Clássico é clássico: Jimi Hendrix e Stevie Wonder

Jimi na guita, Stevie na batera – alguma dúvida sobre o nível de groove? Aproveita, que esse é o tipo de material que sai do YouTube rapidaço.

Impressão digital #0008: O novo clipe da M.I.A.

Holocausto vermelho
M.I.A., Romain Gavras e o videoclipe

Um batalhão de choque entra em um prédio com truculência. Armas em riste, os soldados todos de preto atravessam corredores e abrem portas de supetão, em busca de suspeitos. Arrastam-nos para um ônibus cheios de pessoas da mesma etnia e seguem para um terreno baldio. Crianças atacam o veículo com garrafas. Ao chegar em seu destino, o pelotão tira todos os passageiros do ônibus à força e os põe para correr. Muitos percebem que serão alvejados e hesitam em fugir, até que um dos soldados atira à queima-roupa na cabeça de uma criança. A cena grotesca faz que todos saiam correndo – e, um a um. vão sendo mortos, culminando com uma imagem de uma pessoa sendo despedaçada em frente às câmeras.

Sim, câmeras. O novo clipe da cantora cingalesa Mathangi “Maya” Arulpragasam – ou simplesmente M.I.A – é uma bordoada nos sentidos. Chocante ao extremo, o vídeo de Born Free, divulgado online na segunda-feira da semana passada, não impressiona só por suas imagens fortes. Há uma série de símbolos e valores que permitem alguns níveis de leitura. Os soldados remetem tanto à SS nazista quanto a batalhões de choque do terceiro mundo ao mesmo tempo em que ostentam a bandeira dos Estados Unidos no braço. Os perseguidos pelos quase dez minutos do clipe são todos ruivos.

Mas o assunto aqui não é a mensagem por trás do clipe dirigido pelo filho do cineasta grego Constantin Costa-Gavras, Romain Gavras – mas o fato dos dois artistas (a cantora e o diretor) terem escolhido disponibilizar o clipe (um formato velho) na internet (um suporte novo) para divulgar suas obras.

Porque Born Free não é apenas o primeiro single do próximo disco de M.I.A., ainda sem título, como também é um teaser do próximo filme de Gavras, batizado de Redheads, que deverá ser lançado ainda neste ano. Numa só tacada, os dois chamaram atenção para uma questão política em aberto – a eterna disputa entre os mocinhos oprimidos indefesos e vilões truculentos militarizados – e viraram o centro dos holofotes online e, consequentemente, da mídia.

No que diz respeito ao digital, o principal ponto neste episódio, pelo menos no que diz respeito à cultura e ao entretenimento, é o fato de seus protagonistas terem usado um formato típico dos anos 80 (o videoclipe) como único veículo para essa autopromoção.

O motivo? YouTube, claro – que, ironicamente, tirou o clipe do ar por considerá-lo “violento e pornográfico”. Mas a onipresença do site de vídeos online do Google no dia a dia fez que fosse respondida uma pergunta que ecoava há dez anos: com a ascensão do MP3 o single tornou-se maior que o álbum? Não. Como Lady Gaga havia dito em fevereiro com seu curta Telephone, o clipe é mais importante do que a música em si.

DJ
500 Essential Mix

Criado em 1993, o programa Essential Mix da rádio londrina BBC 1 é um dos mais tradicionais palcos para DJs e produtores de música eletrônica do mundo todo e revelou nomes como Daft Punk, Tiga, DJ Hell e brasileiros como DJ Marky, Twelves e Gui Boratto. Nesta semana o programa chegou às quinhentas edições e a rádio fez um especial para comemorar a data em seu site, disponibilizando versões enxutas dos principais sets para download além de uma linha do tempo com as atrações. Confira em www.bbc.co.uk/radio1/essentialmix/essentialmix500.

Ah, os anos 90…

O Custódio tá morando em Londres e passou um perrengue por causa da tal TV License e, depois de se ver obrigado a pagar o imposto inglês, resolveu entrar numas de “já que estou pagando, vou assistir” e começou a fuçar uns programas da BBC no YouTube – até que, sem querer, descobriu o velho The Word, do começo dos anos 90, que passava sexta tarde da noite no Channel 4 – e as bandas faziam o que dava na telha. Eles separou alguns vídeos, como a primeira vez em que o Nirvana tocou ao vivo na TV…

…o hit único do Daisy Chainsaw (uma favorita pessoal)…

…e essa invasão de palco na apresentação do Rage Against the Machine.

No post que ele escreveu pro site da Reverb ele conta essa história direito e linka ainda mais vídeos, vale colar .

A história de “Bohemian Rhapsody”, do Queen

Um documentário da BBC sobre a faixa.

Dica do Lombardi.

Alice psicodélica

Esta versão psicodélica de Alice foi dirigida por Johnatan Miller, um dos caras do show de humor Beyond the Fringe, que convidou outros compadres do show – como o Peter Cook que faz o Chapeleiro Maluco e o Alan Bennett que faz o Rato no esquete acima – para formar o elenco da versão feita para o programa Wednesday’s Play, da BBC. A versão ainda contava com Peter Sellers como o Rei de Copas, Wilfrid Brambell (o “avô” do Paul no primeiro filme dos Beatles) como o Coelho Branco e trilha sonora de Ravi Shankar, criando, ainda em 1966 e através de canais estatais, o rumo que foi descambar na psicodelia do ano seguinte.

Nirvana na BBC

Gostou, né? E que tal esse disco com todas as gravações do trio do Cobain na BBC? Você conhece provavelmente boa parte dessas gravações: as versões de “Molly’s Lips”, “D7”, “Turnaround”, “Son of a Gun” (gravadas na segunda participação da banda no show de John Peel, no dia 21 de outubro de 1990), “Aneurysm”, “Been a Son” e “Polly” (estas gravadas no Evening Session de Mark Goodier no dia 9 de novembro de 1991) formam a grande parte do Incesticide, o disco de sobras que a banda lançou entre o Nevermind e o In Utero. Além destas, duas outras (“Dumb” e “Endless Nameless”) gravadas no dia 3 de setembro de 1991 em outro programa do John Peel também apareceram na caixa With the Lights Out. Das gravações não-oficializadas ainda restaa íntegra da primeira participação da banda no programa de Peel, dia 26 de outubro de 1989 (“Love Buzz”, “Spank Thru”, “About a Girl” e “Polly” ainda com o baterista Chad Channing) e duas versões alternativas para “Something in the Way” e “Drain You”. As BBC Sessions do Nirvana são um capítulo clássico na história da banda – os três pegando seu melhor público na veia, no auge, em versões perfeitas de músicas menores do repertório de Kurt.

Essential Mixes

O programa Essential Mix, da BBC, já pode ser considerada uma das principais instituições da dance music mundial. No ar desde 1993, o programa convida DJs e produtores a discotecar por duas horas sem parar e quase todo mundo que é alguém na pista de dança já bateu ponto no programa. O legal é que agora apareceu este site Essential Mixes, aparentemente sem nenhum vínculo oficial com o programa da BBC, que não apenas permite que você faça download de vários destes sets, como os organiza de forma bem detalhada, com as faixas de todos os programas e permite até ranquear os sets dos DJs. Apesar de não chegar nem perto do número original de programas, a oferta já é bem farta – só de set do Pete Tong, dá pra deixar rolar quase um dia inteiro, e tem vários outros desses DJs sem vocal que vêm ao D-Edge ou ao Skol Beats ano sim, ano não. Por outro lado, recomendo baixar qualquer coisa do David Holmes e os sets do Fatboy Slim, mas também tem coisas do Soulwax, Air, Kraftwerk, Chemical Brothers, Dimitri From Paris, Daft Punk, DJ Yoda, Audio Bullys, Plump DJs, Krafty Kutz… Muita coisa fina.

Alto paca!

O fundo do mar em movimento

Estrelas do mar se movimentam como vermes. Cuidado turma do “nhom”: tem uma foca morta no vídeo.

Dica da Babee – e de quem mais poderia ser?

Franz Ferdinand tocando “Womanizer”

O Franz se alinha ao grupo de artistas que reverencia o hit da Britney ano passado, mas sem muita inspiração – chamando “Womanizer” de “a melhor música nos últimos meses”, o grupo escocês regravou a faixa ao vivo numa apresentação hoje na BBC (a íntegra do show pode ser ouvida aqui). Sua versão e fica a poucos centímetros acima da feita pelo All American Rejects, passando a milhas de distância das boas – pero óbvias – recriações de Ladyhawke e Lily Allen.


Franz Ferdinand – “Womanizer