E Gabriel Thomaz encerrou sua temporada Eu Nem Era Nascido no Centro da Terra atualizando o título para as próximas gerações e finalmente colocando em prática uma ideia que carrega há quase duas décadas, data de uma das primeiras músicas que compôs pensando no público infantil e que só agora pode mostrá-la pela primeira vez num palco (“Papagaio Quequeco”). A primeira apresentação dos Autoraminhas – o mesmo grupo Autoramas, só que tocando músicas para crianças – começou com a música-tema do seriado do Batman nos anos 60, passeou pela trilha sonora da Vila Sésamo (ao visitar a inesquecível “Abecedário”, escrita por Marcos Valle), pelo repertório da primeira banda do Gabriel, Little Quail (com “O Sol Eu Não Sei” e “1-2-3-4”), e pela new wave de Portugal (“Robot”, do grupo Salada de Frutas, que o grupo já toca em seu show para adultos). Mas o ouro da apresentação está nas músicas feitas para esse novo formato, com músicas que explicam-se em seus títulos, como “Hora do Recreio”, “Cosquinha no Dedão”, a genial “Ornotorrinquinho” (descrita como uma versão infantil do Devo), a irresistível “Ritmo do Algoritmo” (falando em “faça o que seu mestre mandar”), a explosiva “Energia Atômica” (berrada por duas fãs mirins do grupo) e uma música com uma única sílaba (“ba”) repetida ad infinitum. Antes do show terminar, Gabriel chamou BNegão ao palco, que cantou sua “Dança do Patinho” naquele contexto inusitado – e funcionou! A apresentação não teve bis e sim uma extensa hora do recreio, quando o grupo chamou as crianças presentes no público para brincar com as baquetas na bateria, tocando teclado, tentando tocar guitarra e fazendo vocais improvisados e dancinhas, tornando o final do primeiro show do Autoraminhas num happening. Esse final caótico e fofo começou sobre a mesma base do tema de Batman que abriu a noite e que transformou-se numa mistura de improviso livre com playground que divertiu tanto as crianças, a banda e o público, numa pequena demonstração do que o mundo da música pode oferecer pra essa molecada – afinal, segue sendo rock mesmo sendo pras crianças! Pé na tábua, Autoraminhas!
Volto de mais uma temporada candanga justamente para iniciar a celebração de um dos grandes heróis do cerrado no palco do Centro da Terra, quando o mestre Gabriel Thomaz assume sua temporada nas segundas-feiras de agosto fazendo uma verdadeira jornada em sua própria história. São quatro noites dedicadas a momentos diferentes de sua carreira. Na primeira segunda, dia 5, ele mostra a nova encarnação de seu grupo mais conhecido, o grupo Autoramas, que repassa seus grandes sucessos, inclusive festejando o aniversário de um quarto de século de seu primeiro disco, Stress, Depressão e Síndrome de Pânico. Na segunda noite, dia 12, ele mostra seu trabalho solo que assina como Multi-Homem para, na outra semana, dia 19, visitar o grupo que lhe colocou no mapa da música brasileira, quando repassa o repertório do mitológico Little Quail & The Mad Birds no ano em que o primeiro disco do trio comemora três décadas de existência. E como nem tudo é passado, Gabriel encerra a temporada no dia 26, quando mostra sua novidade deste ano, ao apresentar a versão infantil de sua banda principal, que batizou de Autoraminhas. Vai ser quente! E não custa lembrar que os espetáculos do Centro da Terra começam sempre pontualmente às 20h. Os ingressos já estão à venda na bilheteria e no site do teatro.
#gabrielthomaznocentrodaterra #gabrielthomaz #autoramas #littlequail #littlequailandthemadbirds #multihomem #autoraminhas #centrodaterra2024