O prefácio do livro de Carol Bittencourt, por Bruno Medina

loshermanos-carolbittencourt

O tecladista do Los Hermanos escreveu sobre o livro de fotografias que a querida Carol fez da última turnê da banda, em 2012 – postei a íntegra lá no meu blog no UOL.

A volta dos Los Hermanos

los-hermanos

Os Hermanos anunciaram dois shows em 2015 – tocam nos dias 30 e 31 de outubro de 2015 no Jockey Club do Rio como parte das comemorações do aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro. O tecladista da banda Bruno Medina comentou a volta repentina em seu blog:

De certa forma, posso dizer que não foram apenas os fãs que se surpreenderam com a novidade, visto que nós mesmos recebemos o convite poucas semanas antes da divulgação oficial, e, claro, aceitamos na hora.

Esta será uma ocasião especial em muitos sentidos, a começar pelo fato de termos sido incluídos numa programação que se destina a celebrar os principais símbolos da cidade, e isso não é pouca coisa, sobretudo se considerarmos o papel de protagonismo que o Rio sempre desempenhou no cenário cultural brasileiro.

Acredito que esse reconhecimento, que muito nos orgulha, tenha algo a ver com a constância com que o samba e o carnaval de rua, temáticas essencialmente cariocas, ainda que misturadas a outras influências, se fizeram presentes em nossos discos, reflexos naturais das vivências que permearam tanto a formação de nossa identidade artística quanto como indivíduos.

Também nem é preciso mencionar que este tem tudo para ser mais um emocionante encontro com o público que acompanhou de maneira tão carinhosa a evolução de nossa carreira, nos prestigiando quer fosse no diminuto segundo andar do Empório, nas temporadas do Canecão e da Fundição, no topo do Morro da Urca ou na imensidão das areias do Réveillon em Copacabana.

Resta saber se vão continuar ordenhando a velha vaca ou se os quatro se dispôem a lançar músicas novas (afinal, pedir um quinto disco já é demais, né…)

Novos gestos

E o WTF do dia vai para Bruno Medina, do Los Hermanos, propondo gestos pra sintetizar ações ligadas ao meio digital.

Os gestos acima significam “só conheço na web”, “momento Instagram”, “dá um Google nisso” e “tá bombando no YouTube”. Poizé.

Los Hermanos ao vivo no cinema

E para coroar a bem sucedida turnê deste ano, o grupo Los Hermanos transmite seu próximo show no Espaço das Américas, em São Paulo (que acontece no último dia deste mês), para salas de cinema em 21 cidades de todo o Brasil. O Bruno postou a notícia e está empolgadaço com a novidade, com motivo:

Será que vai ter coro em todas as músicas, tipo ”Assim é que se faz!” em “Além do que se vê” , telas de celular acesas em “Sentimental”, braços pro alto no final de “Pierrot”?? Estou tão curioso para saber como isso vai ser que, juro, se pudesse, largava os teclados e garantiria já a pipoca e a poltrona, só para ver que bicho vai dar. Aliás, os que forem participar da insólita e inédita empreitada, já estão desde já convidadíssimos a fazer seus vídeos, postar no Youtube e mandar o link, para que eu possa publicar aqui. Há a possibilidade de novas salas e cidades serem divulgadas, portanto estejam atentos a esse post ao longo da semana.

Los Hermanos, em breve, num cinema perto de você! (acho que eu sempre quis dizer isso e não sabia)…

Uma iniciativa incrível que firma o quarteto como maior grupo de música pop do Brasil deste século. Resta saber se um dia vão voltar a compor juntos, gravar músicas novas e lançar um quinto disco (ao vivo não vale – e é certeza que esse show para os cinemas vai virar de DVD).

Abaixo, a relação das cidades e cinemas que irão exibir o show ao vivo:

 

“Anna Julia” x “Ai Se Eu Te Pego”

Bruno Medina escreve para o Michel Teló:

Antes de mais nada, feliz 2012! Espero que sua noite de réveillon tenha sido memorável; a minha com certeza foi, visto que, na festa em que estive, a chegada do novo ano foi relegada à segundo plano devido a batalha campal que se deu entre o grupo que queria ouvir “Ai se eu te pego” em looping até o amanhecer e o outro, que não desejava escutar a música sequer uma vez. Ao invés de comer uvas ou pular 7 ondinhas, os presentes preferiram se dedicar a calorosas discussões sobre temas como direto de expressão, identidade cultural brasileira e tolerância, com direito a argumentos do quilate de “é proibido proibir” e “não quer ouvir, tape os ouvidos”.

Como se não bastasse, minha mulher – que por razões injustificáveis ainda não conhecia o hit do verão – deixou o local entoando seus versos, só que errado (ai, delícia, se te pego/ai, delícia, se te pego), o que apenas contribuiu para que a referida música se apoderasse do meu cérebro tal qual o exército americano fez com o território afegão em sua cruzada anti-terrorismo. Apesar da gravidade dos fatos descritos, saiba que não guardo rancor de você. Afinal, eu mais do que ninguém sei o que é estar a frente de uma canção que fugiu do controle. Na época em que Anna Júlia foi lançada, ao menos, não havia Youtube, o que certamente poupou nossos detratores da infindável proliferação de clipes da música, protagonizados por bêbados gregos dançando em Ibiza ou por italianos solitários cantando o refrão pegajoso em frente a webcam.

E continua lá no blog dele… Depois eu falo mais do Teló por aqui.

Disco novo dos Los Hermanos em 2012?

De acordo com o Bruno Medina, em entrevista ao Terron, não conte com isso:

Claro que é totalmente possível que a lista dos shows divulgados aumente, a depender do que estiver ao alcance entre abril e maio do ano que vem, o período em que todas as agendas estarão em função da banda. Quanto à gravação de um disco, acho bem menos provável, até porque não é algo que se faça sem dedicação exclusiva, e isso, no momento, para nós seria impossível.

Na foto acima, Barba substitui Takara em um show do novo disco de Camelo, no dia 17 passado, em São Carlos, quando o baterista do Hurmold (banda que acompanha Camelo ao vivo, não pode comparecer.

Los Hermanos 2012: a turnê de 15 anos

É isso aí: em abril do ano que vem, o principal grupo do pop brasileiro dos anos 00 se reúne mais uma vez para uma série de oito shows. Com a palavra, Bruno Medina:

É bem verdade que não será, assim, uma daquelas turnês muito extensas, com meses de duração, mas ao menos uma sequência considerável de apresentações, que nos darão a chance de mais uma vez estar no palco juntos, bem como de reencontrar o público de cidades queridas que já fazem parte de nossa história, algumas das quais há muito não visitávamos. Os shows vão ocorrer entre abril e maio e coincidirão com o 15o aniversário de formação da banda. Estamos realmente muito felizes por ter conseguido viabilizar essa turnê, sobretudo no ano em que comemoramos um evento tão significativo.

Mais informações na página da banda no Facebook.

Los Hermanos no Planeta Terra ou no SWU?

Medina cantou a bola ontem, façam suas apostas.

FREE MAÍSA!

Bruno Medina comenta o fenômeno infantil e algumas implicações deste.

E se você é fã de Los Hermanos…


carolinebittencourt

…nem vai achando que o show de abertura pro Radiohead significa o fim do recesso da banda. Com a palavra, o tecladista Bruno Medina, em seu blog:

“Quero registrar que estou imensamente satisfeito em dar esta notícia, em especial por ter sentido, neste tempo, como nossos fãs esperaram por esta confirmação. Agora também eu estarei na contagem regressiva pelo reencontro dos amigos – incluindo os que integram nossa equipe técnica –, com os quais tive menos contato do que gostaria nestes 18 meses que transcorreram desde o anúncio do recesso.

Ao contrário do que podem pensar os que têm uma queda por teorias e planejamentos secretos, estas duas apresentações não estavam previstas; a ideia partiu dos organizadores do festival que, mesmo considerando pequenas as chances de contar com nossa participação no evento, resolveram fazer o convite. E deu certo.

Apesar dos compromissos com os quais cada um de nós está envolvido atualmente, a oportunidade de tocar nossas músicas nesta ocasião valeu o empenho em conciliar as agendas. Eu mesmo não poderia estar mais feliz em celebrar esta volta aos grandes festivais acompanhado por duas das minhas bandas preferidas. Ambas as noites, sem sombra de dúvida, passarão a fazer parte da história da minha vida.

Cabe, no entanto, esclarecer que estes shows não significam um retorno do Los Hermanos à sua regressa rotina; não se deixem iludir por especulações quanto a uma nova turnê ou a pré-produção de um quinto disco. O que há, por enquanto, são apenas estas apresentações e nada além. Proponho então que façamos uma tentativa: ater-nos a viver o presente ao invés de nos ocuparmos da ingrata tarefa de prever o futuro. E que venham os shows!”