Chris Dreja (1945-2025)

, por Alexandre Matias

Apesar do baixo perfil, Chris Dreja, que morreu na semana passada, foi um dos principais nomes da cena inglesa dos anos 60 que descobriu, no blues elétrico norte-americano da década anterior, um refúgio para sua juventude desoladora. Ao lado do guitarrista adolescente Top Topham, ele fundou o grupo Metropolitan Blues Quartet que, com a entrada de novos músicos, tornaria-se uma das principais bandas daquele cenário, ao lado dos novatos Rolling Stones, Bluesbreakers, Kinks, Manfred Mann e Animals. Os Yardbirds entrariam para a história do rock por conta de uma penca de sucessos no período (como “For Your Love”, “I Wish You Would”, “Heart Full of Soul”, “Evil Hearted You” e “Shape of Things”), mas principalmente por ter sido um celeiro para guitarristas que mudariam a história do pop britânico daquele período, como Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page. E ao lado destes, primeiro na guitarra-base e depois no baixo, estava Dreja, que, além de ser um dos principais compositores do grupo, seguiu na banda até o final, no fim daquela década, quando o grupo desmantelou-se e, para não perder datas de shows já agendadas, Page recriou o grupo com outros músicos, que em vez de circular como New Yardbirds, como pretendia o guitarrista, preferiu transformar uma piada dita pelo baterista do Who Keith Moon (“que os novos Yardbirds iriam voar como um zepelim de chumbo”) em nome da banda, Led Zeppelin. Dreja largou a música para dedicar-se à fotografia durante os anos 70 até que, na década seguinte, montou o grupo Box of Frogs ao lado do baixista Paul Samwell-Smith e do baterista Jim McCarty, todos ex-integrantes dos Yardbirds, que existiu entre 1983 e 1986.

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