Depois que o primeiro ano de curadoria de música no Centro da Terra restabeleceu as segundas-feiras como dia de shows em São Paulo, é a vez de invadirmos as terças-feiras. Ao contrário do Segundamente, que propõe quatro shows diferentes para um artista em um mesmo mês, a terça, ainda sem nome, é mais livre e, ao mesmo tempo, mais tradicional. São temporadas que ficam ao gosto do artista, que usa aquelas terças para experimentar um novo show, mexer com canções novas ou consolidar um formato em experimentação, sem necessariamente dividir as apresentações em quatro momentos diferentes. A princípio as temporadas são de quatro terças-feiras, mas nem isso está rigidamente definido. Para começar as terças-feiras no Centro da Terra, chamei os irmãos Cappi – Marinho e Fernando, guitarristas do Hurtmold -, que estão às vésperas de lançar seu primeiro álbum – e usam a temporada para burilar sobre este projeto, focado em canções. Na primeira terça, dia 6, eles convidam o produtor Ricardo Pereira. Na segunda terça, dia 13, eles chamam seus compadres de banda Marcos Gerez e Maurício Takara. No dia 20, o convidado é o grande rabequeiro suíço Thomas Rohrer, e a temporada se encerra dia 27, com a participação da querida Juliana Perdigão. Os quatro shows lidam com o mesmo repertório, que vai sendo retrabalhado a cada nova semana. Conversei com os dois sobre esta temporada, que eles batizaram de Terça-Fera.
Como surgiu o MdM Duo?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/mdm-duo-terca-fera-como-surgiu-o-mdm-duo
Como a temporada Terça Fera funcionará em relação ao disco de estreia?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/mdm-duo-terca-fera-como-a-temporada-terca-fera-funcionara-em-relacao-ao-disco-de-estreia
Como serão as quatro noites e quem são os convidados?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/mdm-duo-terca-fera-como-serao-as-quatro-noites-e-quem-sao-os-convidados
Vocês vão mexer muito no repertório de cada noite?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/mdm-duo-terca-fera-voces-vao-mexer-muito-no-repertorio-de-cada-noite
Vocês vão mostrar material inédito?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/mdm-duo-terca-fera-voces-vao-mostrar-material-inedito
“Parece que passou muito rápido mas ao mesmo tempo parece que foi há muito tempo, porque muita coisa aconteceu!” Bárbara Eugenia resume não apenas o sentimento de seus dez anos de carreira, mas de toda uma década que abalou a todos. No mesmo período em que se firmou como cantora e compositora houve uma mudança cultural e social violenta que, de uma forma ou de outra, está refletida em seu trabalho. É esta transformação que ela coloca em prática na primeira temporada do Segundamente deste ano, quando, nas quatro segundas-feiras de março, ela visita momentos diferentes da sua carreira, priorizando as parcerias. No dia 5, ela abre o mês ao lado de Tatá Aeroplano, mostrando o Vida Ventureira que gestaram na primeira temporada do Centro da Terra do ano passado, quando eles mostraram o disco em primeira mão na celebração dos quinze anos de carreira do músico paulista – que desta vez vem ao palco com a banda completa, com Dustan Gallas, Júnior Boca e Bruno Buarque. No dia 12 é a vez de ela voltar a se reunir com Fernando “Chankas” Cappi, guitarrista do Hurtmold, com quem ela compôs o disco Aurora, fortemente influenciado pela canção beatle. No dia 19 ela se reúne a Pedro Pastoriz para reeditar mais uma versão de seu projeto de intérprete Lovely Hula, recriando clássicos pop em versões luau. E a temporada termina no dia 26 com uma retrospectiva de seus quatro discos individuais, incluindo um que ainda não viu a luz do dia. Conversei com a Bárbara sobre este momento de sua carreira e como ele se reflete neste março no Centro da Terra.
Qual balanço que você faz sobre essa primeira década?
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Quando você pensou na temporada já sabia que queria?
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O que ficou de fora e poderia ter entrado?
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Qual a expectativa de fazer esses shows no Centro da Terra?
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E sobre o último show, do disco novo, o que dá pra adiantar?
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É com imensa satisfação que anuncio os donos das temporadas no Centro da Terra neste primeiro semestre de 2018: em março temos a querida Bárbara Eugenia às segundas e o grande MdM Duo dos irmãos Fernando e Mario Cappi, guitarristas do Hurtmold; em abril às segundas temos o sagaz Rico Dalasam e às terças e a forte Luedji Luna; em maio as segundas são do mestre Edgar Scandurra e as terças do voraz Guizado; em junho as segundas são da deusa Cida Moreira e as terças dos ótimos Garotas Suecas e julho tem o sensacional Vitor Araújo nas segundas e o CORTE de Alzira Espindola nas terças. O Pedro Antunes conta mais em seu blog no Estadão.
Conversei com a Rita Oliva sobre como vai ser a segunda edição do espetáculo Tempo Espaço Ritual, criado por sua persona Papisa, quando ela toca acompanhada pelas musas Larissa Conforto, Silvia Tape, Laura Wrona e Luna França em mais uma edição do ritual sagrado feminino que ela concebeu para o Centro da Terra em 2017 e agora repete-se nesta segunda (mais informações aqui). O espetáculo faz parte da criação e concepção do primeiro álbum de estreia da cantora e compositora.
O que aconteceu com a Papisa entre o primeiro e este novo ritual?
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Há muitas mudanças entre os dois eventos?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/papisa-tempo-espaco-ritual-2018-ha-muitas-mudancas-entre-os-dois-eventos
Como realizar o primeiro espetáculo no Centro da Terra guiou sua carreira?
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Como está o processo de criação e composição do novo álbum?
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Há previsões para a realização de novos rituais?
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Action Lekking, um dos aclamados discos de 2017, foi experimentado ao vivo antes de ser lançado na temporada que Negro Leo fez no Centro da Terra em abril do ano passado. É natural que ele volte para um dos locais onde foi gestado em versão completa – e intensa. Ao lado do baterista Serginho Machado, do baixista Fabinho Sá e do técnico de som Bernardo Pacheco, Leo aprofunda-se no atordoo musical proposto no disco em duas apresentações febris de seu disco duas terças de fevereiro no Centro da Terra. A ordem do caos político e social brasileiro será dissecada em duas sessões complementares em que o disco é revisitado sob a ótica do início do novo ano (mais informações aqui e aqui). Conversei com Leo sobre assuntos correlatos ao tema do disco.
Action Lekking conversa com a Tropicália, 50 anos depois?
Outro dia um jornalista estrangeiro deu que eu fazia faixas e não canções. Pô, esse cara é um idiota da objetividade, eu sou lá o Tom Jobim ou Chico Buarque ou o Noel Rosa?
Essas coisas me irritam, saca, num tom super arrogante, desqualificando o lance, dizendo que eu supunha que o grande barato da Tropicália fosse a abordagem sonora e não as canções. Quer dizer, essa aproximação com a Tropicália é legítima – houve o salto, quem pegou, pegou, eu aprendi ouvindo – mas é tremendamente redutora se você pegar a visão de como venho afirmando meu repertório, conectado com perspectivas que sequer tomaram conhecimento do tropicalismo, gente do Brasil. O tropicalismo me interessa na medida em que é a modulação mais radical e controvertida da crítica de esquerda ainda hoje por causa do alto investimento primitivo (realista) no lance. A distensão do mundo é provocada pela colisao do eu com seu duplo engajado e não pela luta e esperança, que seria dissoluçao do eu no seu duplo engajado. Dessa colisão resta a percepção do gozo como horizonte desejável e a valorização da brutalidade urgente no gesto. O tropicalismo é complexo no debate cultural brasileiro porque revelou o mecanismo do desejo cultural: o que falta é o que transforma, ou seja, a lacuna tem q servir pra expiar e transcender. Por isso estamos muito avançados em relaçao aos europeus.
Essa coisa de deslocar o elemento cultural, produzindo um sentido vertiginoso, Lula e FHC, Che e Coca-Cola, sempre me interessou também. Quem criou a responsabilidade foi a esquerda ortodoxa. A única esquerda possível percebe o elemento cultural do ponto de vista palpável, sou Lula 2018, é o gesto mais mecânico, automático, utilitário, solidário, instintivo que se poderia tomar em política, qualquer outro passa por demandas psicológicas, questões mal resolvidas, foro íntimo, divã. Então pô, esse estrangeiro leu minhas letras? Sei lá, acho tudo muito simplificador.
Fala mais sobre essa questão política neste tenso 2018.
Eu confesso que me dá um prazerzinho sádico quando a grande imprensa me telefona e eu digo ao jornalista que se ele não for honesto o suficiente pra publicar que o jornal pro qual ele trabalha é anti lek, que seja honesto para não publicar nada. Outro dia foi com um cara do Globo.
Eu que sou muito idiota ou esse pessoal que acha q Lula ‘perdeu uma oportunidade historica’? Pessoal acha que política é sonho, isso é coisa de hippie e psicanalista. Política é aquele verso do Sergio Sampaio: suje os pés na lama e venha conversar comigo.
Cês viram a campanha #aprendizlegal do governo federal na TV aberta? Um aprendiz ganha entre 1/3 e 2/3 do salario mínimo que varia de acordo com as horas semanais trabalhadas. Tão encorajando empregadores a contratar aprendiz para não custear empregado.
Como 2013 conversa com 2018?
Quando 2013 estourou com as jornadas eu percebi que a única mobilização honesta e salutar naquele contexto provinha dos anarquistas, pros quais o estado tem que acabar mesmo. Mas logo fui percebendo que aquilo seria engolido tanto pelo governo federal, pra quem aquilo era uma demanda irrealizavel de esquerda, como serviria posteriormente à linha acessória do golpe via captura discursiva da mídia, que deu no antipetismo.
Acho que Bernardo Oliveira me aplicou Jesse de Souza na rede. Revisão histórica potencialmente destruidora de nossa sociabilidade escravista. Ate a esquerda radical, q eu prefiro chamar de naif ou ingenua, teve que reconhecer o balanço, embora lamentasse o engajamento de Jesse na defesa de Lula e Dilma.
A partir daí o Lek começou a ganhar forma na minha cabeça. Daí foi misturar um pouco as expectativas das classes populares em ‘Meus Filhos, Meu Tesouro’ de Jorge Ben, com a tranformaçao do elemento cultural nos contextos empobrecidos. Enquanto o liberalismo estimula uma espécie de diferença que tende a se anular no contexto consumidor – o mercado -, a ecologia estimula uma super diferença na relaçao natureza x mercado – a sociedade. Isso vai ter que ser equilibrado em algum momento por um governo de esquerda.
E qual o papel do Carnaval nessa história toda?
Eu vejo pessoas problematizando o Carnaval na rede. Pô, isso é coisa de gente mesquinha, né? Gente amargurada. Não gosta de Carnaval, fica calado. O Carnaval também é dos tolos, é da direita e da esquerda, é o momento mais delicado da nossa sociabilidade brasileira. É a festa popular. O Carnaval nos ensina, de maneira inequívoca, nas palavras de Flavio de Carvalho, que o mais baixo na hierarquia social é quem dita a moda. O Carnaval nos mostra claramente o paraíso artificial da política. Talvez seja a única força anárquica autêntica em potencial do brasileiro. Algo capaz de derrubar o estado. Pense no simbolismo do prefeito entragando a chave da cidade ao Momo. Quando o carnaval passa é difícil entender como as pessoas conseguem retomar sua vida ‘normal’. Eu sempre me fodia na administraçao psíquica do lance. Nao é facil castrar toda liberdade já na quinta depois das cinzas.
Como Action Lekking se encaixa neste contexto?
Eu quero exaltar o brilhantismo e inventidade de Sergio Machado e Fabio Sá. A presença deles é a maior força do disco. Sergio ja vinha com a ideia de processar sua bateria com mics ligados a um synth, o que eu fiz foi levar essa ideia a todos os instrumentos na mistura. Pepe e Renato Godoy montaram uma nave digital/analógica q nao deve nada a Abbey Road e depois Manso juntou-se a nós e deu grandes ideias, como o vari-fi onde deveria haver um solo em “Lek Lover”. O mais incrivel na historia do actionlekking é a maneira absolutamente fortuita como as coisas se deram. Ava (Rocha, esposa de Leo) recebeu um telefonema de Funai (Rodrigo “Funai” Costa, técnico responsável pelo som da Red Bull Station), depois de quatro artistas que haviam cancelado gravação no Red Bull Station. Como ela também estava gravando o disco dela lá, ele supos que ela quisesse gravar alguma coisa no buraco ocioso do estúdio. Mas ela também não podia e me indicou. Liguei pra Fabio e Sergio e fiz o convite, pra minha sorte eles podiam e toparam. Gravamos o disco em três dias. Depois mixamos em uma semana no estudio do Pepê no rio (que aliás recomendo fortemente pela estrutura e pelo astral).
E como você trouxe o disco para o palco?
Fizemos o primeiro show oficial do Aktion no festival Fora da Casinha. Bernardo Pacheco fez o som do nosso palco, eu apenas disse a ele que queria que a master do PA fosse manipulada impiedosamente com efeitos, algo que Estevao Case fazia nos shows do Água Batizada, mas ali apenas a voz era processada. Eu tinha imaginado um disco muito processado, quando saiu, lembro de Alejandra Luciani, engenheira de gravação do disco, comentar que tinha ficado aquém da imaginação. Ela tava certa, mas eu nao podia perder as canções e arriscar um ano de ostracismo por ter lançado um disco ‘muito louco’. Quando pintou esse arremedo de crítica na beatbrazil, do tal gringo que mencionei acima, vi q podia ter realmente feito algo ainda mais insano. Esse ano vou gravar mais um disco com Sergio e Fabio, dessa vez com Kiko Dinucci no violão e Vítor Araújo escrevendo os arranjos pra orquestra. Pensei também em alguns solistas, quero reabilitar o solo, o indie matou o solo. Vai ser tão quente, tão quente que vai carbonizar cérebros e corações desavisados.
Invertendo completamente a lógica de produção artística, Isabel Lenza faz o primeiro show de sua vida no Centro da Terra, abrindo as atividades do espaço em que sou curador de música neste 2018. Depois de começar a carreira trabalhando nos bastidores para depois compor (é coautora de parte das canções do segundo disco de seu ex-companheiro, Marcelo Jeneci), ela gravou sua estreia Ouro sem nunca ter subido num palco, o que faz em uma minitemporada de duas segundas-feiras, dias 5 e 19, num processo que está chamando de Ouro Aberto (mais informações aqui). Conversei com ela sobre esta fase de sua novíssima carreira.
Como Ouro começou?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/isabel-lenza-2018-como-ouro-comecou
Quando o disco começou a se materializar?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/isabel-lenza-2018-quando-o-disco-comecou-a-se-materializar
É a primeira vez que você apresenta-se ao vivo, fale sobre este processo.
https://soundcloud.com/trabalhosujo/isabel-lenza-2018-e-a-primeira-vez-que-voce-apresenta-se-ao-vivo-fale-sobre-este-processo
Depois destes primeiros shows quais serão os próximos passos?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/isabel-lenza-2018-depois-destes-primeiros-shows-quais-serao-os-proximos-passos
Retomamos as atividades no Centro da Terra em 2018 com shows de três artistas durante o mês de fevereiro. Quem inaugura a nova temporada é a debutante Isabel Lenza, que faz seus primeiros shows da vida ao mostrar seu disco Ouro ao vivo com uma banda que conta com integrantes do Bixiga 70 na formação – ela toca na próxima segunda (dia 5) e na segunda seguinte à do carnaval (dia 20). Após a folia é a vez do mítico Negro Leo inaugurar as terças-feiras da programação (dias 20 e 27), mostrando seu Action Lekking ao vivo, disco que foi rascunhado durante sua temporada no ano passado, em abril. E na última segunda-feira do mês é a vez da Papisa revisitar o espetáculo Tempo Espaço Ritual, que inaugurou em outubro do ano passado no mesmo local. E prepare-se que é só o começo do ano, logo após o carnaval anuncio os donos das temporadas do primeiro semestre deste imprevisível 2018. O Pedro deu mais detalhes sobre a temporada deste mês em seu blog no Estadão e os ingressos já estão começando a ser vendidos online aqui.
A primeira curadoria que exerci em 2017 começou no ano anterior, quando a Keren me chamou para assumir o papel de curador de música do Centro da Terra. Para mim o desafio era simples mas ao mesmo tempo complexo: chamar artistas para valorizar o espetáculo e criar novos projetos a partir do próprio local (ele mesmo uma viagem para dentro, como o próprio tom do meu 2017). Uma matemática irracional me fez criar o projeto Segundamente, em que artistas têm quatro segundas-feiras para criar um projeto próprio, de preferência inédito. Assim, tivemos os 15 anos de carreira do Tatá Aeroplano em março, o Chega em São Paulo de Negro Leo em abril, o Mergulho de Tiê em maio, o Depois a Gente Vê de Thiago França em junho, o Na Asa de Luísa Maita em julho, o Música Resiliente em Camadas Lentas do Maurício Takara em agosto, o Mete o Loco de Rafael Castro em setembro, o Persigo SP de Saulo Duarte em outubro e o Enfrente de Alessandra Leão em novembro, além dos shows individuais de Iara Rennó (Feminística), Luiza Lian (Oyá: Centro da Terra) e Papisa (Tempo Espaço Ritual), nos meses com cinco segundas-feiras. Foram meses de aprendizado e preparo, intensos e emocionantes, com o desafio de fazer o público da região do Sumaré sair de casa nas segundas-feiras para ver shows que não veria em nenhum outro lugar. Ainda teve o sensacional encontro com todos estes artistas na primeira segunda de dezembro, provando que a música vibra sem precisar de regras ou planos. É só deixar rolar. Agradeço imensamente a todos os artistas que convidei e também a todos que foram convidados por estes artistas, transformando o Centro da Terra em um núcleo de produção musical avançada numa época em que fazer cultura parece ser subversivo – porque talvez o seja.
2017 foi um ano de auto-análise, de autoconhecimento, de olhar para dentro para saber o que queremos do lado de fora. Enquanto 2016 foi uma porrada inesperada (entre outras coisas engrossei a estatística dos divórcios daquele ano), 2017 foi um ano de cultivo, de introspecção e de escolhas. E o fato de ter me tornado curador de música de duas instituições distintas ajudaram bastante nesse processo. Já havia sido curador de músicas em três situações diferentes (do Prata da Casa do Sesc Pompeia em 2012, do Festival da Cultura Inglesa em 2012 e 2013 e do Circuito Cultural Paulista em 2015), mas nos três casos entrei em projetos já existentes e obedeci a regras pré-estabelecidas. O que um amigo meu das artes plásticas dizia que pouco tinha a ver com curadoria: “isso é programação, curador é o cara que criou o Prata da Casa e disse que todo ano alguém iria escolher os artistas daquela vez”, me provocava. E foi com essa provocação que atravessei 2016, bolando qual seria a forma de transformar a programação musical do Centro da Terra, curadoria que aceitei no decorrer do ano passado, de forma que o local não simplesmente recebesse shows já existentes. E quando o Cadão me chamou para ser curador do Centro Cultural São Paulo, no início de 2017, aquela provocação já havia cristalizado e eu sabia que deveria fazer mais que simplesmente escolher ou definir artistas e shows para aquele lugar mágico – cuja magia me fez aceitar instantaneamente o convite. Elencar shows que não existiam e provocar artistas a bolar apresentações inéditas fizeram parte deste processo de auto-análise que me ajudou a atravessar 2017 com a cabeça erguida. A etimologia da palavra “curadoria” é a mesma do verbo “cuidar” e esse cuidado em relação à produção musical brasileira atual me ajudou a entender meu próprio espaço nesse contexto – e a vislumbrar um futuro bem mais interessante que o que havia projetado para mim mesmo até agora. 2017 foi ano dos meus 42 verões, aquele número que Douglas Adams disse que era a resposta para a pergunta sobre o sentido da vida. E foi crucial aceitar esse novo sentido para minha jornada neste planeta.
Eis a íntegra do show que encerrou o ano no Centro da Terra, reunindo treze cobras da atual música brasileira: Alessandra Leão, Saulo Duarte, Thiago França, Luísa Maita, Papisa, Negro Leo, Luiza Lian, Tatá Aeroplano, Maurício Takara, Iara Rennó e Tiê, além dos convidados Marcelo Cabral, Rafa Barreto e Charles Tixier.
Que noite!