Concertos de Discos: Baden Powell

baden_powel

A edição deste mês dos Concertos de Discos realizados na Discoteca Oneyda Alvarenga harmoniza com a Mostra de Cordas Dedilhadas ao celebrar os oitenta anos do nascimento do músico Baden Powell, que terá dois de seus discos reverenciados – Os Afro-Sambas e Carinhoso – pelos músicos Paulo Belinati e Alberto Guedes nos sábados 12 e 19 de agosto, a partir das 15h30. A atração é gratuita e acontece neste e no próximo sábado (mais informações aqui).

50 anos dos Afro-Sambas

baden-vinicius

O clássico encontro de Vinícius de Moraes e Baden Powell no mais clássico terreiro da música brasileira ressurge em vinil em seu aniversário de 50 anos. Os Afro-Sambas é uma obra crucial em nossa música por diversos pontos de vista: consagra a autonomia criativa e musical de Vinícius de Moraes, que ainda estava preso ao sucesso da bossa nova; apresenta o mágico violão de Baden Powell em sua obra-prima; eleva magistralmente o universo da cultura africana ao panteão central da música brasileira e consagra a religião afro-brasileira como parte central de nossa identidade. O disco será relançado em edição especial do clube de vinil Noize Record Club (mais informações aqui).

“É uma honra termos esse disco tão relevante pra história da cultura brasileira e tão forte não só na musicalidade, mas também na poesia. Vinicius de Moraes e Baden Powell são referência pra grande parte dos músicos brasileiros que vieram depois, é inegável”, me explica Marília Feix, editora do Noize Record Club e da revista Noize. O clube, que já lançou vinis de Tulipa Ruiz, Curumin, Banda do Mar, Otto e Apanhador Só envereda pela primeira vez rumo ao século passado e a um clássico da música brasileira, mas não necessariamente é uma mudança de rumo do serviço. “A ideia do Noize Record Club é trabalhar com álbuns de qualidade, que valham a pena serem colecionados em vinil”, continua Marília. “Claro que os clássicos acabam sendo sempre álbuns relevantes, pois resistiram ao tempo, e acabam se tornando um conteúdo muito rico também para a revista. Mas temos muitos artistas novos no Brasil que também podem ser considerados, que a gente acredita que poderão ser clássicos no futuro.” Ela diz que o próximo disco do clube já está definido e deve ser anunciado ainda este ano.

afrosambas

E se você nunca ouviu os Afro-Sambas, faça-se esse favor.

O que o Radiohead está ouvindo em setembro de 2011

Mais uma office chart do Thom Yorke.


Low Anthem – “Hey, All You Hippies!”


Baden Powell + Vinicius Moraes – “Canto de Ossanha”

 

Afro-Sambas esmerilhados

O saite Desmonta botou três MP3 do Trio Esmeril tocando os Afro-Sambas de Vinícius e Baden para download. Pra quem não conhece, o Trio é composto somente por Maurício Takara (Hurtmold), Guilherme Mendonça (o Guizado) e Junior Boca (ex-Cidadão Instigado). Finíssimo.


Trio Esmeril – “Canto de Iemanjá