Hoje em Belém, bora?

, por Alexandre Matias

IAP e Dançum se Rasgum promovem debate nesta sexta-feira

A programação completa o 2º Festival Se Rasgum no Rock com uma conversa sobre música e jornalismo cultural.

Um dia antes do 2º Festival Se Rasgum no Rock, a Dançum Se Rasgum Produciones e o Instituto de Artes do Pará promovem o debate “O jornalismo cultural brasileiro – Da grande imprensa às novas formas de publicação”. Durante o evento, serão abordados temas como o mercado editorial, a produção de conteúdo, a internet como alternativa de publicação e o papel da imprensa na nova cena musical brasileira.

Participam do debate os jornalistas Pedro Alexandre Sanches (Carta Capital), Alexandre Matias (O Estado de São Paulo e Trabalho Sujo) e Alex Antunes (colaborador do jornal A Folha de São Paulo, criador da revista Set e ex-editor da revista Bizz). Além dos jornalistas, a mesa conta ainda com o produtor musical Carlos Eduardo Miranda (O Rappa, Raimundos e programa Ídolos). Eles, que já passaram pelos principais veículos de imprensa do Brasil, falam sobre suas experiências, mercado editorial e apimentam a discussão sobre o mercado musical brasileiro e suas devidas evoluções, travações e soluções atuais. A mediação fica por conta dos jornalistas Marcelo Damaso (O Liberal, Dançum Se Rasgum Produciones) e Vladimir Cunha (colaborador da revista Rolling Stone).

Segundo Marcelo Damaso, o debate é essencial para o momento que a música paraense está vivendo. Principalmente por discutir o papel do jornalista na nova cena musical brasileira. “Poderíamos apenas organizar um festival, trazer as bandas para tocar e pronto. No entanto, acreditamos que é necessária também uma discussão sobre essa cena musical que se forma não só no Pará, mas também em todo o Brasil. Uma cena que se desenvolve, em parte, através da internet, dos fanzines e das revistas de música. Daí a importância dessa parceria com o IAP e da discussão e do debate em torno do papel da imprensa nesse cenário”, explica o jornalista.

SERVIÇO

Debate com Carlos Eduardo Miranda, Pedro Alexandre Sanches, Alexandre Matias e Alex Antunes – sexta, 14, às 15h, no auditório do IAP (praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica de Nazaré). Entrada franca.