Mais uma quarta-feira no cinema no Centro da Terra para assistir à história de mais um grande personagem da nossa música, graças à parceria que fizemos com o festival de documentários In Edit. Desta vez, o foco fica em uma das maiores compositoras e instrumentistas brasileiras, Léa Freire, que comumente é deixada em segundo plano pelo simples fato de ser mulher – mesmo que esteja no mesmo patamar de nomes como Heitor Villa-Lobos, Tom Jobim e Hermeto Pascoal. O filme A Música Natureza de Léa Freire, de Lucas Weglinsk, tenta reparar esse erro histórico e joga luz em uma biografia desconhecida para a maioria dos brasileiros, até de quem conhece bem a música do país. O filme começa a ser exibido a partir das 20h, os ingressos podem ser comprados neste link e o trailer pode ser visto abaixo.
Que beleza a estreia do Risco Quarteto, que aconteceu nesta terça-feira, no Centro da Terra, quando as quatro instrumentistas colocaram seu projeto em pé no espetáculo Cor da Corda. Transitando por um repertório tão tradicional quanto contemporâneo (equilibrando composições próprias com arranjos específicos feitos para canções de Zequinha de Abreu, Léa Freire, Luiz Gonzaga e Zé Gramani, entre outros), Mathilde Fillat, Mica Marcondes, Érica Navarro e Carla Raiza transitaram entre o formato tradicional do quarteto de cordas (dois violinos, viola e violoncelo) a variações deste com a inserção de diferentes rabecas, explorando texturas musicais que conversam com as canções que escolheram para apresentar. O grupo ainda contou com a colaboração de Marcelo Segreto (da Filarmônica de Pasárgada), com quem as quatro gravaram um disco de quarteto de cordas, violão e voz que será lançado no ano que vem, e da baterista Priscila Brigante, cuja participação, a princípio inusitada (o que uma bateria faria num quarteto de cordas?), funcionou lindamente. Uma vez que o barco saiu do porto, agora é ver este quarteto singrar pelos palcos da música. Vida longa!
É um prazer receber o Risco Quarteto no Centro da Terra, que apresenta-se nesta terça-feira, mostrando seu espetáculo Cor da Corda, uma experiência a partir do formato tradicional do quarteto de cordas que mistura música erudita a popular e traz instrumentos como a rabeca para esta formação. Tocando composições próprias, tradicionais e contemporâneas de nomes como Zequinha de Abreu, Léa Freire, Luizinho Duarte, Luiz Gonzaga e Zé Gramani, Mathilde Fillat (violino e rabeca), Mica Marcondes (violino e rabeca), Érica Navarro (violoncelo, rabeca e violão) e Carla Raiza (viola e rabeca) recebem convidados como Marcelo Segreto (da Filarmônica de Pasárgada, que cantará e tocará violão) e a baterista Priscila Brigante, além da luz de Camille Laurent e as máscaras de crochê de Jamille Queiroz, criadas para o espetáculo. A apresentação começa pontualmente às 20h e os ingressos podem ser comprados por este link.
Afiando cada vez mais a formação que montou para sua temporada Decantar e Decompor no Centro da Terra, Lulina abriu mais uma segunda-feira no teatro do Sumaré mostrando a eficácia melódica esperta que construiu ao lado de seu parceiro, o baixista e maestro Hurso Ambrifi, reunindo dois sintetizadores (um tocado por Chiquinho Moreira, do Mombojó, e o outro por Katu Haí, que também reveza-se entre a flauta transversal e o trompete), baixo, bateria (de timbres analógicos e digitais, disparados por Bianca Predieri) e pelas notas delicadas da guitarra de Lucca Simões. Esta formação consegue criar uma sonoridade que ecoa o minimalismo de bandas alternativas americanas e europeias favoritas do grupo (dá pra ouvir Yo La Tengo, Stereolab, Durutti Column, Pato Fu, Galaxie 500, Brian Eno, Saint Etienne, Flaming Lips, Belle & Sebastian, Charlotte Gainsbourg e Beta Band) atreladas a uma escola da canção brasileira escolhida por Lulina (que mistura os lados cronistas de Caetano Veloso, Jorge Ben e Gilberto Gil com o experimentalismo lírico de Tom Zé, Walter Franco, Pato Fu e Fellini). Tudo deixando-a cada vez mais à vontade – inclusive para tocar músicas sem a guitarra, algo raro -, como quando convidou o velho parceiro Rômulo Froes para tocar, pela primeira vez no palco, duas canções que trabalharam juntos há mais de dez anos. “A gente é da velha guarda indie”, brinco o paulistano. “Resistência indie!”, comemorou a dona da noite, que encerra sua temporada na próxima segunda, quando convida Felipe S. – e anunciou alguns convidados a mais, surpresa…
Estamos entrando na terceira parte do mês de maio, então é hora de anunciar as atrações do mês de junho no Centro da Terra. A temporada das segundas-feiras fica na mão de duas produtoras, compositoras e multiinstrumentistas que cogitei reunir pensando nos pontos em comuns de seus trabalhos e Sue e Desirée Marantes me apresentaram uma proposta incrível chamada Mil Fitas, em que reúnem-se com diferentes artistas para criar paisagens sonoras em camadas. Na primeira segunda, dia 5, elas recebem as artistas Dharma Jhaz e Carol Costa. No dia 12, é a vez de tocarem ao lado do duo Carabobina (composto por Alejandra Luciani e Rafael Vaz) e de Fer Koppe. Na outra segunda, elas reúnem uma cabeçada: Kiko Dinucci, Ricardo Pereira, Romulo Alexis, Guilherme Peluci, Paola Ribeiro, Sarine, Gylez, Bernardo Pacheco, Natasha Xavier e outros nomes a confirmar, encerrando a temporada dia 26, quando reúnem a banda Ema Stoned, a produtora Saskia e o boogarinho Dinho Almeida. As terças de junho começam com uma minitemporada, Notas e Sílabas, em que o trio instrumental Atønito se aventura pelo mundo das palavras, com um novo convidado a cada apresentação – no dia 6 eles recebem o guitarrista Lucio Maia e no dia 13 a cantora e compositora Luiza Lian. As outras terças trazem dois shows solos de dois artistas distintos iniciando novas fases em suas carreiras: no dia dia 20 a cantora e instrumentista paulista Tika apresenta Marca de Nascença, quando toca ao lado de uma banda composta só por mulheres e antecipa seu próximo trabalho, enquanto no dia 27 o paulistano Bruno Bruni começa a encerrar sua trilogia de jazz funk Broovin’ apresentando as faixas do próximo disco em primeira mão no palco do Centro da Terra. Como junho é o mês do festival In Edit, nossa parceria traz o documentário Manguebit, dirigido por Jura Capela no ano passado, ma primeira quarta-feira do mês, dia 7, antes da programação oficial do evento, que terá atividades no Centro da Terra, anunciadas em breve. Os espetáculos começam sempre às 20h e os ingressos podem ser comprados antecipadamente neste link.
Mais uma quarta-feira no cinema no Centro da Terra, graças à parceria que fizemos com o festival de documentários In Edit que traz, toda semana, uma cena ou personagem clássico ou desconhecido de nossa música para a tela do teatro no Sumaré. A atração desta semana é o filme Pipoca Moderna, de Helder Lopes, que acompanha o último remanescente da formação original da Banda de Pífanos de Caruaru, o lendário Sebastião Biano, que continuava nos palcos à época do lançamento do filme, em 2019, depois de ter completado um século de vida. No longa, o diretor acompanha a atual fase do grupo, formada por familiares do músico centenário, que faleceu em 20222, em viagens pelo interior de seu estado-natal, Pernambuco, entre shows e reencontros com amigos e parentes. O filme começa a ser exibido a partir das 20h, os ingressos podem ser comprados neste link e o trailer pode ser visto abaixo.
Casa lotada para assistir à primeira apresentação do trabalho solo de Gabriel Milliet, que estreou em público canções que vem reunindo há mais de cinco anos, quando mudou-se para a Holanda. De volta ao Brasil, reuniu-se com a pianista Stephanie Borgani e o baterista Biel Basile para uma noite delicada e sensível, divindo por vezes as canções com seus convidados – por vezes era acompanhado apenas do piano e da linda voz de Stephani e por outras apenas pela percussão sutil de Biel. Na maior parte da apresentação, contudo, ele estava sozinho no palco, cantando músicas que falam sobre a saudade de estar longe dos amigos, de sua zona de conforto e do Brasil, revezando-se entre o violão, a guitarra, o teclado e a flauta, usando o sintetizador como uma forma de acompanhar-se a si mesmo e fazer as transições entre as canções. Um show redondinho, pronto para ganhar corações pelo Brasil.
Quando, há um ano, Gabriel Milliet voltou para o Brasil depois de uma temporada de no velho continente, ele começou a reunir as canções que havia feito até esse período – compostas tanto deste quanto do outro lado do oceano – em um formato mínimo, tocando sozinho acompanhado de instrumentos como violão, guitarra, o sintetizador Prophet 08 e flauta. Essas canções aos poucos estão se tornando a base de seu trabalho solo, que ele começa a colocá-las em prática nesta terça-feira, no Centro da Terra, no espetáculo Longe de Casa, para o qual convidou dois amigos, a musicista Stephanie Borgani, com quem divide o palco pela primeira vez, e o baterista Biel Basile, que o convidou para participar de sua temporada no ano passado. A apresentação começa pontualmente às 20h e os ingressos – que já estão quase acabando – podem ser comprados neste link.
Mais uma segunda-feira ao lado de Lulina dentro de sua temporada Decantar e Decompor no Centro da Terra e mais uma vez ela nos leva para este lugar entre a infância e o sonho que suas canções apontam a partir desta formação que ela criou. Conduzida pelo baixo do maestro Hurso Ambrifi (perseguido de perto pelos beats de Bianca Predieri), essa atmosfera ganha cores e texturas noturnas e oníricas graças aos synths de Chiquinho Moreira e Katu Haí (que adiciona uma camada extra de sonho quando toca flauta ou flugelhorn) e pela guitarra delicada de Lucca Simões, que espalha notas delicadas sobre as bases tocadas pela compositora pernambucana. A noite ainda teve um momento pistinha, quando Lu conseguiu fazer o povo levantar-se das cadeiras para dançar, e contou com a presença de Fabrício Corsaletti cantando e recitando um poema, ajudando a elevar a atmosfera sensível de mais uma segunda dessas…
Mais uma quarta-feira de cinema no Centro da Terra, graças à parceria que fizemos com o festival In Edit, que acontece no mês que vem! Neste dia 10, a sessão de cinema no teatro do Sumaré exibe o filme de Helder Lopes e Cláudio Bezerra que conta a história de um dos grandes nomes do baião. Onildo Almeida – Groove Man mostra a vida de seu principal personagem, que foi parceiro de Luiz Gonzaga e Gilberto Gil, sempre atuando no meio artístico. O filme começa a ser exibido a partir das 20h, os ingressos podem ser comprados neste link e o trailer pode ser visto abaixo.