O Weezer passa pelo Brasil por conta da vinda do grupo para o festival chileno Primavera Fauna, que ainda trará o Massive Attack, Aurora, o Bloc Party, o grupo James, o Mogwai e o Whitest Boy Alive, além do Yo La Tengo e do Stereolab que já anunciaram sua vinda para o Brasil. E quem trará os outros para o país? A banda de Rivers Cuomo deixou no ar que talvez venham para o Brasil dentro de um festival – e vamos combinar que Massive Attack, Weezer, Bloc Party, Whitest Boy Alive, Aurora e Mogwai seriam um bom recomeço para a edição paulistana do Primavera Sounds (que não tem nada a ver com o festival chileno, apesar de ser quase homônimo), que não aconteceu no ano passado. Faltaria só um headliner mais pop, tipo a Charli XCX ou a Clairo… Imagina… Os ingressos para o festival chileno acontecerão a partir de 1º de julho neste link.
“América do Sul, te ouvimos em alto e bom som, por isso agora é hora!”, avisou o Weezer ao anunciar que fará três datas no continente, tocando dia 2 de novembro em São Paulo (num lugar a confirmar e, aparentemente, dentro de um festival), dia 5 em Buenos Aires e dia 7 em Santiago, dentro do Primavera Fauna – e, sim, dentro da turnê em que o grupo toca seu disco de estreia na íntegra. E precisamos falar sobre esse festival chileno…
Aconteceu neste sábado: o Weezer deu início às comemorações do aniversário de 30 anos de seu primeiro disco, mais conhecido como “o disco azul”, ao tocá-lo na íntegra para uma plateia de 500 pessoas, no Lodge Room, em Los Angeles. A turnê só começa no segundo semestre, mas deu pra sacar o quanto a banda está prontinha para rodá-lo por aí com os vídeos que apareceram online. O show teve abertura da banda Dogstar, que abriu para o Weezer em 1992 com o mesmo baixista da noite deste sábado, o ator Keanu Reeves, e o Weezer limitou-se a tocar apenas as dez músicas do disco, mudando apenas a ordem de duas músicas, ao colocar o hit “Say It Ain’t So” depois de “In the Garage”, mas isso deve ter sido feito pois o grupo chamou o ator norte-americano Dominic Fike, da série Euphoria, para dividir os vocais na antepenúltima música do show (Fike lançou um single no ano passado, “Think Fast“, em que justamente citava a música do Weezer). Mas eu queria mesmo é que eles tocassem o segundo disco, o Pinkerton, disparado a melhor coisa que o Rivers Cuomo já fez na vida. Mas é muito pouco provável que isso aconteça…
E quem está voltando pro passado é o Weezer, que acaba de anunciar uma turnê pelos Estados Unidos no segundo semestre, quando tocarão a íntegra de seu disco de estreia, o famigerado disco azul batizado apenas com o nome da banda, que completa trinta anos no próximo dia 10 de maio. A turnê Voyage to the Blue Planet começa no dia 4 de setembro e passará por mais de 20 cidades por seu país, com abertura de bandas como Flaming Lips e Dinosaur Jr., e certamente deve ter mais datas anunciadas pela Europa, Ásia e, torçamos, América do Sul (quem tem coragem de trazê-los?). Os ingressos começam a ser vendidos nesta quarta-feira, primeiro para os integrantes do fã clube da banda, e depois para o público geral a partir da sexta-feira, mesmo dia em que o grupo toca em um aperitivo da turnê ao passar o disco na íntegra no Lodge Room de Los Angeles, quando terá abertura da banda Dogstar (também conhecida como a banda do Keanu Reeves), num show que já está esgotado. E em entrevista ao site Audacy, o líder da banda, Rivers Cuomo, contou que uma caixa com material da época está começando a ser pensada: “Coisas bem do começo da banda”, contou o vocalista, mencionando gravações de shows da época e que ainda não há data para este lançamento, mas que deve coincidir com a nova turnê.
Eu gosto quando a lógica da inteligência artificial segue um padrão mais naturalista, sem partir pro surrealismo, tentando manter a essência da capa do disco no contexto falso que ela mesma cria para esses ícones.
1° de maio de 1969 – Bob Dylan é o convidado na estreia do programa de Johnny Cash
2 de maio de 1989 – Os Stone Roses lançam seu primeiro disco
3 de maio de 1958 – Rock causa tumulto em Boston
4 de maio de 2000 – Metallica processa os próprios fãs
5 de maio de 1946 – Nasce Beth Carvalho
6 de maio de 1965 – Keith Richards compõe “Satisfaction” num sonho
7 de maio de 1992 – John Frusciante sai dos Red Hot Chili Peppers
8 de maio de 1911 – Nasce Robert Johnson
9 de maio de 1942 – Nasce Nei Lopes
10 de maio de 1994 – O Weezer lança seu primeiro álbum
11 de maio de 1981 – Morre Bob Marley
12 de maio de 1967 – Jimi Hendrix lança Are You Experienced?
13 de maio de 1938 – Louis Armstrong imortaliza “When the Saints Go Marching In”
14 de maio de 2016 – Beyoncé emplaca todos os singles de seu Lemonade entre os mais vendidos
15 de maio de 1986 – O Run DMC lança o primeiro grande álbum de rap
16 de maio de 1966 – Bob Dylan lança Blonde on Blonde e os Beach Boys lançam Pet Sounds
17 de maio de 1887 – Nasce João da Baiana
18 de maio de 1980 – Ian Curtis comete suicídio
19 de maio de 1945 – Nasce Pete Townshend
20 de maio de 1954 – Bill Haley & His Comets lançam o hino “Rock Around the Clock”
21 de maio de 1970 – Marvin Gaye lança What’s Going On
22 de maio de 1967 – Os Monkees lançam o primeiro disco em que compõem e tocam tudo
23 de maio de 1966 – Os Doors estreiam no Whiskey a Go Go
24 de maio de 1941 – Nasce Bob Dylan
25 de maio de 1996 – Brad Nowell, do Sublime, é encontrado morto
26 de maio de 1926 – Nasce Miles Davis
27 de maio de 1957 – Buddy Holly lança seu primeiro hit, “That’ll Be The Day”
28 de maio de 1957 – Nasce John Fogerty, do Creedence Clearwater Revival
29 de maio de 1984 – Tina Turner dá a volta por cima com Private Dancer
30 de maio de 1990 – Midnight Oil protesta no coração financeiro de Nova York
É o que anuncia o Flesch no Destak ao começar a investigar os desdobramentos do Rock in Rio: além do King Crimson, o Weezer também deve vir pra São Paulo depois de se apresentar no festival carioca (Dave Matthews Band também, mas quem se importa?).
Rivers Cuomo chamou a banda do ator Finn Wolfhard, o Mike da série Stranger Things, Calpurnia, para dublar sua versão de “Take on Me” do A-ha no primeiro clipe do álbum retrô que sua banda Weezer lançou há pouco.
Sem avisar ninguém, o Weezer de Rivers Cuomo lança um disco só de versões de músicas dos anos 70 e 80 (tudo bem que tem um “Stand By Me” e um “No Scrubs” no meio na esteira do cover que eles fizeram para “Africa”, do Toto, no ano passado. Tem Euryhtmics, A-ha, Michael Jackson, Black Sabbath, Electric Light Orchestra…
O melhor é que ficou bom!