Christopher Nolan conseguiu

Tenet-2020

Christopher Nolan peitou a quarentena e a pandemia e vai conseguir estrear seu novo filme nos cinemas ainda em 2020. Mesmo que isso queira dizer que o filme vai estrear onde der, buscando salas de cinema em cidades que já estão em situação mais tranquila em relação ao coronavírus ou que fingem que a pandemia não é tão séria quanto realmente é, como nos Estados Unidos e no Brasil. E o último trailer, com uma música besta do Travis Scott, parece mostrar que a ação verdadeira do novo filme acontece para além das explosões e perseguições que vimos até agora, colocando seus personagens num inusitado cenário de guerra.

Mas mesmo no Brasil Tenet não vai estrear tão cedo – e sua estreia acaba de ser adiada do dia 10 para o dia 24 do mês que vem.

Cine Ensaio: O que Nolan está escondendo em Tenet?

cine-ensaio-06

Quem mais está querendo que os cinemas voltem a funcionar é Christopher Nolan. O criador da trilogia Batman e de clássicos modernos como Interestelar, Dunkirk, Memento e O Grande Truque quer que seu filme de 2020 seja visto ainda este ano nos cinemas e não arreda o pé disso. Mas por quê? O que ele está querendo esconder? Cheio de mistérios como alguns de seus projetos anteriores, Tenet guarda segredos que eu e o André Graciotti tentamos desvendar nesta edição do Cine Ensaio, além de aproveitarmos para comentar sobre o cinema deste diretor que está entre os mais importantes da atualidade.

Christopher Nolan de trás pra frente

tenet

Christopher Nolan não vê a hora de lançar seu novo filme, Tenet, nos cinemas. O diretor de Inception estava com tudo programado para lançar seu novo filme no início deste ano e como em seu filme estrelado por Di Caprio, ele brincava mais uma vez com a noção da percepção da realidade, desta vez lidando com a linearidade do tempo. Mas com a pandemia, ele viu seus planos serem adiados indefinidamente, até os cinemas voltarem a abrir. Ele foi relutante até em lançar o novo trailer fora das salas de cinema, resignando-se a estreá-lo dentro de um videogame (e assim Fortnite vai estabelecendo um novo vínculo entre a indústria dos games e a do cinema, como também fez com a música, no show de lançamento do single novo do Travis Scott), ao mesmo tempo em que briga para que os cinemas voltem a abrir o quanto antes (idealmente, para ele, no dia 17 de julho, como havia anunciado no fim do ano passado).

youtube.com/watch?v=5uShcH_3NB4

O novo trailer aprofunda-se na ideia que a manipulação do tempo é o tema central do filme, mas há algo escondido até em seu título – o aspecto palindrômico, que pode ser lido de trás pra frente – que cogita que mais uma vez o diretor norte-americano trabalhe com camadas, desta vez, temporais. E há quem diga que o filme seria uma continuação secreta de Inception… Hmmm…

D.W. Griffith e a origem de Inception

inception

O videoensaísta Kevin B. Lee parte dos grandes feitos de edição e narrativa de Christopher Nolan em Inception para mostrar que tudo isso havia sido feito por um cineasta que, há cem anos, inventou a linguagem cinematográfica com truques polidos um século depois no filme com Leonardo Di Caprio.

“Interestelar” via “2001”

interstellar_2001

As comparações entre o épico scifi de Christopher Nolan do ano passado com o pai-de-todos 2001 – Uma Odisseia no Espaço são evidentes, mas neste clipe que postei lá no meu blog do UOL vemos que há semelhanças e diferenças que praticamente conversam entre si http://matias.blogosfera.uol.com.br/2015/04/13/o-que-interestelar-de-christopher-nolan-tem-a-ver-com-o-2001-de-kubrick/.

interstellar_2001

“Interestelar”, o épico sci-fi emocional que Christopher Nolan trouxe ao mundo no ano passado, é um filhote quase-clone do pai-de-todos em sua categoria, o épico sci-fi racional “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, de Stanley Kubrick. São duas histórias completamente diferentes, impulsionadas por motivações diametrialmente opostas, mas que vasculham a mesma área do inconsciente coletivo, uma expectativa por uma transcendência a outra dimensão que justificaria a existência humana, e entregam experiências audiovisuais bem parecidas. O estudante de cinema Jorge Luengo Ruiz, de Madri, parelhou os dois filmes ao som da deslumbrante valsa “Danúbio Azul” de Johann Strauss e o resultado sublinha a inevitável semelhança entre as obras do mestre e do discípulo.

Interstellar e a popularização da ficção científica

interstellar

Em novembro estréia o filme novo de Christopher Nolan, Interstellar e você já deve ter visto o trailer…

É mais um passo rumo à popularização da ficção científica, esse gênero que já foi a ovelha negra da literatura e hoje se firma como um dos principais pilares da produção cultural moderna. Nolan não é nenhum novato no gênero (e, em última instância, filmes de super-herói são histórias de ficção científica), mas é a primeira vez que ele leva sua narrativa para o espaço. O tom do trailer dá a entender que é mais uma ópera épica envolvendo sobrevivência, sentimentos e o universo, como Gravidade, de Alfonso Cuarón, foi no ano passado. Só o fato do Ramon (que vem acompanhando as notícias sobre a produção do filme de perto, vale acompanhar) resumir o filme na equação “Wall-E + A Árvore da Vida + Contato” dá a medida de como a temática existencial na ficção científica tem se tornado uma constante cada vez mais frequente em nosso zeitgeist. O que nos faz pensar…

Mas tenho uma leve impressão que o filme vai muito além do que assistimos nesse trailer (sem contar as estrepolias técnicas de Nolan, que filmou cenas para iMax em película 70mm).

Alguém está animado com o novo filme do Super-Homem?

man-of-steel-poster

Não sei se é a produção do Christopher Nolan que tem dado um tom muito sombrio ao personagem mais pra cima (trocadilho incluso) da DC, mas até agora os três trailers do tal Man of Steel dirigido pelo Zack Snyder não estão convencendo. Mas aí veio o Nerd Pai e sugeriu uma brincadeira. Aperte play nos dois vídeos abaixo, mas coloque o primeiro no mute. E veja como as coisas mudam de figura…

Bom hein!

Super-Homem 2013

É isso aí: Zack Snyder e Christopher Nolan vão tentar reinventar o alienígena mais popular deste planeta no ano que vem – e o teaser já foi ao ar.

E o trailer novo de Dark Knight Rises?

Tenso, hein.

“Todo grande truque de mágica consiste em três partes ou atos…”

Ao superposicionar o discurso do mordomo Alfr… digo, Michael Caine no filme O Grande Truque sobre cenas dos dois primeiros filmes que Christopher Nolan fez sobre Batman, o vídeo acima pode dar um bom rumo sobre o que o autor de Inception pode fazer em Dark Knight Rises, ainda mais se lembrarmos que pouquíssima promoção foi feita ao redor do filme (lembrando que o anterior ganhou prêmios e mais prêmios por ter criado um modelo invejável de publicidade viral antes mesmo do filme ser lançado).