Link – 24 de maio de 2010

Gênio, sim. Do mal? Steve Jobs visto através de seis ex-parceiros1. O fundador: Steve Wozniak2. O mágico: Andy Herzfeld3. O artista: Hartmut Esslinger4. O inimigo: John Sculley5. A mulher que entende o homem: Pamela Kerwin6. O soldados: David SobottaNestlé na mira dos ativistas digitaisTroca de figurinha, agora via TwitterPersonal nerd: criando suas fontesO futuro mais revolucionário da semana passadaA reabilitação do Adobe Flash‘Quem é pior: Apple ou Microsoft?’ puxa o papo nesta festaUma startup brasileira entre 180 expositoresUma guerra contra o limite do 3GVida Digital: John Weschler, criador do Formspring.me

4:20

Link – 10 de maio de 2010

21 dias depois: nem notebook, nem celular, iPad ocupa novo lugarA vantagem do aparelho de uma tarefa sóLivraria Cultura vira palco para o LinkSó a Justiça pode tirar conteúdo do ar, redefine anteprojeto do Marco CivilComo registrar seu domínioA tecnologia dos celulares regerá o futuro dos tablets‘Prince of Persia’ vira filme dando sequência à evolução dos gamesE depois do anúncio do Plano Nacional de Banda Larga?A invasão dos ‘Androidphones’Vida digital: No espaço sideral

Link – 3 de maio de 2010

Eu, robôLink sai do papel na Livraria CulturaBrasil questiona mapa do Google de remoção de conteúdo“Born Free” e a censura do YouTubeO que é e como funciona o TumblrO iPhone do Gizmodo e o sensacionalismo tecnológicoO novo destino dos Papéis do PentágonoO roteiro do último episódio de ‘Lost’ vazou ou foi vazado?TV 3D já tem. Só falta o que verApple x AdobeNo Brasil, Ballmer mostra novo MSN e reclama do governoUma convenção de memes e viraisO dia das mães móveisVida Digital: Marcos Souza, coordenador-geral de direitos autorais do Ministério da Cultura

4:20

Link – 12 de abril de 2010

Sem teclado nem mouseMudança começou com celularQuando a tecnologia vira sexto sentidoOs rumos do comandoMeio termo: mouse com supefície tátilControle na ponta dos dedosAnálise: Um à frente, dois para trásAnálise: iPad eleva nível da disputaProjeto de lei do Marco Civil aumenta as responsabilidades dos usuários Entenda o Marco Civil da internetA cultura sob a ótica do copyrightA linguagem da internet é o HTMLVida Digital: Tiger Woods

Link – 5 de abril de 2010

E agora, lan house?Deputados discutem regulamentaçãoInclusão social e digital na práticaAprendendo com os piratasChatroulette nos lembra da natureza aleatória da internetO iPad de duas carasUma orquestra de laptops no ABCYouTube e Twitter de cara novaPeças em streaming. Dá certo?Nuvem sujaApp Store no FacebookMapa do 3GVida Digital: Charles Martinet

Impressão digital #0004: Eis o iPad

Minha coluna no Caderno 2 de domingo foi sobre o iPad.

Um player de notícias?
O que a Apple quer com o iPad

Começou. Mais uma vez a Apple se dispõe a reinventar um nicho do mercado digital a partir do lançamento de um aparelho. A empresa já fez isso com o MP3 player e com o telefone celular, ao apresentar os aparelhos ao mercado sob os nomes mágicos de iPod e iPhone.

O primeiro tornava fácil e prática a utilização de um tocador de MP3 portátil graças à interface sofisticada característica dos produtos da empresa. Mas a arma secreta do aparelho era uma loja virtual em que era possível comprar música digital às pencas – ou melhor, às faixas. A iTunes surgiu logo depois que a indústria do disco optou por lutar contra a internet em vez de abraçá-la, no início do século, quando processou seus clientes que baixavam discos de graça graças ao software Napster.

E ensinou ao mercado norte-americano – e, posteriormente, ao mundo – que música online não era sinônimo de pirataria. O que, logicamente, fez com se vendesse cada vez mais iPods.

O mesmo aconteceu com o iPhone, quando a Apple transformou o acesso à internet em um recurso básico para a telefonia móvel. E o iPhone não era apenas um BlackBerry para não-executivos – o aparelho também levava para as massas o conceito de aplicativos, pequenos softwares que fazem operações específicas usando a internet.

E assim o telefone virava um dispositivo que pode encontrar seu carro no estacionamento de um shopping, descobrir que música está tocando na estação do metrô ou quais restaurantes ficam mais próximos do hotel em que você está. Como com o iPod, a Apple também lançou um ambiente virtual para reunir estes aplicativos – a App Store.

E agora, com o iPad, lançado ontem nos Estados Unidos, espera-se que o mesmo aconteça com outros tipos de conteúdo, principalmente editorial. Mas não é uma briga com o Kindle, que segue exemplar para a leitura de livros monocromáticos. O novo aparelho da Apple quebra as barreiras entre livro, site, blog, revista, jornal, rádio e TV e propõe à geração produtora de conteúdo editorial – profissional e amadora – a repensar o ambiente em que nos informamos e nos entretemos. Se irão conseguir é outra história.

Alguém quer brincar de 2001?

O Google é conhecido por suas piadas de 1º de abril, mas elas são amadoras se comparadas às da loja online ThinkGeek.com, que todo ano lança produtos falsos para brincar com seus compradores. Este ano, além de um despertador inspirado na série Lost e de um porta iPad que lembra um fliperama, a loja anunciou este “bonequinho” ao lado – o monólito do filme 2001, de Stanley Kubrick, para colecionadores. Genial.

Link – 29 de março de 2010

Vem aí a lei que vai mudar a webMarco Civil hackeado mostra a participação dos brasileirosE depois, o que acontece com o Marco Civil?O que aborda o projeto de leiOlha o nível das leis sobre internet no BrasilO que os olhos não veem, o Photoshop desenhaA arte do século 21, no iPhone e via FacebookKit Kat na mira • Samsung, TV 3D e E-Book • Bom, bonito e… vai, caro ele não éDo bloco para o celularMegarretrôBonitinho, mas…Fone para ouvir baixinhoÉ só começarPossantinhoBlackberry maduroAndroid DuracellQuem seremos nós na internet? Qual o login que escolheremos?4 cantosMuitas opções na PaulistaCartas marcadas no CentroLocalize-se no FoursquareVida Digital: Mary Lynn Rajskub

Link – 22 de março de 2010

Games brotam nas redes sociais • ‘Colheita’ bate Twitter no Brasil • Análise: ‘O que engorda o boi é o olho do dono’, mesmo se for virtual De mafiosos a bichinhos de estimaçãoConcurso premia lavoura artísticaSeremos pagos para jogar games ruins?Jogue!Caminhos percorridos numa nova narrativaSeu corpo conectado na webDesligado ou fora da área de coberturaMicrosoft do bemSabe quem perde na briga entre Google e Apple? A NokiaO novo Shawn Fanning ou o novo Steve Jobs?Entrevista: Salim Ismail, diretor da Singularity UniversityVida Digital: Karina Buhr