Charli XCX ♥ Velvet Underground
Ao receber o prêmio de Hitmaker do Ano pela revista norte-americana Variety neste sábado, a inglesa Charli XCX aproveitou para celebrar a importância do primeiro disco do Velvet Underground, que ela resumiu como sendo “a definição de um hit”, mesmo tendo vendido pouco em seu tempo e hoje figurar entre uma das maiores obras de arte do século passado. Postei o vídeo de seus agradecimentos do prêmio abaixo e a tradução do trecho em que ela celebra o disco da banana logo em seguida:
“Em março de 1967, o Velvet Underground lançou seu disco The Velvet Underground & Nico. Ele estreou no top 200 da Billboard na posição 199. E algumas semanas depois, ele subiu para sua posição máxima de 195. Mas não se preocupe, ele caiu, mas depois voltou às paradas. E mais tarde na vida, Lou Reed disse a Brian Eno que ele havia vendido apenas cerca de 30.000 cópias nos primeiros cinco anos.”
“Na minha humilde opinião, este disco é a definição de um hit. Este disco é sem dúvida um dos discos mais influentes e inovadores do nosso tempo. Este álbum é o ápice da arte e da cultura faça-você-mesmo colidindo. É alto e baixo, é quando a poesia encontra-se com as drogas, a seriedade encontra-se com a arrogância, e mesmo que você nunca tenha ouvido uma única música deste álbum, você sem dúvida reconhecerá sua capa, seja nas paredes de uma galeria de arte moderna ou no chão de uma loja de roupas da Urban Outfitters.”
“E sejamos realistas, o que é um hit se você não está conquistando esses dois lugares? A capa do meu álbum ainda não apareceu no Guggenheim, no Whitney ou na Tate. No entanto, alguns dos meus produtos estão disponíveis para compra agora mesmo na Urban Outfitters. Então acho que isso significa que estou na metade do caminho.”
Tags: charli xcx, variety, velvet underground, velvet underground & nico