Pé firme no chão

A apresentação que Maurício Tagliari fez nesta terça-feira no Centro da Terra partiu de seu trabalho de pós-graduação, quando o violonista e produtor, orientado pelo percussionista Ari Colares, visitou as células rítmicas da música afrobrasileira. A partir disso, Maurício começou a chamar instrumentistas mulheres para compor canções a partir desta pesquisa, o que começou a materializar-se no espetáculo Na Linha Guia, que mostrou no palco do teatro do Sumaré, ao lado das percussionistas Victoria dos Santos e Xeina Barros. Juntos, os três embarcaram em uma viagem pelas claves básicas que deram origem a desdobramentos específicos da música brasileira, mostrando composições ao mesmo tempo em que explicavam conceitos e davam exemplos, transformando a apresentação numa aula – e vice-versa. Por pouco mais de uma hora, o trio conduziu o grupo a reflexões sobre a natureza do que chamamos de música brasileira intercaladas por causos e canções, sempre os pés do ritmo batendo forte no chão.

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Maurício Tagliari + Victoria dos Santos + Xeina Barros: Na Linha Guia

Quem assume o palco do Centro da Terra nesta terça-feira é o trio formado por Maurício Tagliari ao lado das percussionistas Victoria dos Santos e Xeina Barros, que passeiam por canções criadas a partir de claves da linhagem musical afrobrasileira que foi a pesquisa de pós-graduação de Maurício. O espetáculo Na Linha Guia é o início de um novo trabalho de Maurício ao lado de instrumentistas mulheres, começa pontualmente às 20h e já está com ingressos à venda no site do Centro da Terra.

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Pós-punk instantâneo

Essa segunda noite da temporada de Paulo Beto no Centro da Terra foi absurda. Reunindo um time sem ressalvas, ele simplesmente deixou o som rolar e a química entre os músicos transformou o palco do teatro num laboratório de improvisos repentinos e composições espontâneas que iam tomando corpo a partir de pequenas doses de ritmo cogitadas por algum dos integrantes da banda Zeroum, sendo seguido ao mesmo tempo pelos outros três numa sintonia finíssima. Na bateria, Edgard Scandurra dava toda a quadratura pós-punk e por vezes kraut que pairava sobre os quatro, temperada pelos synths dessa vez discretos conduzidos por PB, mais presente na guitarra – punk-funk como deveria ser – do que em seu instrumento eletrônico nativo, o baixo de groove cavalar conduzido por Luiz Thunderbird e o vocal caótico e frito de Tatá Aeroplano, tocando seus brinquedos com pedais criando efeitos intuitivamente. Num dado momento, Thunder pegou o microfone e reforçou o caráter instantâneo das composições, reforçando que parte da energia vinha da plateia: “A gente sentiu esse lance Devo vindo de vocês”, reforçou. Uma noite memorável.

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Estabelecido em alto patamar

O quarteto Celacanto propôs-se uma ideia ousada nesta terça-feira no Centro da Terra, quando decidiu mostrar na íntegra seu disco de estreia, que será lançado na quinta-feira da semana que vem. Fazendo uma apresentação sem bula para o público, a banda convidou os presentes a uma audição ao vivo, mostrando o álbum Não Tem Nada Pra Ver Aqui (frase que abre o disco e, portanto, o show) na mesma ordem que no disco. A diferença era justamente a natureza fluida das canções entre si – diferente do disco, o grupo decidiu fazer transições ao vivo entre as músicas, para tornar a costura das canções uma história coesa com o correr do show. Passeando entre o art rock e o rock progressivo, o grupo puxou suas canções que falam de relacionamentos e da própria existência com timbres de rock clássico e vocais e melodias melancólicas, bebendo da tristeza do indie rock, sempre conduzido pelas linhas de baixo melódicas de Matheus Arruda (que por uma música foi para a guitarra) e pela bateria matemática de Giovanni Lenti, enquanto Edu Barquinho passeia pela guitarra, piano e acordeão, sempre solando sem precisar exibir-se, e o principal compositor da banda, o líder e cantor Miguel Lian, aclimatava ainda mais o público com sua voz e guitarra ou quando foi ao piano, mostrar uma das músicas mais fortes da noite. A banda ainda contou com a participação do produtor Lauiz, que ajudou a banda a forjar o som desse primeiro disco e tocou sintetizadores e bateria eletrônica, além de sua presença sempre carismática, mesmo que muda, e com vídeos feitos pela dupla Giba e Aurora, derramando cores saturadas retrô sobre o grupo. A apresentação prova que o Celacanto já está num patamar musical avançado em relação ao seus contemporâneos, mesmo que ainda não tenha lançado nem seu primeiro disco. Vão longe.

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Celacanto: Falta Tempo

Nesta terça-feira temos a satisfação de receber uma das novas bandas mais promissoras da atual cena paulistana, quando o quarteto Celacanto, formado pelo vocalista e guitarrista Miguel Lian, pelo também guitarrista e sanfoneiro Edu Barquinho, pelo baixista Matheus Arruda e pelo baterista Giovanni Lenti, apresentam o espetáculo Falta Tempo, uma versão em que seu primeiro álbum Não Tem Nada Pra Ver Aqui, que ainda será lançado este mês, transforma-se num espetáculo audiovisual para ampliar o conceito da banda, que flerta tanto com o indie rock, a música brasileira, o art rock e o rock progressivo e contará com a participação de Lauiz nos teclados, integrante da banda Pelados que também é produtor deste primeiro álbum do grupo. O espetáculo começa pontualmente às 20h e os ingressos estão sendo vendidos no site do Centro da Terra.

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Ave Santa Sangre!

Paulo Beto começou maravilhosamente sua temporada Selva de Pedra, em que comemora seu quarto de século em São Paulo, nesta segunda-feira no Centro da Terra, quando abriu sua safra de shows com um projeto ainda inédito, chamado Santa Sangre, em que, pilotando como sempre seus synths, cria camas sintéticas e instrumentais para solos de dois monstros em seus instrumentos: o guitarrista e violeiro Marco Nalesso, que fica num inusitado meio termo entre Adrian Belew e Ivan Vilela, que por vezes tocava sua viola caipira (ou caiçara, como corrigiu o próprio PB) com arco, e o saxofonista e flautista Paulo Casale, este conduzindo os outros dois a paragens aparentemente desérticas (mas com vida que se embrenha nos detalhes), primeiro com um pífano, depois com um sax. A noite foi encerrada com uma incursão que John Lennon fez ao Tibet com os Beatles quando o trio recebeu a mestra guitarrista Lucinha Turnbull como convidada do final da apresentação, visitando “Tomorrow Never Knows” num transe de mais de quinze minutos, com Mari Crestani fazendo luz pela primeira vez – e brilhando. Só sabe quem viveu.

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Anvil FX: Selva de Pedra – PB/SP 25 Anos

Que prazer receber nas quatro vezes em abril a celebração de 25 anos de São Paulo que o mestre Paulo Beto completa neste 2025. O mineiro criador do projeto Anvil FX chegou há um quarto de século na cidade e nos próximos quatro começos de semana comemora este aniversário com comparsas, cúmplices e camaradas de diversas frentes musicais, transformando cada apresentação em um mergulho em uma de suas facetas artísticas. Na primeira noite ele convida Marco Nalesso, Nivaldo Campopiano, Paulo Casale e Lucinha Turnbull para realizar o projeto Santa Sangre no palco do teatro. Na segunda seguinte, dia 14, ele traz Miguel Barella, Tatá Aeroplano, Edgard Scandurra e Luiz Thunderbird em mais uma mutação de seu grupo Zeroum. Depois, dia 22 (que cai numa terça, porque a segunda anterior é feriado e o teatro não abre), ele traz sua Church of Synth ao lado de Arthur Joly e Tatiana Meyer para encerrar no dia 28 com o Anvil Opake que conduz ao lado de Fausto Fawcett, Tatiana Meyer, Bibiana Graeff, Apolonia Alexandrina, Mari Crestani e Silvia Tape. Os espetáculos acontecem sempre pontualmente às 20h e os ingressos já estão à venda no site do Centro da Terra.

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Num transe circular contínuo

A cada nova pedalada a Bike adentra numa espiral de groove hipnótico e repetição que transforma cada novo disco em uma imersão em mantras psicodélicos sempre mais herméticos e crípticos, segredos musicais revelados a partir das chaves melódicas que alicerçam suas músicas, sejam elas riffs, grooves, linhas de baixo, refrães, sempre trabalhando no território estruturado da canção. Mas o salto dado pelo grupo no que deverá ser seu sexto álbum extrapola justamente este limite e foi isso que o quarteto paulista apresentou nesta terça-feira, no Centro da Terra, num espetáculo batizado de Noise Meditations que, como revelou o grupo ao final do show, será também o nome do próximo disco. E a característica deste novo conjunto de músicas é que a Bike deixa para trás o circuito fechado das canções, preferindo reforçar a natureza circular de seus temas em faixas extensas e etéreas, que misturam tanto os timbres do noise e dreampop com um niilismo drone e uma placidez ambient, que transmuta sua psicodelia, erguendo icebergs de som. A nova formação do grupo inclui o guitarrista do Applegate, Gil Mosolino, assumindo o baixo da banda, enquanto as guitarras e vocais de Julito Cavalcante e Diego Xavier se entrelaçam cantando letras em loop, enquanto o baterista Daniel Fumega expande sua área de atuação para além do ritmo do rock psicodélico, acrescentando elementos com o motorik kraut e um groove latino que transmuta a sonoridade da banda para uma estratosfera sonora nunca experimentada pelo grupo, sempre conectando os temas uns aos outros, sem espaço para intervalos ou conversa com o público. Uma ousadia recompensada no palco.

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Bike: Noise Meditations

Começamos a programação de música de abril no Centro da Terra com uma banda que já passou pelo palco do teatro (uma vez dividindo o palco com Tagore e outra com Guilherme Held), desta vez tocando material inédito e sem convidados. A clássica banda psicodélica paulista Bike está preparando seu novo álbum e transforma esta apresentação em um laboratória para experimentar músicas novas, trazendo um repertório inédito – e em formação – no show que batizaram de Noise Meditations, quando também apresentam sua nova formação. O espetáculo começa pontualmente às 20h e os ingressos podem ser comprados no site do Centro da Terra.

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Missão cumprida

Quando convidei os Fonsecas para assumir uma temporada no Centro da Terra, o ar de nervosismo dos quatro era idêntico ao de excitação e a cada nova conversa sobre o assunto era evidente que eles estavam dispostos a aproveitar as quatro segundas-feiras como uma experiência para exercitar sua dinâmica criativa em grupo e começar a trilhar os rumos para um segundo álbum, que até o ano passado estava no campo das ideias. A forma como dividiram as quatro noites foi crucial para que pudessem exercitar esse músculo rumo à segunda parte de sua carreira, fazendo a primeira apresentação dedicada ao primeiro disco (Estranho pra Vizinha, do ano passado), a segunda só com versões de outros compositores (todos deste século), a terceira trabalhando sua musicalidade sem canções, só no improviso, para culminar na apresentação feita no último dia do mês em que sacaram 40 minutos de músicas que nunca foram gravadas e, salvo poucas exceções, nunca tinham sido tocadas em público. E a forma como apresentaram esse novo momento foi muito bem trabalhada, começando com momentos solos de três de seus integrantes: primeiro veio o baixista Valentim Frateschi, depois o guitarrista Caio Colasante e finalmente o vocalista Felipe Távora, todos tocando uma composição própria sonhos ao violão, isolados entre si, até que o baterista Thalin começa o que parecia ser um início de solo que descamba na primeira canção, ligando então a máquina dos Fonsecas. Mostrando mais força, intensidade e vibração a cada nova canção, o repertório da noite deixou ainda mais evidente as influências do grupo, como os jogos rítmicos de palavra de Itamar Assumpção e de outros assíduos do Lira Paulistana, a informalidade textual do rock brasileiro dos anos 80, o clima urbano das canções de Jards Macalé, uma bagagem nítida de rock clássico e o fato de todos seus integrantes serem músicos absurdos e se conhecerem musicalmente como se fossem um mesmo organismo. Tanto que o consenso geral entre vários que estavam no público em comentários após o show era que o segundo disco já estava pronto, só precisava gravar. E é importante frisar que o conjunto de canções que mostraram nesta segunda-feira (meu show favorito da temporada Quem Vê, Pensa) é muito superior ao ótimo repertório do disco de estreia, o que torna nítida a evolução da banda nestes últimos anos. E ao tocarem só os quatro no palco, sem participações especiais ou músicos convidados, eles ainda reforçam a unidade que formam quando tocam juntos. Muito bom.

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