Bom Saber #060: Cristiane Bertoluci

Bordado é arte? A conversa desta semana no Bom Saber é com a querida Cristiane Bertoluci, que levanta a bandeira da arte têxtil entre linhas, agulhas e bordados. Repassamos sua trajetória ao mesmo tempo em que falamos sobre como tricô e crochê são bons portos seguros nestes tempos pandêmicos, bem como pontos de partida para a expressão artística, além de abrir conexões de diversas naturezas.

Assista aqui.  

Bom Saber #059: Joice Berth

Na edição desta semana do Bom Saber converso com a querida Joice Berth, arquiteta, urbanista e autora do livro O Que É Empoderamento?, tema que abordamos durante este papo, além do impacto social que a pandemia e o isolamento tem causado à cidade, não apenas entre os mais desvalidos, mas também na dinâmica das estruturas vigentes – sempre lembrando do contexto brasileiro, que torna tudo mais delicado.

Assista aqui.  

Bom Saber #058: Lídia Zuin

No Bom Saber desta semana, a conversa é com a futuróloga Lidia Zuin, jornalista e pesquisadora de tendências que reflete sobre o impacto do coronavírus em nossas vidas futuras, falando da cooperação global, novas pandemias, a transformação das cidades, realidade virtual, transhumanismo e as formas como nos informamos e nos comunicamos. E ela também fala sobre seu primeiro romance, REQU13M, que está em financiamento coletivo.

Assista aqui.  

Bom Saber #056: Alice Sant’Anna

Na edição desta semana do Bom Saber, converso com a poeta carioca Alice Sant’Anna sobre poesia nestes tempos caóticos que estamos atravessando – tanto sobre como ela tem lidado com o trabalho e seu processo criativo nesta nova rotina bem como as novidades que ela tem trabalhado neste período, como os primeiros livros póstumos de Sérgio Sant’Anna e de Victor Heringer.

Assista aqui.  

Bom Saber #055: Carolina Botelho

Meu papo nesta semana é sobre política e chamei Carolina Botelho, doutora em ciência política pelo IESP, pesquisadora do Doxa – Laboratório de Estudos Eleitorais, de Comunicação Política e de Opinião Pública/IESP/ UERJ = e do Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social, da Universidade Mackenzie, para falar sobre seu atual objeto de pesquisa: o bolsonarismo. Conversamos sobre como o presidente aglutinou diferentes forças do espectro político brasileiro atual, sobre quem são os integrantes de sua base fiel de eleitores e possíveis projeções sobre o futuro desta cultura – e do nosso país.

Assista aqui.  

Bom Saber #054: Renata Corrêa

No meu programa semanal de entrevistas Bom Saber, converso com a querida Renata Corrêa, escritora, roteirista e colunista, mas em vez de falarmos de seu trabalho, pego gancho em uma brincadeira que ela fez em sua conta no Instagram para falar sobre relacionamentos em tempos de pandemia. Desde a vida dos casais enfurnados no mesmo ambiente, até flertes virtuais que desafiam a quarentena para se tornar presenciais, passando pelas relações entre pais e filhos neste período tão trágico que atravessamos.

Assista aqui.  

Bom Saber #057: Luiza Bodenmüller

Em mais uma edição do meu programa semanal de entrevistas Bom Saber, puxo um papo sobre fake news e cultura do ódio com a jornalista Luiza Bodenmüller . Com passagens pela Agência Pública, Aos Fatos e Canal Meio, ela especializou-se na forma como a desinformação se espalha entre as pessoas graças às redes sociais e transforma o jornalismo numa profissão ainda mais crucial para os tempos que atravessamos hoje. Doutoranda em Comunicação pela Fafich (UFMG) e mestra pela ECA-USP, ela também fala sobre a retomada de sua newsletter, a Periódica, que aproxima os universos da academia e do mercado no jornalismo.

Assista aqui.  

Bom Saber #053: Inti Queiroz

A ativista cultural Inti Queiroz é minha convidada desta edição do meu programa semanal Bom Saber e aproveito sua vinda para conversarmos sobre políticas públicas para a cultura em 2021. Ela explica em que pé está a Lei Aldir Blanc, faz suas críticas à Lei Rouanet (não sem antes reconhecer sua importância), fala sobre o recém-lançado Sistema Nacional de Cultural projeto antigo que finalmente toma forma e também do projeto SP: Cidade da Música, que foca na onipresença da música na capital paulista como forma de transformá-la num gerador de economia criativa.

Assista aqui.  

Bom Saber #052: Amanda Miranda

No Bom Saber desta semana puxo um papo com a querida Amanda Miranda, quadrinista e ilustradora em ascensão que está lançando seu quarto título, A Aparição, pela Ugra Press. No papo, conversamos sobre sua trajetória, suas influências e referências, além de falar sobre se reconhecer como artista, da máquina de moer carne das redes sociais e do estágio atual dos quadrinhos no Brasil.

Assista aqui.  

Bom Saber #051: Kátia Lessa

No Bom Saber desta semana, chamei minha comadre Kátia Lessa para discutir sobre estes dias tétricos que estamos atravessando, ela que, jornalista, nasceu em uma família formada por médicos, que a ajudou a entender o drama da linha de frente em primeira mão. Aproveito esse gancho para falar de sua quarentena e como ela vem lidando com esta crise a partir de diferentes pontos de vista.

Assista aqui.