Minha primeira participação no Braincast

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O Carlos Merigo me chamou pra participar do clássico Braincast, o podcast de seu site (o excelente B9), por causa do texto que escrevi pro meu blog no UOL sobre o rock está se tornando conservador. Além de nós dois, o papo ainda contou com a presença de Marko Mello e Luiz Hygino, além da participação virtual de Guga Mafra. Começamos falando de rock mas logo estávamos discutindo política, Twin Peaks, música para crianças, falando sobre “a farmácia dos homens”, Blade Runner 2049, BaianaSystem e muito mais. Dá pra ouvir o podcast no arquivo abaixo, bem como assinando seu RSS ou pelo Spotify.

https://soundcloud.com/brains9/249-rock-virou-musica-de-tiozao

Talkin’bout gamification

Minha última participação no YouPix acontece hoje às 20h45, quando converso com o Pablo, a Renata e o Merigo sobre gamificação na mesa A Vida é um Jogo. E de lá pra festa!

Londres 2011 e Levi’s

Viram a campanha nova da Levi’s?

Que timing. Pena que não foi proposital – tanto que já suspenderam a campanha. Vi no Merigo.

Impressão digital #0066: Expo Y e a opinião online

A minha coluna no Caderno 2 de ontem foi sobre os três bate-papos que realizei na Expo Y, semana passada.

O papel da opinião
O que é importante na internet

A velocidade e o excesso de informações da era digital tira o prumo de muita gente, tanto de quem começa a correr atrás de qualquer pequena novidade ao menor movimento quanto para quem se fecha completamente para o que se passa entre computadores e celulares. Talvez justamente por isso a opinião se torne um dos valores mais prezados desta época.

Por um lado, parece que todo mundo tem a obrigação de ter opinião sobre qualquer assunto – e, claro, usá-la nas caixas de comentários de blogs, redes sociais e outros ambientes virtuais. Por outro, os assuntos também vão ficando cada vez mais repetitivos e parecidos, caindo no problema indicado pelo escritor norte-americano Eli Pariser em seu livro The Filter Bubble. Ele alega que, à medida que as pessoas só querem falar sobre os mesmos assuntos de sempre, acabam se fechando nos temas de sempre e, aos poucos, fogem dos debates que interessam à sociedade.

Daí a importância de se ter opinião e de valorizá-la. Esse foi o tema debatido nas três entrevistas que fiz, em nome do caderno que edito, o Link, durante o evento Expo Y, que ocorreu na semana passada, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo.

Para conversar sobre o assunto, chamei três nomes que já se tornaram referência em suas áreas: Bia Granja, organizadora do festival de internet YouPix, Tiago Dória, do blog que leva seu nome, e Carlos Merigo, editor-chefe do blog Brainstorm9. Cada um deles se tornou autoridade nos assuntos com que lidam diariamente, em seus veículos. O YouPix, de Bia Granja, começou como uma revista e se tornou o maior evento de cultura de internet no Brasil (ela faz questão de frisar a diferença entre “cultura de internet” e “cultura digital”. O Tiagodoria.com era um blog de links interessante que, aos poucos, foi começando a falar de suas principais áreas de interesse – comunicação e tecnologia – e em menos de uma década se tornou uma das principais referências online sobre as transformações que acontecem no jornalismo com a chegada das mídias digitais. Caminho parecido com o traçado por Merigo, que se especializou em publicidade, sua área de atuação.

Os assuntos abordados foram os mais diversos dentro de suas áreas, mas todos chegaram a um mesmo consenso: que não adianta ter opinião sem ter responsabilidade sobre ela, que ser transparente e franco é uma obrigação e que é preciso respeitar o leitor e que isso não necessariamente quer dizer publicar o que ele quer ler, mas também o que ele nem sequer imagina que quer ler. Valores que já tinham sido estabelecidos no mundo offline e que, aos poucos, começam a fazer a diferença também online.

Hoje na Expo Y: Alexandre Matias entrevista Carlos Merigo


O último bate papo que faço na Expo Y acontece hoje às 19h, quando converso com o Carlos Merigo, do Brainstorm9, sobre o papel da opinião no mundo digital com o foco na publicidade. Depois dos papos com Bia Granja (sobre cultura de internet) e Tiago Dória (sobre jornalismo), essa terceira mesa encerra a parceria do Link com a Expo Y, que também termina hoje.

Link – 13 de junho de 2011

Todos os homens têm direito ao acesso livre à internetLessig: ‘O futuro da internet não está aqui’Anonymous x OtanAlém das compras coletivasO cinema é todo seuE3: Rumo à oitava geraçãoNovo controle já ganhou até apelido: WiipadEspaçonave estacionadaOnline, Apple quer ser o centro digitalPara ouvir músicas onlineCarlos Merigo: “E todo mundo diz que ele completa ela e vice-versa”Vida Digital: Rhok

Rumo digital

Talvez tenha a ver com o fato de que semana que estarei de férias, mas há uma guinada consciente no que estamos fazendo no Link nas últimas semanas e não dedico um post a mais ao caderno por outro motivo: a edição dessa segunda-feira está demais. Além da entrevista que o Jamil Chade, lá em Genebra, fez com o Frank La Rue, relator especial da ONU para a liberdade de expressão, ainda conseguimos a reprodução do discurso do Lessig na parte de inovação do painel e-G8 (tão bem dissecado pela Carol em edição anterior) e o manifesto do grupo hacker Anonymous contra a OTAN, que o classificou como um grupo perigoso. Na outra ponta do espectro digital, o Pablo, o melhor repórter de videogame do Brasil e editor da revista Rolling Stone, explica o que aconteceu na E3 da semana passada em Los Angeles, quando a Nintendo lançou o Wii U. Aqui no Brasil, convidei o Carlos Merigo, conhecido virtual de longa data e dono do melhor blog sobre publicidade e internet do Brasil, o Brainstorm9, pra falar sobre o impacto do YouTube no mundo da propaganda, a partir do comercial que a Vivo lançou na semana passada. A edição ainda tem uma entrevista com o Fabio Lima, o homem que vai fazer você ver De Volta para o Futuro e O Poderoso Chefão no cinema ainda esse ano, feita pelo Douglas, outro velho compadre que hoje é um dos pilotos do Divirta-se, o guia semanal do jornal onde trabalho. Além disso tudo, a Tati ainda passou o fim de semana com programadores criando aplicativos pra ajudar as pessoas em casos de enchentes e chuvas, no Random Hacks for Kindness.

E te digo uma coisa: só melhora.

A volta de “Eduardo e Mônica”

Mini me passou o link do Meio e Mensagem mais cedo e o Merigo acaba de postar o novo clipe/comercial da Vivo. Achei bem feitinho, corre o risco de bombar e fazer a música voltar a ser tocada de novo no rádio (e talvez apresentar uma geração inteira à obra do Legião Urbana?). E fica a pergunta: quem vai ser o primeiro artista a regravar Legião depois dessa? Por que isso vai rolar, fato. E talvez isso também ajude a tirar aquela história do Legião Urbana Rock Band do papel – enquanto games de música ainda fazem algum sentido…

Propaganda no sonho

Quando linkei o trailer do filme novo de Morgan Spurlock, um documentário sobre publicidade subliminar no entretenimento, terminei o post comentando o trecho final do trailer, em que o político norte-americano Ralph Nader comenta que o único lugar ainda imune à propaganda sejam os sonhos. E não lembrava de ter conversado sobre isso com alguém, até que o Ronaldo me lembrou que foi em uma conversa que ele voltou para um episódio de Futurama, me linkando um post velho do Merigo sobre a passagem:

Se você tem medo da propaganda hoje e as vezes se sente incomodado com tamanha invasão na sua vida, espere só para ver como vai ser no futuro: publicidade veiculada dentro dos seus sonhos!

Fry não se conforma, e diz que no seu tempo (1999) a propaganda só existia “na TV, no rádio…e nas revistas e nos filmes, e nos jogos de futebol, e nos ônibus, e nas caixinhas de leite, e em camisetas, e nas bananas, e escritas no céu…mas não nos sonhos. Não senhor.”

O melhor vem depois, quando Bender diz para o Fry parar de reclamar, porque os comerciais não te obrigam a comprar nada, e Amy diz que ninguém sai correndo para comprar só porque dizem que os preços estão baixos, muito baixos.

Ronaldo ainda emendava que ao sonharmos que vamos para espaços (teatros, cinemas, casas noturnas) batizados com nomes de marcas, esta barreira já foi vencida. E aposto que tem muita gente que sonha com Google, Facebook, Twitter, MSN…

Goonies, 25 anos

É isso aí: o box-set de 25 anos de um de nossos filmes favoritos é tudo isso aí em cima. O Merigo detalha mais.