Cine Ensaio: A reinvenção de Top Gun

Top Gun: Maverick não apenas consegue ressuscitar bem o velho hit dos anos 80, como desequilibra a balança dos filmes de ação e dos grandes sucessos comerciais de Hollywood atualmente. Não apenas por ter reinventado a franquia mas também por suas impressionantes cenas de ação, que são o avesso do que vende o cinema atual. Esse é o assunto que eu e André Graciotti destrinchamos nesta edição do Cine Ensaio.

Assista aqui.  

Cine Ensaio: O multiverso de Everything Everywhere All at Once

Retomando o Cine Ensaio depois das minhas férias, puxei o André Graciotti pra discutir um dos melhores filmes dos últimos tempos, Everything Everywhere All at Once (que acabou de estrear no Brasil com o título de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo), dirigido por Dan Kwan e Daniel Scheinert. Partindo da vida monótona de uma mãe de família encurralada por diversos problemas cotidianos (impostos, família, trabalho), somos jogados a um multiverso de linguagens e gêneros que filosofa sobre a existência sem perder o pé da rotina, misturando paródias, existencialismo, filmes de ação, comédia de humor negro e os limites do bom gosto.

Assista aqui.  

Cine Ensaio: Nicolas Cage e a atuação experimental

Às vésperas do lançamento de seu filme de número setenta e lá vai pedra (O Peso do Talento, em que ele interpreta… ele mesmo!), Nicolas Cage é uma esfinge que desafia o espectador de cinema – e nunca saberemos se ele forçará a barra de forma convincente ou espalhafatosa, sempre andando no limite entre o impressionante e o ridículo. Disposto a transcender os limites do que convencionou-se a rotular de interpretação cinematográfica, o sobrinho de Coppola é o tema do primeiro Cine Ensaio sobre atuação no cinema – e eu e André Graciotti escolhemos este ícone justamente para dissecar este conceito no palco determinado pelos limites da câmera e da tela. Consideramos um dos atores mais desafiadores do cinema norte-americano justamente por ser completamente inusitado e imprevisível – além de nos entregar momentos de êxtase ou constrangimento que rendem cenas memoráveis ou memes ridículos.

Assista aqui.  

Cine Ensaio: Diretores – Steven Spielberg

Mais um Cine Ensaio que celebra diretores e dessa vez vamos a uma unanimidade: o diretor de clássicos como E.T., Tubarão, os quatro Indiana Jones, Lista de Schindler e Parque dos Dinossauros é tão celebrado como um dos maiores nomes do cinema norte-americano como um dos sinônimos da pasteurização da linguagem cinematográfica feita por Hollywood. Eu e André Graciotti pertencemos ao primeiro time e temos Steven Spielberg como um dos grandes nomes da história do cinema e por isso dedicamos este programa à sua obra.

Assista aqui.  

Cine Ensaio: Melhores filmes e séries de 2021

No primeiro Cine Ensaio de 2022, eu e André Graciotti recapitulamos o ano anterior escolhendo nossos filmes e séries favoritos do período – e como não consegui acompanhar muitas novidades, deixei pro André falar melhor de suas escolhas, comentando alguns filmes e seriados que consegui assistir em 2021.

Assista aqui.  

Cine Ensaio: He-Man contra os fanboys tóxicos

E esse remake do He-Man feito pelo Kevin Smith que acabou de estrear no Netflix? Desviamos mais uma vez o tema do Cine Ensaio para a televisão para falar de uma improvável – e esperta – recriação de um clássico recente, que revisita os anos 80 sem a capa de poeira da nostalgia e fez os fãs obtusos do desenho original chiarem, em uma das raras oportunidades em que eu e o André Graciotti concordamos com o tema da vez.

Assista aqui.  

Polimatias + Cine Ensaio: Saúde Mental, Psicodélicos e Espiritualidade (parte 2)

O papo do primeiro encontro Cine Ensaio com Polimatias rendeu tanto que seguimos na parte dois, que deve abrir espaço para mais novidades – em breve! Enquanto isso, seguimos, eu, Polly Sjobon e André Graciotti, divagando à respeito do desconhecido a partir da forma como interagimos com nossa psiquê.

Assista aqui.  

Polimatias + Cine Ensaio: Saúde Mental, Psicodélicos e Espiritualidade (parte 1)

Outro mashup de programas do meu canal que promete dar pano pra manga. Chamei André Graciotti do Cine Ensaio e Polly Sjobon do Polimatias para expandirmos nossa paleta de assuntos e resolvemos colocar um pouco de ácido nesta mistura, confrontando espiritualidade, psicodelia e saúde mental num papo que terminou prometendo parte 2….

Assista aqui.  

Cine Ensaio: Viúva Negra, Lóki e os mortos-vivos da Marvel

As duas novas produções da Marvel ressuscitam personagens que morreram nos últimos eventos da fase 3 da série. No início da fase 4, Viúva Negra ressurge em forma de flashback e Lóki volta fora do espaço-tempo, a primeira em um filme e o segundo em uma série. Mas os dois produtos divergem no que diz respeito ao futuro da editora de quadrinhos que virou estúdio. Eu e André Graciotti conversamos sobre esta nova fase da Marvel, que abre as portas do multiverso.

Assista aqui.  

Cine Ensaio: O Exorcista – O maior terror de todos os tempos?

Em mais uma edição do programa de cinema deste canal, eu e André Graciotti conversamos sobre o clássico de William Friedkin que mudou a história do cinema no início dos anos 70 ao cruzar a barreira do gore e ao propor que o gênero horror se sobrepusesse à ciência, com o sobrenatural tentando ser explicado no decorrer do filme. É a oportunidade que o Graciotti encontrou para falar sobre o terceiro filme da franquia, uma continuação muito superior ao segundo filme, este, um fiasco.

Assista aqui.