Back to Pernambuco
Esse ano vim antes e depois do carnaval… O durante fica pros próximos. E se você tá em Recife, cola lá – é grátis.
26 e 27 de fevereiro
Livraria Cultura/Paço Alfândega (Rua Madre de Deus s/n, Recife/Pe)
Acesso Livre ::: Entrada GratuitaProgramação
26 de fevereiro, 10h30
Produção, reprodução, interferência e consumo virtual
O ambiente virtual reduz todos os níveis de linguagem ao mesmo e único produto, o conteúdo digital. Num país como o nosso em que o tempo-conhecimento empregado no uso da rede está centrado na atividade de consumo, e muito pouco na produção, pensar a economia que circunda este ambiente é um desafio…Alfredo Manevy (Secretário de Políticas Culturais – MinC)
André Lemos (Sociólogo, Prof. e Pesquisador do Centro Internacional de Estudos e Pesquisa em Cibercultura – Facom/UFBA)
Cesar Bolaño (Prof. da Univrsidade Federal de Sergipe, Coordenador do Observatório de Economia e Comunicação da Universidade Federal de Sergipe, editor da Revista Eletrônica EPTIC online)
Eugênio Bucci (Jornalista, Presidente da Radiobrás)
Guiseppe Cocco (Prof. da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenador da Rede Universidade Nômade, editor da revista Global/Brasil)
Moderação – Afonso Luz (MinC)26 de fevereiro, 15h
Blogosfera e Jornalismo Cidadão
O Jornalismo Cidadão e a web 2.0 parecem abalar as clássicas noções de “editoria”, “publicação”, “periódico” e “jornalismo” no ambiente colaborativo da Internet. Podemos dizer que o modelo de representação do real operado pelas mídias centralizadas está sofrendo transformações em sua base de sustentação?…Alexandre Matias (Jornalista, editor do blog Trabalho Sujo)
Antônio Martins (Jornalista, editor chefe do Le Monde Diplomatique Brasil)
Bob Fernandes (Jornalista, editor do Terra Magazine)
Marcos Palácios (Sociólogo, Prof. e Pesquisador da Faculdade de Comunicação da UFBA)
Ricardo Noblat (Jornalista, editor do Blog do Noblat – Globo On-line)
Moderação – José Murilo Jr (MinC)26 de fevereiro, 19h
Conhecimento, saberes e valores em tempo real
A expressão tempo real descreve um mundo virtual que é movido por uma temporalidade própria aos sistemas das novas mídias. Esse comum digital que instaura sua própria realidade é um lugar de agenciamento da informação que a certifica de sua validade e veracidade, sua “realidade” partilhada…Cláudia Cordeiro (Profa. de Literatura Brasileira, editora do portal Plataforma para a Poesia)
Espartaco Madureira (Portal Domínio Público do MEC)
Márcia Tiburi (Filósofa e escritora)
Moderação – Jeferson Assumção (MinC)27 de fevereiro, 10h30
Autoria Individual e coletiva / A web e o saber compartilhado
Sistemas colaborativos em rede podem ser mais rápidos e flexíveis, tanto no desenvolvimento tecnológico como também na multiplicação do espaço de trocas. As informações culturais propagadas pessoa a pessoa, numa espécie de escambo digital e os sistemas colaborativos, onde o poder da autoria é horizontalizado redefinem as noções de direito, propriedade intelectual e copyright…H.D. Mabuse (Artista Plástico, Webdesigner)
Heloisa Buarque de Holanda (Profa. do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ)
Paulo Bruscky (Artista Plástico)
Ricardo Rosas (Escritor, crítico e editor do site Rizoma.net)
Moderação – André Stangl (Programa Cultura e Pensamento)27 de fevereiro, 15h
Gestão de redes digitais de colaboração
Hoje, pipocam na internet sistemas colaborativos de produção e circulação de informação que partem do pressuposto da descentralização, estimulando a autonomia e valorizando cada vez mais a opinião de quem produz a informação e de quem a consome. Hospedagem, suporte, promoção, administração e autonomia?…Felipe Machado (Estudiolivre.org)
Franklin Coelho (Cientista Político, coordenador do projeto Piraí Digital)
Helena Aragão (Overmundo)
Patricia Canetti (Artista Multimídia, coordenadora do Canal Contemporâneo)
Paulo Henrique Lima (Diretor Executivo do RITS, Rede de informações para o terceiro setor)
Reinaldo Pamponet (Presidente do Instituto Eletrocooperativa)Moderação – José Murilo Jr (MinC)
27 de fevereiro 19h
Reunião aberta a interessados com o objetivo de avaliar sugestões para ações de fomento ao debate no meio digitalMais informações: 81 3424 7611 / info@culturaepensamento.com.br / www.cultura.gov.br/culturaepensamento