Agora sim!

, por Alexandre Matias

Materinha que escrevi hoje sobre o novo layout, os novos blogs e o fato do site do Link agora estar em WordPress.

‘Link’ estreia novos site e blogs
Área de tecnologia do estadão.com.br agora utiliza a plataforma de publicação aberta WordPress

Desde a terça-feira passada, 19, o site do Link está de cara nova. Mais do que isso: a área de tecnologia do portal estadao.com.br inaugurou nada menos do que seis blogs, cada um deles voltado para aspectos específicos da cultura digital. Mas por trás do novo layout e da nova distribuição de conteúdo, há uma novidade que não transparece aos olhos: nosso novo site é publicado em WordPress.

O sistema de publicação aberto começou como uma ferramenta para facilitar a produção de conteúdo em blogs, mas aos poucos foi sendo adotado por diferentes veículos online e, hoje, meios tradicionais como os jornais The New York Times e Le Monde, a agência de notícias Reuters e o canal CNN utilizam a plataforma para publicar conteúdo em seus sites.

O WordPress já vinha sendo utilizado em outros blogs do estadao.com.br desde que o colunista do Link, o jornalista Pedro Doria, tornou-se o editor-chefe de conteúdo digital do Grupo Estado, mas o Link é o primeiro caderno do Grupo a utilizar a plataforma em toda sua publicação, além dos blogs. Doria inclusive aproveita a nova fase do Link para voltar à blogosfera. Depois de matar seu blog no ano passado, o jornalista retoma seu blog com ênfase nas transformações que a tecnologia vem impondo ao jornalismo e à comunicação.

Os outros cinco blogs ficam sob a guarda dos repórteres do caderno. Cada um deles aborda um assunto diferente do universo digital – mobilidade, cultura livre, hits da internet, games e dicas de tecnologia. Assim, a produção de conteúdo do Link, além de acompanhar as principais novidades do universo digital, também aborda assuntos que não estão na pauta do noticiário e pode tratar de temas e situações que acontecem em paralelo às notícias do dia.

Com o novo site, também queremos estabelecer um vínculo direto com o leitor, para saber o que você tem achado de nossa cobertura e que assuntos você acha que deveriam estar em nossa pauta. A pequena enquete na nova home é só um aperitivo do canal de comunicação que queremos criar entre o Link e seus leitores. Estamos apenas começando a assistir uma série de mudanças que acontecerão no decorrer do ano, tanto no Link quanto no portal estadao.com.br.

Este, inclusive, apresenta mais uma novidade a partir de hoje, quando inaugura uma área dedicada ao Twitter, em que o leitor pode encontrar os últimos tweets de cada uma das editorias do Estado. Outra novidade também será lançada hoje quando, na Campus Party, inauguramos o sétimo blog do Link. Link Tempo Real é um blog dedicado às coberturas e transmissões de eventos – como o nome entrega – em tempo real. Isso mesmo: em menos de uma semana, já temos sete blogs.

E podem esperar que mais novidades virão: e em menos tempo do que você pensa.Já tem mais novidades no forno que devem aparecer ainda em fevereiro. Mas, para isso, contamos com a sua.

Tem de tudo

LOL
É o nosso blog dedicado às manias, memes e obsessões online. Quem comanda o LOL (acrônimo para rindo alto, em inglês) é a Ana Freitas.

P2P
Sob o comando de Tatiana de Mello Dias, o blog discute como a tecnologia está mudando a cultura e fala de direitos autorais, cultura livre, pirataria e legislação.

Personal Nerd
Formatar o computador, instalar programas, mexer no Twitter, bloquear popups. O blog de Fred Leal resolve todos seus problemas relacionados à tecnologia.

Que Mario?
Resenhas, curiosidades e notícias sobre o universo dos games, sob a batuta de Jocelyn Auricchio. Videogame também é cultura – e o blog vai explorar isso a fundo.

Sempre à mão
Celulares já mudaram a forma como nos comunicamos ao levar a web para todo lugar. O blog de Filipe Serrano fala de tudo que tem a ver com mobilidade.

Tags: