Você conhece a história de Herb Alpert?

, por Alexandre Matias

Herb-Alpert

Você até pode não lembrar do nome de Herb Alpert, mas basta ouvir algumas de suas músicas à frente de seu grupo Tijuana Brass para ter a certeza de já ter ouvido seu inconfundível trompete (e talvez a bela balada “This Guy’s Love with You”, quando cantou pela primeira vez). Sua história, tanto nos palcos quanto nos bastidores, finalmente vai ser contada no documentário Herb Alpert Is…, dirigido pelo mesmo John Scheinfeld que dirigiu os ótimos Chasing Trane e Who Is Harry Nilsson?, que será lançado no início de outubro.

Fenômeno musical nos Estados Unidos desde o início dos anos 60, Alpert também é um marco na indústria fonográfica por ter sido um dos primeiros músicos a ter sua própria gravadora e dar-lhes condições de fazer discos como queriam. A A&M Records, fundada ao lado de Jerry Moss em 1962, foi lar de artistas tão diferentes quanto Procol Harum, Carpenters, Quincy Jones, Joe Cocker, Sergio Mendes, Supertramp, Bryan Adams, Burt Bacharach, Carole King, Joan Baez, Peter Frampton, Human League, Police, entre muitos outros, todos satisfeitos com o tratamento que o selo lhes deu antes de serem vendidos para a PolyGram, no fim dos anos 80. E como se não bastasse isso, ele ainda tornou-se pintor e escultor abstrato reconhecido no mundo das galerias de arte.

Herb-Alpert-poster

Junto com o filme também será lançada uma caixa que reúne 63 canções com o mesmo nome do documentário, que repassa todo o histórico da carreira do músico. A caixa – que em CD terá três discos e em LP cinco vinis – também trará um livro com 180 páginas contando a história do músico e produtor.

Herb-Alpert-box-set

Tags: ,