Sobre Angelina Jolie

MeganRoseGedris-AngelinaJolie-1
MeganRoseGedris-AngelinaJolie-2

Acho que a Megan Rose Gedris deu o recado sobre esse assunto.

Bom saber #003: O fim da leucemia à vista

alexandre-matias-bom-saber

Na minha coluna no site da Galileu essa semana é sobre o tratamento contra a leucemia que, a partir do HIV, consegue exterminar as células cancerígenas do organismo.

Leucemia com os dias contados
Um estudo publicado na semana passada abre novas perspectivas para o tratamento deste tipo de câncer

emily-whitehead
A pequena Emily, que se submeteu ao novo tratamento

Tratamentos que retardam o efeito devastador do câncer – ou que em alguns casos chegam a eliminá-lo por vez – aos poucos vêm mudando o peso que a doença tem sobre as pessoas. Até o fim do século passado, o simples diagnóstico da doença era o equivalente a uma sentença de morte. Mas na semana passada tivemos mais uma boa notícia nesta área.

Na quarta da semana passada, dia 20, o doutor Renier J. Brentjens e sua equipe no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em Nova York, publicaram um estudo sobre um tratamento que vêm testando em pacientes com leucemia linfocítica aguda, uma das mais graves variações da doença, que abre novas perspectivas para os pacientes que sofrem deste mal.

O tratamento apresentado usou o vírus HIV como aliado e já havia sido testado por outras equipes médicas. O caso mais notório foi a revolução no estado de Emily Whitehead, menina norte-americana de 7 anos, que foi diagnosticada aos cinco anos com uma das piores variações da leucemia, que costuma ser avassaladora em adultos, mas que também não poupa crianças. A pequena Emily passou por tratamentos quimioterápicos que quase a mataram no início do ano passado, até que seus pais Tom e Kari resolveram apostar em um procedimento experimental que estava sendo desenvolvido no The Children’s Hospital of Philadelphia.

Como ela, doze pacientes que se submeteram ao novo tratamento tiveram seu quadro piorado em pouco tempo após a aplicação da nova prática, mas foi só a primeira mudança em seu quadro médico. Logo em seguida, todos começaram a se recuperar e a maioria teve suas células cancerígenas eliminadas do organismo. Apenas uma outra criança e quatro adultos não tiveram seus quadros completamente revertidos, enquanto em dois outros adultos (a doença é mais agravante quanto mais velho for o paciente), o tratamento não surtiu efeito. Mas, como Emily, cinco outros pacientes não apresentaram mais sintoma da doença desde que o novo processo foi iniciado, em abril do ano passado.

No tratamento, o vírus HIV foi modificado para reprogramar o sistema imunológico, de forma que este possa detectar células cancerígenas e eliminá-las. Ainda em fase experimental, a nova solução custa 200 mil dólares para os que se dispõe a experimentá-la e ainda não pode ser considerado eficaz. “Nosso objetivo é a cura, mas ainda não podemos dizer esta palavra”, declarou, com cautela, o doutor Carl June ao jornal The New York Times no final do ano passado, quando puderam comemorar o estágio atual da criança, que tornou-se símbolo deste novo tratamento. Jung coordena as pesquisas na Universidade da Pensilvânia e liderou o tratamento no caso do grupo de pacientes em que a criança esteve incluída.

Embora ainda seja um dos principais desafios da medicina moderna, os avanços contra este tipo de doença vêm melhorando consideravelmente – e a publicação do estudo realizada na semana passada pode ser o primeiro passo rumo à cura da leucemia. E, quem sabe, do câncer.

Ei, crianças, não tentem isso em casa: Churrasco na garrafa pet

Não, bicho… Não, isso não tá certo… Não pode… Como é que pode uma porra dessas?

Mas… e se a maconha curasse o câncer?

Não é só torcida, é um documentário.

Beastie Boys 2009? Esperem um pouco

No mesmo dia em que a primeira faixa de Hot Sauce Commitee deu as caras online, dois Beastie Boys apareceram no YouTube para avisar que o trio suspendeu as atividades programadas pra 2009 devido a um pequeno problema:

Poizé, Adam Yauch – o MCA – teve um câncer diagnosticado na garganta, mas parece que o estágio é inicial, portanto ele vai se submeter a uma cirurgia, ficar um tempo fora do combate e, se tudo der certo, a banda volta à ativa no final deste ano ou no começo do próximo. Vamos torcer pelo melhor pro cara – e eis a música que apareceu hoje, “Too Many Rappers”, com a participação do Nas.


Beastie Boys e Nas – “Too Many Rappers

Leitura Aleatória 236


Foto: Mr Clambake (Beau)

1) Filme do Lanterna Verde?
2) O Colbert quer que o Kanye seja mais humilde…
3) Desenhista brasileiro será o substituto do premiado capista da série Fables
4) Dez ‘modinhas’ que mais bombaram na internet em 2008
5) J. Michael Straczynski vai escrever o remake do Planeta Proibido
6) Primeiro bebê modificado geneticamente para não ter câncer no seio nascerá esses dias
7) Stone Roses pode voltar em 2009, diz baixista
8) Reinvenção de heróis alavancou bilheterias nacionais em 2008
9) Japoneses são melhores que caucasianos, diz canibal
10) Oito dicas para deixar o Firefox bem mais rápido