Alguma boa alma subiu a íntegra do show que Blur fez neste sábado na Cidade do México, na mesma turnê que, nos próximos dias, passa nessa terça-feira por Bogotá, sexta que vem por Santiago e no outro domingo por Buenos Aires SEM PASSAR PELO BRASIL. Para quem não se aventurou a encontrar o grupo em alguma dessas capitais do nosso continente, resta assistir aos vídeos que estão fazendo online e ver como a banda está excelente, mesmo com mais de três décadas de carreira.
Fora uma hora de Weyes Blood e outra de Warpaint. A versão chilena do festival Primavera – chamada Primavera Fauna – acaba de divulgar os horários e se eu não tivesse que ir à Flip no fim de novembro já teria comprado meus ingressos e minha passagem… Fora a possibilidade de esticar pra ver o Cure em Santiago na quinta seguinte (desse eu não desisti ainda).
Ainda não sabemos se o Blur toca no Brasil esse ano – nem se toca no Primavera ou no Popload -, mas o grupo inglês tem compromisso marcado neste julho com o lançamento de seu novo disco de inéditas, cuja expectativa aumenta com uma música nova: “St. Charles Square”, o segundo single de The Ballad of Darren, talvez seja o mais próximo que o grupo liderado por Damon Albarn tenha chegado de volta à sonoridade que o tornou popular nos anos 90, o britpop. A principal diferença é a força das guitarras de Graham Coxon, que nunca soaram tão barulhentas quanto nessa nova música.
No mesmo dia em que o festival Primavera de São Paulo anunciou sua primeira atração para a edição deste ano (Cure, já sabíamos), as edições hermanas do evento divulgaram suas respectivas programações completas. São três festivais além do de São Paulo – 25 e 26 de novembro em Buenos Aires, 7 de dezembro em Assunção e 9 e 10 deste mesmo mês em Bogotá. Em comum, todos terão show do Cure (como aqui em São Paulo), mas nomes como Blur, Beck, Pet Shop Boys, Bad Religion, Slowdive, Grimes, Hives, Black Midi, El Mató a Un Policía Motorizado, Meridian Brothers, Marina Sena, Soccer Mommy, Twilight Sad, Róisín Murtphy e Carly Rae Jepsen já dão um gostinho do que pode vir pra edição brasileira do festival. E não custa lembrar que a mesma empresa que faz o Primavera no Brasil também faz o Popload e artistas como Blur, Beck e Pulp (que não está no elenco destas edições que acabei de citar, mas toca no Chile nos dias 24 e 25 de novembro, na edição do Primavera Fauna, que também leva o Blur pra Santiago) poderiam tranquilamente tocar no festival do Lucio Ribeiro. E será que Domi & JD Beck e a Weyes Blood voltam para o Brasil mesmo já tendo tocado por aqui esse ano C6? Tomara que sim, perdi o show dos dois primeiros, mas me acabei no show da Weyes… Tomara que ela volte.
E dessa vez foi a própria banda que confirmou que participará da edição 2023 do festival Primavera Sound na Argentina – com uma arte idêntica à que vazou semana passada anunciando o grupo de Damon Albarn e o Cure como principais atrações desta edição, o que reforça a possibilidade do grupo de Robert Smith estar cada vez mais perto de ser oficializado também no mesmo evento. Mas, como já disse, vir para o Primavera de um país vizinho não quer dizer que o grupo virá também para o Brasil dentro da versão paulistana do evento, mas podemos dar como certo que teremos show do Blur no Brasil esse ano. E mostrando o disco novo…
Enquanto rumores cogitam a possibilidade um show do Blur no Brasil esse ano, a banda inglesa anuncia seu nono disco gravado em estúdio. The Ballad of Darren, que será lançado no dia 21 de julho, é descrito por seu vocalista Damon Albarn como “um disco após o choque, que reflete e comenta onde estamos hoje.” O disco foi apresentado com a bela “The Narcissist”, que eles lançaram esta semana.
Ouça a nova música, veja a capa do disco e a ordem das novas músicas abaixo:
O campo das especulações sobre os shows do Cure na América do Sul acaba de chocar-se com o campo das especulações sobre a escalação das edições no continente do festival Primavera Sound quando algumas fontes começaram a ventilar a possibilidade de não apenas o Cure mas também o Blur estar confirmado para a edição argentina do festival catalão.