A vez do Tutu Naná

, por Alexandre Matias

Um dos bons segredos da cena indie de São Paulo começa a ser revelado este ano, quando o quarteto Tutu Naná começa a dinamizar ainda mais sua produção musical. Surgido das cinzas da já clássica banda indie chapecoense John Filme (formada pelo guitarrista Akira Fukai e pelo baterista Fernando Paludo), o grupo começou suas atividades em 2019, quando contou com a entrada da flautista Carolina Acaiah e o baixista e guitarrista Jivago Del Claro, e mudaram-se para São Paulo. Passaram o período pandêmico enfurnados na mesma casa, em que tocavam e gravavam sem parar, material que finalmente vem à tona com o disco Itaboraí, que lançam nesta sexta e que eles antecipam, como aperitivo, a última faixa, batizada “Iara”, em primeira mão para o Trabalho Sujo. Trabalhando com texturas sonoras que vão da microfonia ao eletrônico, o grupo se entrega em viagens sonoras que o colocam em algum ponto sonoro entre o My Bloody Valentine, o Yo La Tengo e o Sonic Youth, sempre com letras em português – cantadas por todos seus integrantes. “Esse disco é uma consequência direta do modo que estamos vivendo, ou seja, o fato de estarmos todos morando sob o mesmo teto tem nos presenteado com recortes sonoros bastante satisfatórios”, explica Jivago. “Outro fator determinante é que temos em mãos o mínimo necessário para gravar e finalizar as faixas, no nosso estúdio caseiro improvisado, e o que mais representa a fase atual da banda seria o imediatismo entre gravação e lançamento”. O título do novo álbum é o nome da rua em que eles estão morando, o que reforça o caráter imediatista do novo trabalho. E antecipam que esse ano ainda terão pelo menos mais um single e um novo álbum, que “tiveram processos totalmente diferentes, envolvendo outras pessoas e lugares”, conclui o baixista.

Ouça a música abaixo:

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