Tudo Tanto #43: Sozinho no palco

7ª Mostra Cantautores BH - 03/11/18 ©Pablo Bernardo

Na minha coluna Tudo Tanto desta semana, que agora está no site Reverb, um papo com o Luiz Gabriel Lopes, um dos criadores da Mostra Cantatoures, que acontece há sete anos em Belo Horizonte e repensa a música brasileira a partir de um aspecto específico – a formação solitária no palco. A coluna pode ser lida no site aqui.

Rumo a Belo Horizonte

cantautores

Chego na capital mineira neste fim de semana para assistir e participar da sétima edição da Mostra Cantautores. Além dos shows que estão rolando desde o fim de semana passado, o festival também conta com uma série de mesas e rodas de conversa e eu participo de uma delas no sábado, às 15h, sobre os Ramos e Rumos da Produção Contemporânea, ao lado das cantoras Juliana Perdigão e Nath Rodrigues e do jornalista Leonardo Lichote. O papo acontece no Auditório BDMG e tem mais informações lá no site da Mostra.

Indo pra BH

sonancias_2015

Participo nesta quarta-feira do Sonâncias, autodefinido como uma mistura de seminário, festival e rodada de negócios que começou nesta terça e vai até sexta em Belo Horizonte. O evento reúne gente de diferentes áreas deste mercado – Fernanda Bas da Som Livre, Marcos Boffa do Sónar São Paulo, Gutie do Rec Beat, Fernando Dotta da Balaclava, Mancha da Casa do Mancha, Coy Freitas do Skol Music, Pena Schmidt do Centro Cultural São Paulo, entre outros – além de shows de bandas como Câmera, Pequeno Céu, Baleia, Mordomo, Douglas Din, Reallejo, Banda Gentileza e Young Lights. A mesa que participo começa às 19h e é a seguinte:

Música e mídia

– Alexandre Matias (SP): Editor do Trabalho Sujo. Foi editor do caderno Link do jornal O Estado de S. Paulo, diretor de redação da revista Galileu, e editor-chefe do projeto Trama Universitário.
– Fabiana Batistela (SP): Fundadora da Inker Agência Cultural e diretora geral da Semana Internacional da Música de São Paulo. Jornalista, foi repórter da revista Bizz.
– Guilherme Guedes (RJ): Jornalista, apresentador do Multishow, Canal Bis e parte da equipe do site Tenho Mais Discos que Amigos.
– Paulo Proença (SP/BH): Jornalista, cofundador e o gestor de conteúdo do site de entrevistas Motif. Também é editor de conteúdo web na Rádio Inconfidência.
– Mediador _ Daniel Barbosa (BH): Jornalista do caderno de cultura do jornal O Tempo. Curador de projetos como Natura Musical, Música Minas, Vozes do Morro e Música Independente.

O Sonâncias acontece no Savassi, na região central da capital mineira e tem mais informações em seu site oficial.

Indo pra Belo Horizonte discutir hábitos culturais

leiva-bh

Participo hoje, no Oi Futuro de Belo Horizonte, de mais uma etapa do seminário Hábitos Culturais, produzido a partir da pesquisa de mesmo nome realizada pela JLeiva Cultura & Esporte e pelo Instituto Datafolha. Depois de examinar os hábitos paulistas em relação à cultura, é a vez de analisar os dos mineiros, num encontro que acontece a partir das 14h e ainda conta com as presenças de Roberto Guimarães (gestor de cultura do Oi Futuro), Eliane Parreiras (secretária de cultura do estado de Minas Gerais), Aluízer Malab (gestor cultural), Clarice Libâno (antropóloga) e Gustavo Caram (Circuito Cultural da Praça). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Noites Trabalho Sujo em Belo Horizonte

noitestrabalhosujo-bh

Tou chegando nesse sábado na capital mineira pra primeira Noite Trabalho Sujo em Belo Horizonte – e pra esse primeiro experimento vamos fazer uma mistura de clássicos da noite belorizontina, graças à presença ilustre do chapa Jeff Santos, que reaparece na sua cidade-natal em breve temporada. Ao lado do Roger Moore – que hoje comanda a Double Trouble na Obra – Jeff lembra da festa Broaday, clássica noite da metade dos anos 90. Ao lado de Buddy Holly, que hoje toca a festa Wannabe com Cris Foxcat, Jeff revive os tempos da Next!, festa de lançamentos que rolava no começo dessa década. E a minha discotecagem funciona como guarda-chuva para todas essas apresentações, juntando clássicos, hits eternos e pérolas novíssimas – tudo em prol da acabação feliz na pista. A festa acontece na Granfinos, a partir das 23h e madrugada adentro! Vambora!

“Being for the Benefit of Mr. Kite” pela primeira vez ao vivo

paul-in-bh

Outra novidade na área do rock clássico no fim de semana foi que Paul McCartney incluiu algumas músicas inéditas no repertório de sua quarta vinda ao Brasil, que começou com o show em Belo Horizonte no sábado – como “All Together Now”, “Lovely Rita” e “Being for the Benefit of Mr. Kite”…

Que foda… :~~~~

Hoje no Prata da Casa: Iconili

Afrojazz instrumental mineiro é a opção de hoje no Prata da Casa do Sesc Pompéia. Vamos lá? O show começa às 21h e os ingressos – gratuitos – começam a ser distribuídos uma hora antes. Abaixo, o texto que escrevi para o projeto – cuja edição de 2012, com a minha curadoria, termina neste mês.

A música brasileira vive uma nova época de ouro da música instrumental. Na mesma medida em que rádio e televisão perderam o espaço para a internet como principais veículos a mapear novos artistas, uma certa desobrigação em relação a letras e ao papel central de um vocalista em uma banda abriu espaço para bandas de todo o Brasil experimentarem novos formatos – indo desde o afrobeat ao jazz mais cabeçudo, passando por rock experimental e outros formatos em que a canção e a melodia ficavam em segundo plano. Neste cenário, Belo Horizonte vem se fortalecendo como um grande celeiro de novas bandas – e o Iconili, com seus onze integrantes que fundem música africana, tropicalismo e jazz em doses cavalares, usando instrumentos como sopros, metalofone e muita percussão, é só a ponta do iceberg de uma cena que conta com nomes igualmente fortes como Constantina e Dibigode. Seu primeiro disco, Serrassônica, foi lançado em 2006 e só agora o grupo começa a preparar um sucessor – e o novo EP deve ser lançado até o fim do ano.

Conhece o Iconili?

Vem de BH e colide jazz com música africana. Coisa fina.

Lee Ranaldo e o maracatu

Segundo integrante do Sonic Youth a passar pelo Brasil em 2012 (Thurston foi o primeiro), Lee Ranaldo apresentou-se no festival Arte.mov, em Belo Horizonte, reverberando microfonia em frente à videoinstalação de sua mulher, Leah Singer. Em dado momento, pintou até um maracatu.

Bracin linka mais vídeos e notícias sobre a passagem do velho Lee por BH.

Gente Bonita hoje em Belo Horizonte

E aí, quem vai?

Gente Bonita @ Velvet Club
Sexta-feira, dia 29 de abril de 2011
DJs: Luciano Kalatalo & Alexandre Matias (Gente Bonita Clima de Paquera), Nest (residente)
Horário: 23h
Local: Velvet Club – Rua, Sergipe, 1493 – Savassi – Belo Horizonte/MG