Universidade Trabalho Sujo: Beatlelogia

Salve! Eis mais um curso online da Universidade Trabalho Sujo. Beatlelogia é um mergulho na história dos Beatles para mostrar porque o quarteto de Liverpool é um dos maiores movimentos culturais do século passado e porque ainda são importantes meio século depois. O curso terá uma aula por semana e durará o mês inteiro. As datas do curso serão os dias 9, 16, 23 e 30 de setembro, às quintas-feiras, das 20h às 21h. O valor do curso é de 200 reais e você também pode optar por aulas avulsas, ao preço de 60 reais cada aula. Eis as aulas oferecidas:

Aula 1, dia 9 de setembro: Os primórdios em Liverpool
Na primeira aula falo sobre a Inglaterra do pós-guerra, a importância da cidade portuária que viu o grupo nascer, como John Lennon conheceu Paul McCartney e como George Harrison e Ringo Starr se juntaram aos Beatles, que começou a criar sua reputação na adolescência, tornando-se profissionais na marra graças a temporadas em Hamburgo, na Alemanha.

Aula 2, dia 16 de setembro: Beatlemania!
Depois que o empresário Brian Epstein toma as rédeas do quarteto, primeiro a Inglaterra, depois os Estados Unidos e, finalmente, o mundo, se apaixonam pelo grupo, que torna-se o maior fenômeno cultural de massas de seu tempo. Esse sucesso gigantesco formou as bases para a indústria do entretenimento como a conhecemos hoje, além de instigar os Beatles para evoluir artisticamente.

Aula 3, dia 23 de setembro: Fora dos palcos
O grupo para de fazer shows e passa a dedicar-se ao estúdio, gravando obras-primas que seriam impossíveis de serem executadas ao vivo. Isso também faz o grupo desenvolver interesses paralelos à música e começar a experimentar suas carreiras solo, enquanto os atritos internos começavam.

Aula 4, dia 30 de setembro: O fim e o começo de uma nova era
Os anos tensos que por fim fizeram os Beatles encerrar sua carreira são cruciais para entender como, mesmo no fim, eles sabiam da importância de seu legado – pois o rock já não era mais rock’nroll e a cultura pop havia atingido um nível inédito.

As inscrições podem ser feitas neste link.