Uma Beth Gibbons bem diferente do Portishead

Sem mais delongas, eis “Floating On A Moment”, o primeiro single do primeiro disco solo de Beth Gibbons, Lives Outgrown, que ela anunciou há cinco dias. O single mantém o clima de pesar e tensão característico de sua banda, o Portishead, mas a instrumentação acústica – sussurros usados pra marcar o tempo, contrabaixo de madeira na cara, assobios, violão dedilhado, vocais de apoio, guitarra sem efeitos – a ajudam a desvendar um outro lugar musical, mais plácido e intimista, algo que vem traduzido num clipe multicolorido e com efeitos digitais que misturam filtros de redes sociais com reproduções feitas por inteligência artificial, superpondo sua imagem a paisagens distorcidas, numa estética que vai de encontro à sobriedade austera do Portishead. E por esse primeiro aperitivo dá pra cravar que tem um discão vindo aí. Lives Outgrown será lançado no dia 17 de maio e já está em pré-venda, sua capa e o nome de suas músicas – bem como o primeiro clipe – podem ser visto abaixo.  

Beth Gibbons anuncia seu primeiro disco solo

Viramos o primeiro mês de 2024 e a vocalista do Portishead, Beth Gibbobs, acaba de anunciar seu primeiro disco solo em um post no Instagram, em que publicou uma carta escrita à mão que traduzo abaixo:  

Os 75 melhores discos de 2019: 63) Henryk Górecki + Beth Gibbons + Polish National Radio Symphony Orchestra – Symphony No. 3 (Symphony Of Sorrowful Songs) Op. 36

discos-2019-63-bethgibbons

Symfonia pieśni żałosnych

Os 100 melhores discos dos anos 00: Primal Scream / Beth Gibbons & Rustin

69) Primal Scream – XTRMNTR (2000)

70) Beth Gibbons & Rustin Man – Out of Season (2002)