Mais uma da Beth Gibbons

A vocalista do Portishead, Beth Gibbons, aproveitou essa quarta-feira para soltar mais uma faixa de seu primeiro disco solo, Lives Outgrown, programado pra sair no dia 17 de maio (o mesmo dia do disco da Billie Eilish). “Reaching Out” é mais claustrofóbica e percussiva que “Floating on a Moment“, a balada que apresentou quando anunciou seu primeiro disco solo, e explode em metais pela metade da música em diante, deixando o vocal de Beth ecoar solto até o final da canção. O clipe, como o primeiro vídeo que lançou, segue o padrão que mistura computação gráfica, padrões de inteligência artificial, colagens visuais e fractais em 3D, ganhando inclusive uma versão interativa feita pelo autor do filme, o videoartista Weirdcore, neste link.

Assista abaixo:  

Uma Beth Gibbons bem diferente do Portishead

Sem mais delongas, eis “Floating On A Moment”, o primeiro single do primeiro disco solo de Beth Gibbons, Lives Outgrown, que ela anunciou há cinco dias. O single mantém o clima de pesar e tensão característico de sua banda, o Portishead, mas a instrumentação acústica – sussurros usados pra marcar o tempo, contrabaixo de madeira na cara, assobios, violão dedilhado, vocais de apoio, guitarra sem efeitos – a ajudam a desvendar um outro lugar musical, mais plácido e intimista, algo que vem traduzido num clipe multicolorido e com efeitos digitais que misturam filtros de redes sociais com reproduções feitas por inteligência artificial, superpondo sua imagem a paisagens distorcidas, numa estética que vai de encontro à sobriedade austera do Portishead. E por esse primeiro aperitivo dá pra cravar que tem um discão vindo aí. Lives Outgrown será lançado no dia 17 de maio e já está em pré-venda, sua capa e o nome de suas músicas – bem como o primeiro clipe – podem ser visto abaixo.  

Beth Gibbons anuncia seu primeiro disco solo

Viramos o primeiro mês de 2024 e a vocalista do Portishead, Beth Gibbobs, acaba de anunciar seu primeiro disco solo em um post no Instagram, em que publicou uma carta escrita à mão que traduzo abaixo:  

Os 75 melhores discos de 2019: 63) Henryk Górecki + Beth Gibbons + Polish National Radio Symphony Orchestra – Symphony No. 3 (Symphony Of Sorrowful Songs) Op. 36

discos-2019-63-bethgibbons

Symfonia pieśni żałosnych

https://www.youtube.com/watch?v=rjvf9nrR1Pk

Os 100 melhores discos dos anos 00: Primal Scream / Beth Gibbons & Rustin

69) Primal Scream – XTRMNTR (2000)

70) Beth Gibbons & Rustin Man – Out of Season (2002)