Steve Albini odeia dance music

albini

O produtor Oscar Powell, que lança discos de dance music usando apenas seu sobrenome pelo selo XL Recordings, sampleou um trecho de uma música do Big Black em seu novo single, “Insomniac”, e pediu para que o produtor e dono da banda Steve Albini liberasse o uso daquele trecho naquela música. Albini escreveu o email abaixo, explicando porque odiava tudo que Powell acreditava musicalmente, antes de autorizar o uso de sua obra na canção.

De: Steve Albini
Para: Oscar Powell

Re: Steve
11 de abril de 2015 10:21

Hey Oscar,

Parece que você armou uma coisa legal pra você. Eu sou absolutamente o público errado para este tipo de música. Eu sempre detestei dance music mecânica, sua simplicidade estúpida, os clubes onde elas tocam, as pessoas que vão para esses clubes, as drogas que eles tomam, as merdas que eles falavam sobre, as roupas que eles vestem, as batalhas que eles brigam entre eles mesmos…

Basicamente tudo: cada pedaço 100% odiado.

A música eletrônica que eu gostava era radical e diferente. Coisas como White Noise, Xenakis, Suicide, Kraftwerk e as primeiras coisas do Cabaret Voltaire, SPK e DAF. Quando esta cena e estas pessoas foram cooptadas pela cena dance/clubber, senti como se tivéssemos perdido uma guerra. Eu detesto a cultura clubber como uma das coisas que mais odeio no mundo.

Por isso sou contra aquilo que você gosta e sou um inimigo de onde você vem, mas não tenho o menor problema com o que você está fazendo. Eu nem me importei em ouvir nos links, principalmente porque estou num hotel com uma internet de merda neste momento, mas também porque eu provavelmente não seria do meu gosto e isso não iria ajudar nenhum de nós.

Em outras palavras, você é bem-vindo para fazer o que quiser com as minhas coisas que você conseguir por as mãos. Eu não me importo. Divirta-se.

Steve.

Powell foi esperto e colocou o email num outdoor, garantindo que a carta genial garantisse publicidade para o seu trabalho. E, em paralelo, Albini parece ter liberado para qualquer produtor de dance music a utilização de samples de suas obras, o que pode resultar em algo bem interessante num futuro próximo…

Você pode gostar...