Canções pop ou livros pulp?

butcher-billy-library

O designer curitibano Butcher Billy mergulhou no coração de hits do passado para voltar com livros de terror inspirados em suas letras – e o resultado é fascinante. Listei todos os livros – e suas versões em VHS – lá no meu blog no UOL.

Canções pop podem esconder significados bem mais complexos do que podem ser percebidos em uma simples audição. A letra de “Every Breath You Take” do Police pode ser sobre uma paixão obsessiva ou simplesmente sobre obsessão – no sentido mais doentio do termo. A balada “Lady in Red”, do lacrimoso Chris de Burgh, pode ser sobre um assassinato? E será que podemos levar músicas como “Maneater” (em que Daryl Hall e John Oates descrevem uma mulher “devoradora” de homens) ou “Everytime You Go Away” (“você leva uma parte de mim?”, continua Paul Young) ao pé da letra?

Tais duplos sentidos podem dar origem a teorias conspiratórias ou paranoias fundamentalistas, mas o designer curitibano Butcher Billy preferiu transformar estas interpretações literais em arte, criando uma série de mashups capas de livros de terror a partir de títulos e trechos de canções pop de todas as épocas – dos Righteous Brothers aos Arctic Monkeys, passando pelos Bee Gees, Gloria Gaynor, Depeche Mode, Joy Division, Smiths, entre outros. Se você entende um pouquinho de inglês já dá pra ter uma ideia…

Aproveitando a onda, ele também fez as versões de fitas VHS para adaptações cinematográficas dos livros que criou, transformando seus artistas em atores e letras inteiras em sinopses de cunho poético sobre filmes B dos anos 80. Mas ele mesmo avisa que os livros são muito melhores.

butcher-billy-vhs-love-will-tear-us-apart

butcher-billy-vhs-love-hurts

butcher-billy-vhs-how-deep-is-your-love

butcher-billy-vhs-maneater

butcher-billy-vhs-total-eclipse-of-the-heart

Ele também transforma as ilustrações em pôsteres e camisetas através de um link em seu portfólio digital na rede social Behance, além de aceitar sugestões. Algumas músicas brasileiras seriam ótimos títulos para estas séries – quase todas do Legião Urbana, por exemplo. Você tem alguma outra sugestão?

Butcher Billy mira no Banksy

butcherbilly-bullies-banksy

Favorito da casa, o ilustrador curitibano remixa clássicos do Banksy usando personagens da Disney e da Hanna Barbera

E os grafites viraram até até um livro de colorir! Fictício, por enquanto:

Vingadores pós-punk

marvel-billy-butcher-siouxsie-

Depois de fantasiar heróis de umas melhores eras da música pop com os trajes da DC, o curitibano Butcher Billy agora volta-se para os alter egos da Marvel, saca só:

marvel-billy-butcher-billy-idol

marvel-billy-butcher-pil

marvel-billy-butcher-smiths

marvel-billy-butcher-gary-numan

marvel-billy-butcher-siouxsie

marvel-billy-butcher-noturno

marvel-billy-butcher-devo

marvel-billy-butcher-homem-aranha

marvel-billy-butcher-homem-aranha-

Eleições 2014, por Butcher Billy

butcherbilly-eleicoes2014

O designer curitibano Butcher Billy deu um tom pop art às três principais campanhas à presidência esse ano – sem pegar leve com nenhuma deles. E clama para que o povo espalhe seus cartazes pelas ruas.

butcherbilly-aecio

butcherbilly-marina

butcherbilly-dilma

Superamigos pós-punk

smiths-superman

batman-joydivision

siouxsie-wonder

flash-devo

E esse mashup incrível dos super-amigos com ícones do pós-punk, feito pelo curitibano Butcher Billy? Aí embaixo tem mais: