Trabalho Sujo - Home

Charli XCX no armário da Criterion

Um clássico da nouvelle vague, um Cronenberg, um Antonioni e um Bergman: eis as escolhas de Charli XCX no armário da Criterion. Mas ela escolheu filmes bem fora da curva e deu uma das melhores definições sobre o cinema de David Cronenberg, quando explica que saiu do filme escolhido “confusa, por não saber o que eu achava sobre o filme” e que acha que descobriu “um novo sentimento depois de assisti-lo” – e isso vale pra praticamente todos os filmes do mestre canadense.

Assista abaixo:  

Charli XCX ♥ Sky Ferreira

Mal lançou The Moment, pseudodocumentário inspirado na turnê de seu disco-fenômeno Brat, Charli XCX parte para a nova fase de seu plano de dominação do mundo do cinema, ao trazer mais detalhes sobre seu próximo disco, que também é a trilha sonora para a nova versão do clássico O Morro dos Ventos Uivantes, romance que a inglesa Emily Brontë publicou em 1847 e que sazonalmente é adaptado para a telona. A nova versão estreia nos EUA neste mês e conta com direção de Emerald Fennell e Jacob Elordi e Margot Robbie no papel do casal protagonista. Charli já lançou três músicas deste novo disco (“House”, composta e gravada ao lado de ninguém menos que John Cale, “Chains Of Love” e “Wall Of Sound”) e agora antecipa a ordem das músicas do disco que sairá no dia 13 de fevereiro e terá uma colaboração com uma de suas artistas favoritas, Sky Ferreira. Sem lançar álbuns desde seu primeiro disco, Night Time, My Time, de 2013, ela vem travando uma batalha judicial contra sua gravadora Capitol e seu segundo álbum, Masochism, que deveria ter saído em 2015, segue sendo adiado. De lá pra cá, a própria Charli chamou-a para colaborar em uma faixa (“Cross You Out”) em 2019, mesmo ano em que ela lançou o primeiro single desde o disco de 2013, “Downhill Lullaby”. De lá pra cá, Ferreira lançou mais duas músicas, “Don’t Forget”, lançada em 2022, e “Leash”, lançada no ano passado para a trilha do filme Babygirl. “Eyes of the World”, a colaboração com Charli na trilha sonora de O Morro dos Ventos Uivantes, é a quinta faixa que Sky Ferreira lança desde o anúncio de Masochism que, depois do movimento dos fãs por sua liberdade (chamado de “Free Sky Ferreira”), parece que finalmente vai ser lançado este ano.

Veja a lista das novas faixas de Charli abaixo:  

The Moment da Charli XCX já tem data de estreia no Brasil!

26 de fevereiro: eis a data de lançamento de The Moment no Brasil. O pseudodocumentário sobre o fenômeno Brat conduzido por Charli XCX entre 2024 e 2025 e dirigido por Aidan Zamiri, acaba de estrear no festival de Sundance e, às vésperas do lançamento da trilha sonora produzida por seu compadre A.G. Cook, anuncia a data de lançamento do filme em diversas praças no clipe da música “Residue”, estrelado pela própria Charli e por outra atriz do filme, Kylie Jenner. Boa notícia!

Assista abaixo:  

O momento de The Moment no festival de Sundance

“Don’t sleep, don’t eat, just do it on repeat”, respondeu Charli XCX, citando ela mesma (na “365” que encerra seu disco Brat) quando alguém da plateia perguntou como é que ela conseguia tempo para fazer tudo que conseguia. Ela estrelou a entrevista coletiva neste sábado no festival de Sundance quando apresentou seu documentário de mentira The Moment ao lado do elenco do filme e do diretor Aidan Zamiri e falou sobre o que ela mais queria agora, diferente da personagem do filme, é que o Brat – disco-motor do fenômeno retratado no pseudodocumentário – parasse.

Assista abaixo:  

A trilha sonora do The Moment da Charli XCX é o novo disco do A.G.Cook

Quando Charli XCX despediu-se do verão Brat no final do festival de Coachella do ano passado, ela não estava apenas colocando o ponto final em seu bem sucedido experimento pop de 2024, como também estava esticando-o como reticências para um novo momento para o disco. O momento em si (er…) era o próprio filme The Moment, que estreia no próximo dia 30 nas telas do hemisfério norte, pseudodocumentário feito no meio da turnê do infame disco verde-limão que lida com a dor e a delícia de se cumprir uma agenda intensa quando se chega um ponto alto do showbusiness (que inclui, mais infâmia de piada interna, documentários sobre turnês gigantescas). O documentário começou a ser revelado ali, quando, no telão, ela duvidava sobre o fim do verão Brat e, no som, ouvíamos um remix de “I Love It”, hit da dupla sueca Icona Pop que colocou Charli no mapa mundial da dance music em 2012, que dá ênfase em dois versos da canção: “Eu amo” e “eu não me importo”. Foi revelado no ano passado que o remix era, na verdade, uma faixa inédita do produtor e broder de Charli, A.G. Cook, que assina a trilha sonora do documentário e batizou aquele último suspiro de Brat de “Dread” (nojo), sintetizando o lado pesado da fama multimilionária que quase nunca é mencionado por seus protagonistas. Na semana passada, Cook lançou mais uma música da mesma trilha, um IDM pesadíssimo chamado “Offscreen”, o que indica que Brat seguirá vivo por mais alguns meses mesmo que Charli esteja mais ocupada com sua carreira nos cinemas – e siga dando aulas de como lidar com o mondo pop na terceira década do século 21.

Assista abaixo:  

Charli XCX cinéfila

Procurando o que assistir nesses dias de limbo entre o natal e o ano novo? Saca as sugestões de filmes que a cinéfila Charli XCX compartilhou em sua conta no tique-toque. Tem desde David Lynch a Antonioni, passando pelo novo do Linklater (obrigatório, reforço a dica), Sophia Coppola, Robert Altman, um anime e uma animação da Disney (Zootopia 2, que ela crava como um clássico do futuro), entre várias outras (ótimas) dicas. Anota aí!

Assista abaixo:  

O momento de Charli XCX

A primeira exibição do documentário de mentira The Moment, que Charli XCX fez sobre seu momento Brat no ano passado, acontecerá no início do ano que vem, quando o filme dirigido por Aidan Zamiri estreia no festival de cinema de Sundance, nas cidades de Park City e Salt Lake City, nos Estados Unidos, que acontece a partir do dia 22 de janeiro de 2026. O filme, criado a partir da pressão para fazer um filme sobre a turnê, explora o lado irônico e cínico de se fazer tanto sucesso e o trailer final do documentário falso foi lançado aproveitando esse anúncio. O filme, que ainda conta com Kylie Jenner, Alexander Skarsgard, Rachel Sennott, Rosanna Arquette, Shygirl e A.G. Cook, entre outros, no elenco, chega aos cinemas dos EUA no dia 30 daquele mesmo mês e não tem previsão de lançamento no Brasil. The Moment é um dos três filmes com Charli no elenco (além dos outros quatro que ela está envolvida) que estreará no festival, cuja próxima edição é a primeira depois da morte de seu fundador, Robert Redford: The Gallerist, filme sobre o mercado de arte com Natalie Portman e Jenna Ortega, e I Want Your Sex, de Gregg Araki.

Assista abaixo:  

Eis o trailer do novo filme da Charli XCX

Eis o trailer do novo filme da Charli XCX, The Moment, um documentário de mentira sobre o fenômeno Brat, que ela “concebeu a partir da ideia de ser pressionada a fazer um documentário” sobre como ela dominou o verão do ano passado no hemisfério norte a partir de seu disco mais recente. É mais um projeto de sua nova fase cinematográfica, anunciado na semana seguinte em que ela revelou que seu próximo álbum é a trilha sonora da nova adaptação para a telona do clássico O Morro dos Ventos Uivantes. The Moment está marcado para estrear lá fora no dia 30 de janeiro e ainda não tem data de lançamento para o Brasil.

Assista abaixo:  

Charli XCX ♥ John Cale

“Elegante e brutal”: a descrição que John Cale fez no pacto com Lou Reed para criar o Velvet Underground, descrita no documentário com o nome da banda dirigido por Todd Haynes em 2021, mexeu com Charli XCX a ponto de, quando foi convidada para compor uma das músicas da trilha sonora da nova versão para o cinema de O Morro dos Ventos Uivantes (dirigida por Emerald Fennell, o mesmo de Saltburn), ela chamar ninguém menos que o próprio Cale para trabalhar junto. A descrição também serve para “House”, música que marca sua nova fase cinematográfica (ela está envolvida em oito – ! – longa metragens, além de ter hypado sua conta no Letterboxd) e que ela revelou essa semana e que consagra sua parceria com o mestre do Velvet Underground e que é o avesso de sua fase dance, eternizada com o Brat que marcou o ano passado. Fino demais.

Assista abaixo: