um romance. Eu e André Graciotti dedicamos mais uma edição do Cine Ensaio a um novo clássico – na verdade, três: a trilogia Antes, do diretor norte-americano Richard Linklater, estrelada por Ethan Hawke e Julie Delpy. Antes do Amanhecer, Antes do Por do Sol e Antes da Meia-Noite. Acompanhamos 27 anos na vida do casal Jesse e Celine, encontros e desencontros que nos fazem refletir sobre o amor, a vida e a vida a dois.

Assista aqui.  

Cine Ensaio: A importância de Matrix para 2021

Matrix 4 está vindo aí e funcionou como gancho para que eu e André Graciotti voltássemos no tempo na edição desta semana do Cine Ensaio para rever como o filme dos irmãos – hoje irmãs – Wachowski parece mais importante hoje do que quando foi lançado há vinte anos. Na época, imaginávamos que iríamos entrar em um ambiente cibernético a partir de conexões neurológicas, mas o que vimos foi este mundo digital invadindo o que nos referimos como realidade, misturando conceitos e nos fazendo pensar ainda mais no tal deserto do real.

Assista aqui.