TENSO

Um meme essencialmente brasileiro e uma nova forma de comunicação

Geral veio me cumprimentar pela série “TENSO” que coloquei no 4:20 desta semana. Obrigado, mas os parabéns não vão pra mim – no máximo os aceito por ter reunido, num mesmo lugar, uma produção que está completamente alheia tanto dos olhos da mídia digital quanto da tal blogosfera brasileira. A lógica você já entendeu: é pegar uma foto qualquer e ir aproximando, aproximando, aproximando, até revelar, num canto escondido, a expressão de alguém que esteja com uma cara séria e compenetrada, até que aparece a palavra “TENSO” colocada por sobre o último quadro da foto.

Depois de encontrar aleatoriamente o primeiro tenso, fui achando outros aqui e ali até que mandei o termo no Google Images e fui apresentado não apenas às bizarrices que postei essa semana como variações infames, que encerram a foto com palavras como “DENSO”, “SENSO”, “INCENSO” ou “IMENSO”. E quem faz isso?

Quem faz as fotos com FAIL escrito por cima dela? Quem faz os lolcats? Qualquer um, ué. E assim nasceu um meme de fotorresposta essencialmente brasileiro. As imagens aparecem em fóruns de jogos, blogs de anônimos que estão cagando pra monetização ou status nerd e álbuns de fotos do Orkut.

Essas novas manifestações de comunicação unem texto e imagem para sintetizar uma idéia ou traduzir uma expressão com o mínimo de palavras. Quem nasceu online já usa esse tipo de conversa sem pensar demais – seja respondendo mensagens no MSN com emoticons, usando tinyurls pra enganar incautos ou fazendo campeonatos de criação amadora em nichos online. Quem nasceu antes do computador e tornou-se digital com o tempo, percebe esse tipo imagem como uma brincadeira, uma galhofa – mas talvez estejamos vendo o início de um novo alfabeto, de uma escrita paralela, de um subtexto que une foto e palavras que muitas vezes resumem argumentações gigantes ou intrincadas explicações.

Gostou? Comece a fazer seus “TENSO” – e me mande que se eu achar legal, eu publico. Mas não essa semana – porque o próximo 4:20 já anuncia o tema da semana que vem (e se você acha que eu tou falando muito de Watchmen, se prepara…).

Updeite-se e fale do que te aflige: O povo do VT (a aba “Vale Tudo” do fórum de games do UOL) está reivindicando a autoria dos “TENSO”. Não sabia que todos tinham vindo do mesmo lugar, mas, como todo meme que se preze, ele já saiu de controle – tanto que encontrei essas imagens por aí – apenas uma delas saiu diretamente do tal fórum, pelo que eu lembre. Mas, enfim, a César o que é de César – e eis os créditos pro povo. Foi bom falar disso porque me lembrou de falar sobre fama e anonimato em tempos digitais…

Você pode gostar...

Sem Resultados

  1. Ernando disse:

    Esses TENSOS sairam todos do fórum da UOL, mais especificamente fórum UOL jogos, que é um dos mais acessados de toda a internet, os caras se inspiraram num outro fórum conhecido, que é o 4chan que fazia motivationals e o escambau, dae meio que colocaram uma forma brasileira na parada e deu nisso, depois vá na parte de jogos da uol, fórum, vale tudo, lá tem um tópico fixo (numa das várias milhares de páginas) só de tensos

  2. O Rebosteio disse:

    Eu não sabia direito quando tinha começado, mas quando procurei no meu hb algumas fotos percebi que tinha um farto material para o TENSO. Esta é uma destas imagens, aquecimento para o show do Matanza, na Lapa, Bar Arco Íris. Essa turma animada fazia uma algazarra só. Nem podia imaginar que a foto renderia tanto.

  3. Paulo Torres disse:

    Conheci por esses dias o Godzilla Bukkake, outra modalidade de fotos com legendas nesse mesmo esquema, só que com um tema um tanto mais tosco: http://godzillabukkake.com/

  4. rafa disse:

    VT é o 4chan brasileiro enquadrado no lei. o fato de ser moderado, exige muita criatividade daquela galera.

    postei links que tratam o 4chan com seriedade:
    http://fubap.org/kingston/2009/02/20/despontando-pro-anonimato/

    para mim, twitter é lixo e não é nada estável, seguro e de fácil manutenção perto de 4chan, 7chan, 55chan e o vt. a internet tá aí, o resto é pagalanchismo.

  5. Tula disse:

    Perdi muita coisa!!!
    Nem sabia que rolava essa parada de foto como a série “Tenso”…
    Genial..
    vou me acabar fazendo um monte, pois como O Rebosteiro, também tenho um farto material!
    o/
    Bjsss…

  6. José Vicente disse:

    Esses TENSOS, em sua grande maioria, surgiram, e ainda surgem, no Fórum Vale Tudo da UOL JOGOS, que é o quinto maior fórum do mundo. Créditos a quem se deve. Abraços.

  7. Matias disse:

    Droga! Essa ideia era minha! Bem, sinal que era melhor do que eu pensava.

  8. NitroxxBR disse:

    O TENSO É NOSSO!
    NÃO MEXA CONOSCO,SENÃO VAI FICAR TENSO PRO SEU LADO CHAMPZ!

  9. MAURÃO 19 CM disse:

    AIII ZENTEEEEEEE

  10. Assim começou o #DarthVader, no Twitter. Nasceu de uma conversa minha e do meu irmão no quarto dele [o texto dessa explicação encontra aqui -> http://tinyurl.com/yosoytupadre%5D e a gente simplesmente encheu o saco de todo mundo mandando as nossas variações, até que entraram na onda. A autoria da brincadeira já foi atribuída ao @jampa e @Alelex88, por exemplo, mas é como você disse. Eu quero é mais que se divirtam. Não posso dizer que é um viral, como o TENSO [aliás, uma das melhores coisas que surgiram nas últimas semanas], mas a idéia segue a mesma. Abraço e parabéns pelo prêmio da Pix!

  11. Auf Achse disse:

    oi , eu criei o primeiro tenso de todos 🙂

    beijos.

  1. 01/04/2009

    […] lembram do VT, né? Aquele, que nos deu, entre outras coisas, o TENSO. Outro dia eles abriram um thread para […]