A terceira edição do Sónar Brasil pode acontecer este ano

, por Alexandre Matias

kraftwerk-3d

2015 pode assistir à nova edição de um dos melhores festivais de música que já aconteceram no Brasil. O catalão Sónar, que atende formalmente como Festival Internacional de Música Avançada e Arte New Media, foi confirmado pela produtora Dream Factory à Rolling Stone brasileira e acontecerá entre os dias 23 e 28 de novembro em São Paulo, com edições que também acontecerão em Buenos Aires e Santiago.

As duas primeiras edições brasileiras do Sónar ficaram na história por motivos diferentes. A primeira, realizada em 2004, disputa o trono de melhor evento de música pop realizado no Brasil ao trazer, entre o Teatro Abril, o Credicard Hall e o Instituto Tomie Othake, atrações como a Matthew Herbert Big Band, Laurent Garnier, Kid Koala (discotecando em três picapes ao mesmo tempo, e sem fones!), Prefuse 73, Four Tet, Akufen, Jeff Mills, Ladytron, Beans, LCD Soundsystem (antes de lançar o primeiro disco), Liars e os brasileiros DJ Marlboro, Mau Mau, Magal, Marky, Patife (com o Trio Mocotó!), DJ Dolores, Renato Cohen, Anderson Noise, Primo, Instituto, Nego Moçambique, Nuts e Zé Gonzales. A segunda, realizada em 2012, no Anhembi, mostrou como é possível fazer um festival de música pop sem precisar apelar pra breguice, pra obviedade nem pra mesmice, ao escalar Justice, Mogwai, John Talabot, Flying Lotus, Twelves, Criolo, Cee-Lo, Pazes, Gang do Eletro, Zé Gonzalez, Emicida, Silva, Psilosamples, Maurício Takara, Modeselektor, Little Dragon, Chromeo e James Blake em um evento de grande porte – além do Kraftwerk, que veio apresentar seu show 3D como substituto da Björk, que cancelou sua vinda meses antes do evento.

A terceira edição do Sónar São Paulo poderia ter acontecido em 2013, mas foi cancelada. Vamos torcer pra que esse anúncio do evento em 2015 se confirme.

Tags: