Tudo que você não queria saber sobre o novo filme do Batman

, por Alexandre Matias

E por falar no Dark Knight Rises, um amigo de um leitor do Omelete diz que viu o filme nos EUA e conta toda a história logo abaixo:

Spoilers pesadíssimos, se forem de verdade (parecem críveis), leia por sua própria conta e risco:

Em TDKR, grande parte do filme é dedicada ao Bane e ele é mostrado como uma espécie de Bruce Wayne, dentro da Liga das Sombras, como em Batman Begins, só que ele é mais obscuro, descontrolado e muito, muito… violento. Ele é treinado como uma espécie de assassino de elite da Liga das Sombras, e mata figuras políticas importantes, consideradas indignas pelo código de honra da Liga. Ele vai a Gotham justamente para eliminar o prefeito e outras figuras políticas da cidade.

Os eventos do filme correm em paralelo com os filmes Batman Begins e O Cavaleiro das Trevas mostrando a trajetória de Bane na Liga das Sombras na mesma época que Bruce Wayne estava lá, e como ele foi enviado para Gotham após a morte de Ducard, com o objetivo de começar seu plano de vingança.

Em um acidente Bane sofre sérias lesões e ele é levado para um dos cientistas da Liga, então ele ganha a sua máscara, que lhe permite combater as dores que sente. Se concluí que DURANTE o Cavaleiro das Trevas, enquanto o Batman lidava com o Coringa, Bane já estava em Gotham arquitetando a vingança contra o Batman com o objetivo de concluir o plano de destruir a cidade e para isso eles usam o dispositivo chamado de “doomsday” que é capaz de causar terremotos (como o causado no estádio de Gotham). Essa máquina nuclear foi construída por Leonid Pavel que, de certa forma foi “obrigado” a executar essa tarefa pelo Bane.

O filme usa a primeira meia hora pra mostrar a origem do Bane, e ele realmente luta e incapacita o Batman logo após essa meia hora, cronologicamente, o Bane luta com o Batman logo após os eventos mostrados em Cavaleiro das Trevas. A descrição da luta abaixo:

“Definitivamente a coluna do Batman será “QUEBRADA” no filme e a cena será muito forte e chocante. A cena se passará em um depósito de água e ele estará assustado com a aparição do Bane e irá recuar na luta, chegará ao ponto de tentar escapar, contudo, ele percebe que caiu em uma armadilha e não tem outra alternativa a não ser enfrentar o Bane. Começa a luta e o Bane acerta vários socos e cotoveladas no rosto de Bruce Wayne que começa a sangrar pelas duas narinas de forma incessante e ainda sofre uma grave contusão na testa. Já tonto ele tenta ainda continuar a lutar e se torna uma presa fácil para Bane que chega a dizer: “Eu confesso que esperava mais de você…”. Não tenho a certeza mais parece que um braço de Batman também sofre séria contusão durante a luta. A luta chega a um ponto em que Batman cai no chão semi-inconsciente de tanto receber socos e então Bane diz: “Agora eu devo quebrar você”. Então ele passa os braços por debaixo do corpo do Batman já completamente incapacitado é dá o golpe fatal que é presenciado com horror pela Mulher-Gato, sem que ninguém saiba.

Depois disso o Batman desaparece da cidade e fica enclausurado em uma espécie de prisão da LS e é nesse momento que Bane diz para Bruce Wayne: “Você não tem a minha autorização para morrer… não até Gotham estiver em cinzas…” A história então avança OITO ANOS, e mostra em flashbacks como Bane tomou a cidade e se tornou o seu líder.
Ra’s al Ghul é o título dado ao líder da Liga das Sombras e se o líder for uma mulher ela recebe o título de Talia al Ghul, então Talia não é o nome da personagem, ela é realmente Miranda Tate e não é filha de Henry Ducard. Quando Ducard morreu, Miranda assume a Liga das Sombras e Bane é o seu braço direito.

Miranda Tate, como empresária, vira acionista das indústrias Wayne e começa aos poucos a controlar a empresa, enquanto isso, membros secretos da Liga das Sombras estão infiltrados em diversos setores da cidade, desde a prefeitura até a polícia. Tália entra em contato com membros da LS que trabalham na casa branca (está implícito, possivelmente como uma brincadeira, que o Presidente é de fato um membro da LS) e o exército não é autorizado a entrar em Gotham, assim como a guarda nacional.

A LS desliga Gotham do mundo exterior e ninguém é autorizado a entrar e sair. A Liga das Sombras então controla Gotham, e diz que a cidade está tão “suja” que agora ela é uma imensa “prisão a céu aberto” chamada ARKHAM CITY, e que os cidadãos de bem estão livres pra deixar a cidade, mas os maus serão mantidos lá.

Os criminosos são contra a LS e formam uma aliança instável e desajeitada com Batman mais tarde.
O Espantalho está preso, contudo o mesmo sabe como sair da cidade e ele seqüestra Tália e a submete a um julgamento, contudo, alguns membros da LS aparecem para resgatá-la e Bane mata o Espantalho.

A Mulher Gato é uma ladra, e como acompanhante ela conhece Bruce Wayne, ela descobre seu segredo e decide “substituir” o Batman na luta contra a Liga das Sombras no filme, só que ela MATA seus inimigos, ao contrário do Batman. Mais tarde ela se une ao Batman quando do retorno desse e passa a admirar o homem-morcego e a sua ideologia.

Vai acontecer apenas uma recapitulação do que foi filmado com Liam Neeson, pois o personagem dele está morto. Ele não irá “ressurgir” no filme em hipótese alguma.

Ao contrário do que muitos pensam Pence não irá atuar como um jovem Ras e sim como um oficial do governo. Ele é basicamente o cara que implanta Nixon em Gotham e ele é a pessoa que está consciente de que a união de Bane/Talia é uma enorme conspiração para acabar de vez com Gotham. Ele consegue derrubar os corrompidos Membros da casa branca e começa a evacuar os cidadãos de Gotham que seguem caminhos separados após imigrar para diferentes cidades da América e do mundo e, no final do filme, a Wayne Enterprises é que será uma das empresas responsáveis pela reconstrução da cidade.

No final o Batman resolve voltar à ativa e para retomar a cidade, organiza um exército composto por policiais (liderados pelo personagem de Joseph Gordon-Levitt) e parte pra luta contra o Bane. O vilão, por sua vez, tem um sério problema, como ele não sente dor, nada o contém, ele poderia estar com todos os ossos do seu corpo quebrados que ainda assim estaria se sentindo bem, mesmo que seu corpo estivesse morrendo, e é isso que acontece no filme, Bane morre de tanto apanhar na luta final com o Batman, simplesmente porque se recusa a parar de lutar, mesmo estando derrotado.

Prestem bem atenção, Bane será literalmente “ESPANCADO” na luta final e “sem perdão”… Nesse mesmo momento a Mulher-Gato luta com Talia e também a derrota. Contudo, eles precisam sair da cidade e, como as pontes estão quebradas, a única forma de escapar é pela Batcaverna que foi construída em cima de um sub-solo rodoviário que possuí vários túneis de acesso para o mundo exterior. Mesmo derrotada, Talia se une a Batman e a Mulher-Gato nessa “saída final”.

Entretanto, ainda ficou para resolver a questão relacionada à máquina nuclear chamada “Doomsday” e Batman acaba não acompanhando Tália e a Mulher-Gato nessa saída pela Batcaverna. Ele retorna e como a bomba está programada para explodir, ele tenta salvar Gotham utilizando o Batwing, mas ele não funciona, pois a bomba desliga automaticamente todos os aparelhos eletrônicos em Gotham.

A única coisa que meu amigo não quis dizer é se a bomba chega a explodir e se Batman morre no final… Ele sabe, contudo, não quer falar de jeito nenhum….Na minha opinião a bomba não deve chegar a explodir, pois caso contrário toda a cidade iria pelos ares, sendo assim não haveria a hipótese de sua reconstrução no final do filme.

O máximo que ele me disse é que existem 02 finais previstos, em um deles o Bruce Wayne morre, mas o legado do Batman irá continuar através de um substituto e, na outra filmagem, Bruce Wayne se aposenta, treinando um substituto que provavelmente será o personagem do ator Joseph Gordon-Levitt.

E aí? Será que é real?

Tags: , ,