Enquanto isso, em Brasília…

Usei a desculpa do natal em família para visitar minha outra família, chamada Brasília, essa cidade fantástica que é sempre minimizada por ser a sede administrativa do governo. Projeto artístico modernista do tamanho de uma cidade, Brasília não só representa o ápice da utopia brasilianista do século vinte como aponta para o terceiro milênio como uma nova urbe, tanto em formato e fisicalidade (com prédios só com seis andares de altura, o Plano Piloto flutua num céu interminável que imediatamente impacta na vida de quem pode cresceu neste ponto central do continente, equidistante entre dois oceanos) quanto na qualidade cívica de quem nasce aqui (que quase sempre é confundido pelos que veem para cá com os votos de todo o Brasil, o que causa a má impressão da cidade para o resto do Brasil – um trágico espelho que o país não gosta de ver). E quis o destino que esse reencontro no início de um verão acontecesse sob a égide do Inferninho Trabalho Sujo, que mira na utopia musical do agora, ao lado de dois dos melhores acontecimentos da cidade: os shows solo de Guilherme Cobelo e Gaivota Naves, respectivamente pai e mãe do clã Joe Silhueta, genealogia que se espalha pela cidade misturando as pontas mais jazz da MPB à psicodelia do sertão brasileiro e um apreço pela vanguarda musical – e ainda por cima na Infinu, referência de qualquer artista de médio porte ao passar por aqui desde o fim da década passada. Gaivota abriu a noite como um furacão abstrato, atraindo camadas de jazz, funk, rock progressivo e psicodélico misturado por uma banda absurdamente entrosada, com Omar Azul numa guitarra e Vinícius Faraco na outra, Luís Porto no baixo, Sombrio da Silva no clarinete e clarone e Leo Sena na bateria passando quase todo o disco solo da Gavs, que será lançado no ano que vem, na íntegra, além de contar com uma versão absurda de “A Morte de um Deus de Sal” dedicada a Airto Moreira e misturada com “Noite de Temporal” de Dorival Caymmi, com Gaivota crescendo metros de altura e colocando todo o público que lotava a Infinu no bolso com seu vocal e performance gigantes. Absurdo!

Depois foi a vez de Guilherme Cobelo de finalmente lançar ao vivo seu disco solo Caubói Astral, idealizado há quase uma década e que ficou engavetado por anos enquanto um outro projeto, menor e feito quase no improviso, crescia no final da década passado, quando o que seria um projeto solo com outro pseudônimo acabou tornando-se sua principal banda, o Joe Silhueta. Caubói sairia no fatídico ano pandêmico, o que acabou adiando sua estreia em quase quatro anos, quando finalmente Cobelo pode trazer aquelas canções embriagadas na psicodelia nordestina e na musicalidade do sertão brasileiro que dão origem ao personagem que batiza o disco, produzido pelo lendário Munha, capitão da errática nau chamada Satanique Samba Trio. O trabalho foi testado ao vivo algumas vezes com diferentes formações e finalmente viu seu lançamento de fato no Inferninho Trabalho Sujo realizado neste sábado na Infinu trazendo sua voz e violão à frente de uma bandaça que conta com Jota Dale (guitarra), André de Sousa (baixo), o mesmo Sombrio que acompanhou Gaivota (e também toca na Joe, tocando clarinete e agora acordeão), Dinho Lacerda (bateria) e Mariano Toniatti (percussão). O lançamento o permitiu finalmente cutucar um repertório que já vem trabalhando há alguns anos, mais pop e menos agreste, como a excelente “Asa Soul”, em que canta as andanças por Brasília como poucos já fizeram, apontando para um 2025 promissor. Depois, eu e os compadres Kelton e Ivan Bicudo terminamos a noite discotecando para os sobreviventes, chegando no ápice em que “Feel it All Around” do Washed Out encontrou-se com “Kaputt” do Destroyer, para encerrar um sábado mágico.

Assista abaixo:  

Inferninho Trabalho Sujo apresenta Guilherme Cobelo e Gaivota Naves

Retorno para minha terra-natal neste fim de semana para realizar o primeiro Inferninho Trabalho Sujo fora de São Paulo e também o último do ano. E que maravilha poder dividir essa noite com artistas que são compadres e comadres desse nosso cerradão. A noite marca o lançamento ao vivo do primeiro disco solo de Guilherme Cobelo, vocalista da Joe Silhueta, que finalmente traz ao mundo seu Caubói Astral, que vem matutando há uns bons anos. Quem abre a noite é a maravilhosa Gaivota Naves, que também é vocalista da Joe e que também mostra sua faceta solo. Eu discoteco logo depois ao lado de dois monstros sagrados: Ivan Bicudo, da mítica festa Toranja, e o grande Kelton (que também está com um trabalho solo engatilhado…). A festa acontece neste sábado, dia 21, na já clássica casa Infinu, que fica na 506 da W3 sul, ao lado Praça das Avós, e os ingressos já estão à venda online neste link (que é mais barato do que comprar na hora). Vamos?

…e aproveitei também pra ver a Tulipa

E entre rever parentes e compadres e ter alguns dias de descanso em Brasília, ainda calhou de estar na minha cidade ao mesmo tempo em que a querida Tulipa Ruiz – quando finalmente pude assistir a um show de seu Habilidades Extraordinárias, menos de um mês após a passagem do mestre Luiz Chagas, pai dela e de seu guitarrista quase univitelino Gustavo Ruiz. Pudemos conversar bastante sobre a ida do mestre, mentor, jornalista e guitarrista num papo em que ela comentou sobre as cartas do velho Chagas que revisitou nestes últimos dias e a lembrança sobre sua importância também como tradutor – algo que nunca pude conversar com o velho guru: são deles as traduções clássicas para Misto Quente do Bukowski, Lady Sings the Blues (a biografia de Billie Holiday), 13 de Pete Townsend e da primeira edição de Flashbacks, do Timothy Leary, só pra ficar nos livros lançados pela Brasiliense. O show em Brasília, que fez parte do encerramento do primeiro dia do Festival Coma, que ainda atravessa o próximo fim de semana, foi o segundo que os dois fizeram depois da ida do pai e ambos me falaram como o show anterior, em São Luís no Maranhão, os reenergizou positivamente, algo que Tulipa deixou claro ao revisitar o número mais clássico de seu pai, a gigantesca “Às Vezes”. Salve, meu!

Assista abaixo:  

Vim pra Brasília ver o Mombojó

Tirei uns dias de descanso na minha cidade-natal, mas assistir a shows é trabalho e diversão ao mesmo tempo – além de ser motivo para finalmente visitar o novo Sesi Lab, unidade do Sesi que tomou o lugar do antigo Touring, em frente ao mitológico Conic, que recebe uma vez por mês artistas escolhidos pela curadoria da comadre Roberta Martinelli. Só o Sesi Lab – com sua exposição permanente de experimentos científicos que encanta adultos e crianças – já vale a visita, mas o show mensal também reúne um bom recorte da noite brasiliense e calhei de assistir a mais um show dos manos do Mombojó, segunda apresentação que vejo deles nesse ano, tocando o disco Carne de Caju, em que veneram o mestre Alceu Valença entre seus próprios hits. E o show em Brasília teve um gostinho pernambucandango a mais quando Felipe S. convidou Fabinho Trummer, o líder da clássica banda Eddie, que agora está morando em Brasília, para dividir os vocais na clássica “Coração Bobo”. Showzão.

Assista abaixo:  

Smashing Pumpkins no Brasil!

Outro golaço da Balaclava! Depois de trazer o Tortoise pra tocar no Cine Joia, a gravadora indie paulistana subiu ainda mais o sarrafo ao anunciar duas datas dos Smashing Pumpkins no Brasil em novembro! O grupo liderado por Billy Corgan vem passando por uma fase de reabilitação, já tinha avisado que viria a Buenos Aires e a turnê The World is a Vampire joga luz em parte do repertório clássico da banda, com os sucessos dos anos 90, além de fazer com dois integrantes da formação original, o guitarrista James Iha e o baterista Jimmy Chamberlin. Os shows acontecem em Brasília (dia 1° de novembro, no Nilson Nelson) e em São Paulo (dia 3, no Espaço das Américas) e os ingressos começam a ser vendidos em breve – os de São Paulo começam a ser vendidos ainda esta semana, no dia 19, e os de Brasília ainda terão sua data anunciada. Resta saber se são os dois únicos shows da banda no Brasil e se haverá alguma atração de abertura nos dois shows… Quem você sugeriria para abrir para os Pumpkins?  

Quando o Clube do Choro virou o Cavern Club

Escrevi mais uma matéria para o site da CNN Brasil, desta vez sobre o inusitado show que Paul McCartney fez em Brasília pra pouco mais de 400 pessoas nesta terça-feira, no Clube do Choro, após conversar com alguns felizardos que puderam estar lá…. E será que vai ter outro show desses nessa turnê?

Leia abaixo:  

O setlist do Paul McCartney no Clube do Choro

E o velho Paul não estava pra brincadeira, olha esse setlist do show que ele fez nesta terça à tarde no Clube do Choro em Brasília, que o cara abriu com nada menos que “A Hard Day’s Night?”

Veja abaixo:  

Paul McCartney no Clube do Choro!

Mas a história mais inacreditável e inusitada do dia é o show que Paul McCartney está fazendo nesta terça-feira NO CLUBE DO CHORO em Brasília. Todo mundo recolhendo o celular para não haver registro além dos oficiais (o Paul já está postando stories), deste acontecimento único na história dos Beatles e de Brasília. Quem dera eu estar lá!

DM: Uma encruzilhada chamada Brasília

Nos encontramos em Brasília e quase fizemos um DM diretamente do Planalto Central, mas foi bom que o primeiro programa do ano não fosse realizado na minha cidade, pois além do deslumbre literal que acometeu Dodô, também pudemos refletir sobre a tragédia que abateu-se sobre a cidade uma semana após a posse do novo presidente. Falamos portanto dessa resistência fascista, mas dedicamos, sem querer, o programa a um panorama sobre Brasília em que eu, nativo, falo sobre as características específicas e históricas de nossa capital e Dodô, forasteiro, faz sua leitura de fora da cidade especificamente neste novo momento que felizmente estamos atravessando.

Assista aqui.  

Polimatias: Brasília – Cidade utópica

Seguindo a programação da segunda temporada do Polimatias, cujo foco é a vida nas cidades, vamos falar de uma que eu e Polly Sjobon temos um apreço especial: minha cidade-natal, Brasília, onde Polly também morou por um bom tempo. Citamos nossa capital, que completou 62 anos no mês passado, como um exemplo de utopia arquitetônica e como esta acaba forjando a vida e o comportamento de seus moradores.

Assista aqui.