Bom Saber #053: Inti Queiroz

A ativista cultural Inti Queiroz é minha convidada desta edição do meu programa semanal Bom Saber e aproveito sua vinda para conversarmos sobre políticas públicas para a cultura em 2021. Ela explica em que pé está a Lei Aldir Blanc, faz suas críticas à Lei Rouanet (não sem antes reconhecer sua importância), fala sobre o recém-lançado Sistema Nacional de Cultural projeto antigo que finalmente toma forma e também do projeto SP: Cidade da Música, que foca na onipresença da música na capital paulista como forma de transformá-la num gerador de economia criativa.

Assista aqui.  

Bom Saber #052: Amanda Miranda

No Bom Saber desta semana puxo um papo com a querida Amanda Miranda, quadrinista e ilustradora em ascensão que está lançando seu quarto título, A Aparição, pela Ugra Press. No papo, conversamos sobre sua trajetória, suas influências e referências, além de falar sobre se reconhecer como artista, da máquina de moer carne das redes sociais e do estágio atual dos quadrinhos no Brasil.

Assista aqui.  

Bom Saber #051: Kátia Lessa

No Bom Saber desta semana, chamei minha comadre Kátia Lessa para discutir sobre estes dias tétricos que estamos atravessando, ela que, jornalista, nasceu em uma família formada por médicos, que a ajudou a entender o drama da linha de frente em primeira mão. Aproveito esse gancho para falar de sua quarentena e como ela vem lidando com esta crise a partir de diferentes pontos de vista.

Assista aqui.  

Bom Saber #050: Oga Mendonça

No Bom Saber desta semana converso com o compadre Oga Medonça e falamos sobre os trabalhos que ele tem feito durante a pandemia, mas também do impacto que esta vida quarentenada terá em nossa cultura, a partir desta mudança de hábitos que reorganizou completamente nossas rotinas.

Assista aqui.  

Bom Saber #049: Fernanda Paola

A conversa do Bom Saber da vez é com a diretora do Espaço Cult (https://www.cultloja.com.br) Fernanda Paola, que conta como adaptou seus cursos presenciais para a nova realidade pandêmica e como este ano passado mudou completamente a natureza do espaço, que seguirá online mesmo após o fim da quarentena eterna. Também conversamos sobre temas relevantes neste período e as dificuldades e facilidades do ensino à distância, entre outros assuntos.

Assista aqui.  

Bom Saber #048: Gustavo Gitti

Depois de muito tempo conversando só pelas redes sociais, puxei o Gustavo Gitti, que toca a comunidade online O Lugar, para saber como ele tem atravessado esse período e quais lições ele tem tirado desta época tétrica que estamos atravessando. Observando tudo pelo ponto de vista budista, ele conduz um papo sobre conexões, isolamento, meditação, contato, luto e abrir-se para os próprios sentimentos e para os outros neste período.

Assista aqui.  

Bom Saber #047: Eduardo Nasi

Na edição desta semana do meu programa de entrevistas, puxei Eduardo Nasi para conversar sobre cinema – e não apenas sobre filmes – e nossa relação entre a sétima arte e a quarentena. Nasi criou uma newsletter semanal recomendando filmes para toda a semana (o excelente Boletim do Meteoro, peça por email aqui) e aproveito para conversar sobre a falta das salas de cinema, a onipresença dos programas de streaming e como isso tudo tem afetado nosso comportamento.

Assista aqui.  

Bom Saber #046: Fabiana Moraes

Em mais uma edição do meu programa semanal de entrevistas, convido a querida Fabiana Moraes para conversar sobre as mudanças que estão acontecendo no jornalismo brasileira. Ela, que atualmente publica no Intercept Brasil e também dá aula de sociologia, passou por alguns dos principais veículos independentes do Brasil e publicou cinco livros desenvolvidos a partir de reportagens que apurou. Aproveito para pedir que ela comente sobre seus dois próximos trabalhos, um sobre a importância da pauta no jornalismo e outro sobre como o nordeste brasileiro era visto pela geração modernista há um século.

Assista aqui.  

Bom Saber #045: Nina da Hora

Na edição desta semana do meu programa semanal de entrevistas, conversa com a cientista da computação Nina da Hora, que mesmo sem sair da Baixada Fluminense, vem dando passos consideráveis para tornar sua área mais popular, agregando novos entusiastas à medida em que expande seus projetos, como a série Computação Sem Caô, seu canal no YouTube e seu podcast Ogunhê, dedicado a contar histórias de cientistas do continente africano. Aproveito para saber como ela conseguiu se estabelecer numa área tão branca e masculina e também sobre o instituto que ela quer fundar em Duque de Caxias.

Assista aqui.  

Bom Saber #044: Samir Salim Jr.

No meu programa semanal de entrevistas Bom Saber, chamei meu querido chapa Samir Salim Jr., que atualmente edita a newsletter sobre tecnologia Interfaces, para conversar sobre o estado deste mercado nesta virada do século e sobre como seu veículo começou a se estabelecer ao mesmo tempo em que criava uma forma crítica de abordar seu principal tema. Mas como o papo com o Samir sempre abre mil janelas, falamos também sobre política, jornalismo, quarentena, preconceitos brasileiros e as tecnologias do futuro.

Assista aqui.