DM: Vamos festejar!

Mais um DM pré-Carnaval e Dodô já começa desconfiado com uma falta de politização nesta primeira folia sem Bolsonaro, o que bate com uma sensação que vinha sentindo sobre um individualismo extremo na festa deste ano. E aproveitamos para falar do exato oposto disso, trazido à tona pelo excelente documentário Andança, sobre Beth Carvalho, que coloca arte e cidadania no mesmo balaio, sem distinção. E damos nossas dicas de Carnaval – e deixo o link pra quem quiser aparecer na sexta-feira no Cineclube Cortina para festejar em mais um Baile à Fantasia Noites Trabalho Sujo com a Charanga do França. Vai ser bonito!

Assista aqui.  

Polimatias: Carnaval de rua

Primeiro Polimatias de 2023 e aproveitamos a chegada do primeiro carnaval pós-pandêmico de verdade e o fato de que nesta temporada falamos sobre a vida nas cidades para falar justamente disso: carnaval de rua. Lembramos não só que este não é só um hype moderno mas a cerne do carnaval per se e que é o jeito mais prático (e divertido) para falar sobre ocupação do espaço público, além de conversar sobre como esta festa brasileira não só é a mais manifestação cultural urbana do mundo como já espalha-se por outras datas festivas e até mesmo para a dita “vida normal”. E lembrando que estou dando mais um baile de carnaval coma Charanga do França (é um baile de salão no entanto – e os ingressos já estão à venda neste link).

Assista aqui.  

Artemagia: Carnaval, Páscoa e tecnologias perenes

Que os ovos tem a ver com a ressureição você já sabe. Mas e que esse é um momento festivo para mais de cinco religiões? O que se passa, afinal, nesse intervalo entre o carnaval e a páscoa e quais são os significados ocultos desses rituais? Seguindo nosso calendário esotérico e procurando pensar a Páscoa, o Artemagia conversa com o historiador e mestre em Ciência da Religião pela PUC/SP Leonardo Stockler. Do registro akáshico do ovo primordial, da batalha entre o carnaval e quaresma até o sol crucificado no equador celeste e a inteligência supraterrena, você nunca mais ver ver a Páscoa com os mesmos olhos.

Assista aqui.  

O fim do Quanta Ladeira

quantaladeira

Ao completar 18 anos, o já tradicional bloco pernambucano Quanta Ladeira não irá sair no carnaval de 2015. O bloco anunciou seu fim em sua página no Facebook:

A notícia foi confirmada na coluna social do Diário de Pernambuco (ó!). O Quanta era conhecido por transformar os hits de cada ano e clássicos da música brasileira em paródias infames e desbocadas, que também comentavam fatos recentes do cenário pop brasileiro, algumas delas reunidas neste vídeo (não ouça no trabalho).

Vai deixar saudade… Mas volta, ah volta.

“O brasileiro é um feriado”

zeze-dinamica1

Dinâmica de Bruto, mais uma vez na veia. Veja abaixo:

 

A volta do carnaval de rua, por Ramon Moreira

Ramon mandou bem ao propor essa justaposição.

Carnaval 8-bit

diatron

O pródigo pianista Vitor Araújo e Chiquinho, tecladista do Mombojó, juntaram seus instrumentos para celebrar o carnaval de seus ancestrais pernambucanos, com aquele sabor retrô do começo do novo século, e inventaram o Diatron, projeto em que relembram antigos frevos tocados com timbres dos anos 80. Parece só uma piada, mas pare e preste atenção: é coisa séria. Digo, pra quem, como eu, acha que carnaval é coisa séria.

Baile Lebowski de Carnaval

E se eu te disser que a próxima Noite Trabalho Sujo é a segunda edição da festa Fuckin’ A – a única festa Lebowski do Brasil? Sexta-feira de carnaval – não tem desculpa para você não vir de roupão, vai…

CARNAVALANALÓGICODIGITAL

E se você for ficar em São Paulo no carnaval, pode ir separando a terça-feira porque a noite promete ser épica!

E o carnaval, hein?

Vai viajar ou ficar em São Paulo? Se for ficar, já aviso que tou preparando dois bailes homéricos. Atenção.

Gif surrupiado do Papel Pop