Xenia vem chegando…

xenia2017

A carreira solo de Xenia França, grande estrela do grupo paulistano Aláfia, está prestes a começar oficialmente. “Por que tu me chamas se não me conhece?”, canta desafiadora no primeiro single de seu álbum de estreia, “Pra Que Me Chamas?”, lançado em primeira mão no Trabalho Sujo.

A faixa cruza sonoridades afro-americanas distintas e completamentares – norte-americana, caribenha e brasileira. Ela concentra-se na raiz latina desse encontro: “A música faz um passeio pelos ritmos cubano e baiano, traçando uma ponte entre os dois lugares, influenciados pela cultura iorubá através da diáspora com a presença dos tambores sagrados – Batá, no caso da santeria cubana, e rum, rumpi e lé, do candomblé -, além da presença do timbau, estabelecendo uma simbiose entre eles. A característica principal é a linguagem eletrônica que dá a liga contemporânea ao som. A estética usada dá uma nova roupagem a herança musical deixada pelos meus ancestrais.”

O refrão tem sua frase retirada de um oríki utilizado em Cuba – “Pa que tu me llamas si tu no me conoces?” -, em referência ao orixá Eleguá, equivalente ao Exú no candomblé brasileiro. “A música fala basicamente sobre apropriação cultural”, ela continua. “Estigma do racismo ainda presente no Brasil, onde o corpo negro é invisibilizado e negligenciado porém os símbolos de sua cultura são adotados por um grupo cultural diferente. O refrão amarra todo o conceito. A letra questiona a banalização e o uso desses símbolos sem o devido fundamento e seus reais valores e significados.”

O disco, que chama-se apenas Xenia e foi bancado pela Natura Musical, chega às plataformas digitais no final do mês e será lançado no Auditório Ibirapuera no dia 15 de outubro.

Você pode gostar...